Mosaicista é premiada e AMAI recebe projeto em Imbituba

Mosaico na AMAI: Contemplada no Procult, Liz Panek, leva a oficina de mosaico aos autistas de Imbituba durante os meses de outubro e novembro.

Projeto Mosaico na Amai. Foto: CH Comunicação

A AMAI – Associação dos Amigos dos Autistas  de Imbituba – está recebendo nestes meses de outubro e novembro o projeto idealizado pela mosaicista Liz Panek, o Mosaico na AMAI, prêmio concedido pela Prefeitura Municipal de Imbituba, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba – PROCULT 01/2020, que regulamenta a concessão de incentivos fiscais destinados a atividades culturais na cidade de Imbituba/SC.

Este edital tem como objetivo apoiar iniciativas artísticas no Município de Imbituba que se revistam de interesse cultural, buscando a ampliação das oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de uma cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade imbitubense, bem como que amplie o acesso à cultura. No Projeto Mosaico na AMAI, Liz Panek conta com o incentivo da FERTISANTA – Fertilizantes Santa Catarina, sediada em Imbituba/SC.

Para a idealizadora do projeto, “Não é uma arte nova em Imbituba, ela foi esquecida”

Projeto Mosaico na Amai. Foto: CH Comunicação

A arte do mosaico, segundo Liz Panek, “Consiste na montagem de pequenos fragmentos de materiais como pedras, azulejos, pastilhas de vidro, conchas e outros mais, denominados tesselas, sobre superfícies, sedimentando a (re)construção de imagens e símbolos“.

O mosaico não é uma arte nova em Imbituba, ela foi esquecida“, conta Liz Panek. “A  extinta Indústria Cerâmica Imbituba (ICISA), ensinava à população a técnica e concedia os azulejos necessários para a produção remunerada de placas de mosaicos, para revestimento externo de residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos“.

Ainda segundo Liz Panek, “A oficina de mosaico para os alunos da AMAI fará com que a arte do mosaico seja novamente estimulada, fazendo parte do dia-a-dia destes jovens e adolescentes e, além disso, vai estabelecer um elo com o passado cultural e histórico de Imbituba, sendo tematizado com as belezas naturais da cidade, onde encontramos uma natureza rica em formas e cores variadas, que vão dos tons azuis esverdeados (representando o mar), os marrons e dourados (representando a cor da água das lagoas), os tons de bege (representando  os areais de dunas), os tons de amarelo e laranja (representando o butiá) e o verde exuberante (representando o imbé)“.

O objetivo da oficina é de “beneficiar o indivíduo em seu caminho através da vida e do encontro consigo mesmo, utilizando a técnica da arte do mosaico como ação de certa forma, terapêutica, revelando tanto o seu conteúdo artístico-terapêutico, como o filosófico, auxiliando assim, o encontro de novas possibilidades e descobertas de si mesmo“, conta Liz Panek.

Projeto contribui para o desenvolvimento dos autistas

Projeto Mosaico na Amai. Foto: CH Comunicação

Segundo detalhes do projeto Mosaico na Amai, ‘A arte do mosaico contribui com o desenvolvimento dos autistas, pois amplia a capacidade de abstração, coordenação motora, imaginação, criatividade, sensibilidade, afetividade e organização interna, além de ser um estímulo para a inserção social e desenvolvimento da comunicação’.

Incentivadores do Projeto Mosaico na AMAI  Procult 2020

A Prefeitura Municipal de Imbituba, por intermédio da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura – CMIC, colegiado vinculado ao Órgão Gestor da Cultura – OGCult, integrante do Órgão Superior da Política Cultural de Imbituba – OSPCI, tendo em vista  o que dispõe a Lei Complementar n° 4.276, de 05 de novembro de 2013, a Lei n° 4.175, de 18 de abril de 2013 e a  Lei Complementar n° 4.874, de 21 de dezembro de 2017, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba – PROCULT 01/ 2020, que regulamenta a concessão de incentivo fiscal destinado a atividades culturais na cidade de Imbituba/SC, e que determina a Lei Complementar n° 4.276/2013 de 05/11/2013.

Este Edital tem como objetivo apoiar iniciativas artísticas no Município de Imbituba que se revistam de interesse Cultural, buscando a ampliação das oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de uma cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade imbitubense, bem como que amplie o acesso à cultura.

A mosaicista Liz Panek, foi premiada com seu projeto MOSAICO NA AMAI e no mês de outubro e novembro do corrente ano, serão feitas as atividades de oficina de mosaico, com os alunos da AMAI – Associação dos Amigos dos Autistas  de Imbituba.

Para saber mais e acompanhar o Mosaico na Amai
pelo instagran: @mosaiconaamai
Pelo Facebook: Mosaiconaamai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *