Baleia é encontrada morta na Praia do Sol, Laguna (SC)

A equipe de monitoramento do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da Udesc registrou, na manhã deste sábado (12), uma baleia-de-minke de cerca de 5 metros morta na Praia do Sol, em Laguna. e necrópsia vai avaliar a causa do óbito

Conhecida como baleia-anã, ela foi transportada para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc onde passará por uma necropsia para avaliar a causa do óbito. O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio foi acionado. 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Ele é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *