ISA World Games tem início com 55 países

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, declara oficialmente a competição aberta com um recorde de 55 bandeiras nacionais. Foto ISA Ben Reed

As melhores equipes nacionais de surf do mundo comemoram a abertura dos Jogos Mundiais de Surf ISA 2019, apresentados pela Vans

Miyazaki, Japão, 7 de setembro de 2019 – 240 dos melhores surfistas do mundo, vindos de 55 países, inauguraram oficialmente os ISA World Surfing Games (WSG) de 2019, apresentados pela Vans em Miyazaki no Japão no sábado (07). Os atletas iniciaram as festividades com o Desfile das Nações, marchando e aplaudindo cânticos de orgulho nacional entre milhares de espectadores.

A Cerimônia de Areias do Mundo se seguiu, onde dois representantes de cada país subiram ao palco e derramaram areia das praias locais em um contêiner, simbolizando a reunião pacífica de todas as 55 nações através do surf.  O presidente do ISA, Fernando Aguerre, derramou o último pote de areia no contêiner, areia coletada na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Brasil, no dia em que ocorreu a votação oficial para incluir o surf nas Olimpíadas durante os Jogos Rio 2016.

Fernando Aguerre: “…nunca esquecerei este dia”

Time Brasileiro com Fernando Aguerre. Foto: ISA/Sean Evans

Gostaria de dar as boas-vindas às 55 seleções, especialmente ao Sri Lanka, Tailândia, Samoa Americana e Líbano pela primeira vez nos Jogos Mundiais de Surf”, disse Aguerre. “É ótimo ter os surfistas do WSL Championship Tour aqui hoje, retornando às equipes nacionais de surf como parte do processo de qualificação olímpica. Em 1996, eu sonhava que os melhores surfistas do mundo competiriam em suas seleções nacionais, como futebol, rugby e tênis. Finalmente se tornou realidade hoje em Miyazaki”.

Por esse motivo, nunca esquecerei este dia. Estamos todos vivendo nossos sonhos. Desejo boa sorte a todos os competidores da competição. Vamos celebrar a vida, o amor, o surf e a amizade durante este evento histórico“, finaliza Aguerre.

ISA World Games: Caroline Marks é o destaque

Caroline Marks, dos EUA, a caminho de obter a maior onda total do dia. Foto ISA/Sean Evans

As rodadas de abertura da competição foram para a água após a cerimônia, com as mulheres demonstrando seu talento de classe mundial para os fãs na praia de Kisakihama. Caroline Marks (EUA) teve melhor performance do dia, conquistando a maior pontuação de onda (9,00) e o total de 17,23 pontos.

Sofia Mulanovich, do Peru, também deu um show, conquistando duas ondas de 8,6 e 8,17 para ganhar o segundo maior somatório do dia, 16,77. Notavelmente, Annissa Tita Flynn , da equipe da Tailândia, fez história como a primeira surfista tailandesa a competir nos Jogos Mundiais de Surf da ISA. Sua pontuação de 8,36 pontos não foi suficiente para passar de fase, mas Flynn terá uma segunda chance de avançar no evento através das Repescagens.

Cronograma provisório para o restante da competição é o seguinte:

8 e 9 de setembro:
Abertura da categoria Feminino

10 de setembro: 
Aloha Cup (TBC)
Continuação categoria Feminino
Abertura baterias Masculino 

11 de setembro
Finais – Open Feminino
Continuação Masculino

15 de setembro
Final Open Men
Cerimônia de encerramento 

Os Jogos ISA World Surfing 2019 apresentados pela Vans são transmitidos de 7 a 15 de setembro no site www.isasurf.org .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *