Cardoso, em Laguna, recebe etapa do Nacional de Ondas Grandes

No dia 02 de maio foi anunciada a abertura do primeiro Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). A Praia do Cardoso foi escolhida para sediar este momento histórico para o big surf brasileiro

Foto: Acervo próprio da ASTFSM

A nova gestão da CBSurf veio com tudo, buscando desenvolver a modalidade, demonstrando grande parceria com a as federações e associações!

Nesse mês de junho o município de Laguna recebeu a presença de Teco Padaratz, Presidente da CBSurf, junto com seu Diretor Nacional de Ondas Grandes Thiago ‘Jacaré’. Eles estavam acompanhados pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF), na presença do Presidente Renato Melo e do Diretor Sul Maurílio Kfouri Neto, que também é Presidente da Associação de Surf de Laguna (ASL). A Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM) também esteve presente, representada pelo Diretor Técnico Reinaldo Jaeger.

Estas instituições vieram ao município para se reunir com o Prefeito Samir Ahmad, com o Secretário de Turismo José Mello Junior e com o Diretor de Eventos Mário Bongiolo, que abraçaram na hora o evento, reconhecendo a importância e mostrando apoio ao big surf no município.

A praia do Cardoso, emLaguna, é uma das maiores ondas do Brasil, com ótima surfabilidade. Possui em seu histórico grandes eventos de Ondas Grandes, como o Desafio Mormaii de Ondas Grandes 2015 (resgatando as competições de Big Surf de remada no Brasil, depois de décadas) e do Mormaii Big Waves 2018 (primeiro e único evento de Ondas Grandes chancelado pela World Surf League – WSL no Brasil até agora), realizados sempre em parceria entre a ASTFSM, a Big Waves Brasil (BWB) e a Swell Eventos.

A ASTFSM receberá de braços abertos este evento da nova gestão da CBSurf, sempre em parceria com a FECASURF, com a ASL em com a ASPGALHETA (Associação de Surf das Praias da Galheta).

Representante do Farol de Santa Marta na competição

Foto: Acervo próprio da ASTFSM

O Farol de Santa Marta será representado na competição pelo big rider local Vitor Serafim, atual Representante dos Atletas de Ondas Grandes na Diretoria da ASTFSM. Vitor também participou do Mormaii Big Waves 2018.

Para receber o grande público, atraído pelo show dos melhores atletas brasileiros da modalidade, o Cardosão atualmente conta com uma ótima infraestrutura na praia, depois que a comunidade conquistou um bolsão de estacionamento, um deck de madeira a beira mar e passarelas suspensas até a praia, podendo receber um bom público, sem comprometer a preservação ambiental das dunas frontais da praia. Nos últimos eventos a beira de praia lotou, faltou vaga de estacionamento, e o comércio ficou muito movimentado em um dia de semana no inverno, favorecendo o mercado turístico.

CBSurf promete show de transmissão ao vivo

Reunião da CBSurf em Laguna.

Para quem não puder vir na praia, a CBSurf promete uma grande transmissão ao vivo via streaming, levando a o show de big surf para todos os cantos do mundo. Este evento também chama muita mídia, tendo uma ótima cobertura pós evento!

Ultimamente a praia do Cardoso tem dado alguns sustos nos big riders, com graves acidentes durante as sessões de big surf, sendo requisitado o atendimento aéreo da SARASUL/SAER PCSC para casos de vida ou morte. Para o Cardosão, os atletas contarão com um elaborado sistema de resgate, com um jet-ski de apoio para cada atleta, todos com sistema de comunicação a prova d’água, além de uma ambulância UTI completa com médico na areia, como prevenção para qualquer acidente.

O evento será realizado em ‘Janela de Espera’, que será aberta nas próximas semanas, permanecendo aberta até o final do ano. Ficamos na torcida por boas ondas, como as que rolaram neste mês de maio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *