10 de setembro de 2025

Seleção brasileira da CBSurf segue completa no ISA Surfing Games de El Salvador

0

Douglas Silva, Michael Rodrigues, Laura Raupp e Sophia Medina, já passaram duas fases e só Lucas Silveira e Juliana dos Santos caíram para a repescagem

0906-Douglas_silva_ath_ph_Pablo_Jimenez_ph

Douglas Silva. Foto: Pablo Jimenez.

A seleção brasileira da CBSurf está 100% classificada na busca pelo bicampeonato mundial no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025. A principal competição da International Surfing Association (ISA), está registrando um novo recorde de 297 participantes de 61 países, com 170 inscritos na categoria masculina e 127 na feminina. A seleção da Confederação Brasileira de Surf deste ano, com Douglas Silva (PE), Michael Rodrigues (CE), Lucas Silveira (RJ), Laura Raupp (SC), Sophia Medina (SP) e Juliana dos Santos (CE), segue completa no evento que vai até 14 de setembro nas ondas de El Sunzal e La Bocana. O campeonato é transmitido ao vivo pelo ISAsurf.org e o fuso de El Salvador é de 3 horas a menos do Brasil.

     Na segunda-feira, somente o time feminino competiu nas direitas e esquerdas de La Bocana e a catarinense Laura Raupp conquistou a primeira vitória brasileira entre as meninas. Sophia Medina já tinha avançado para a terceira fase duas baterias antes, mas em segundo lugar como na sua estreia em El Salvador. Laura chegou a fazer os recordes femininos com a primeira nota excelente – 8,10 – da seleção brasileira, na vitória por 14,60 pontos. As duas já estão entre as 32 melhores surfistas do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025.

Lucas Silveira. Foto: PabloJimenez.

     “Estou feliz por passar mais uma bateria aqui no ISA. Foi bem difícil, mas nos últimos segundos, eu consegui achar uma onda boa pra soltar meu surfe”, disse Laura Raupp“Eu fiquei bem instigada de ver a bateria da Sophia (Medina) antes. Ela quebrou, passou e vamos com tudo pra próxima, porque ainda tem Brasil hoje (com Juliana dos Santos na abertura da repescagem)”.

     Foi realmente uma disputa muito acirrada, com a alemã Noah Klapp e a japonesa Kana Nakashio se revezando nas duas primeiras posições. Laura Raupp estava em terceiro e saltou para o primeiro lugar, em duas ondas seguidas que valeram 6,50 e 6,00. A maior nota foi conseguida com três ataques de backside numa esquerda. No último minuto, achou uma direita que abriu a parede para mostrar a potência do seu frontside, fazendo duas manobras fortes e um layback pra fechar a melhor apresentação feminina até ali na avaliação dos juízes, que deram nota 8,10 nessa onda.

     Com ela, Laura Raupp garantiu a primeira vitória feminina da seleção brasileira por 14,60 pontos. A alemã Noah Klapp passou junto com ela, superando Kana Nakashio por 12,46 a 12,00 pontos. A japonesa acabou caindo para a repescagem com a outra alemã da bateria, Camilla Kemp. Antes, Sophia Medina também tinha avançado para a terceira fase, perdendo por pouco para a peruana Arena Rodriguez, 13,67 a 13,10 pontos. A alemã Rachel Presti ficou perto também, com 12,44 pontos e foi para a repescagem junto com a japonesa Amuro Tsuzuki.

JULIANA DOS SANTOS ABRE AS BATERIAS ELIMINATÓRIAS COM VITÓRIA

Juliana dos Santos. Foto: Pablo Jimenez.

     Depois, a seleção brasileira participou da primeira eliminatória do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025. A cearense Juliana dos Santos tinha perdido em sua estreia no sábado e dessa vez conseguiu mostrar seu surf de campeã brasileira. Jujú detonou duas direitas com seu ataque vertical de backside, que rendeu notas 7,00 e 6,67. Com elas, ganhou fácil a primeira repescagem do campeonato por 13,67 pontos, contra 7,46 de Darly Ramirez, da Guatemala. E as primeiras eliminadas foram a austríaca Maria Lechleitner e Jana Kasová, da República Tcheca.

     “Estou muito feliz de estar aqui em El Salvador. É o meu primeiro ISA Games e estou muito contente de estar aqui”, disse Juliana dos Santos“A minha primeira bateria veio poucas ondas e não consegui mostrar meu potencial. Agora estou começando o jogo novamente e fico feliz de ter surfado bem. Era só escolher as ondas boas pra soltar meu surf, conseguir boas notas e é isso, vamo que vamo. Ainda tem um longo caminho pela frente e bora dando um passo de cada vez”.

PRÓXIMOS DESAFIOS DO TIME FEMININO DA SELEÇÃO BRASLEIRA EM EL SALVADOR

Laura Raupp. Foto: Pablo Jimenez.

     O próximo desafio da campeã brasileira, Juliana dos Santos, na segunda rodada da repescagem, será contra Enilda Alonso, do Panamá, Ariana Shewry, da Nova Zelândia, e Leoni Perthold, da República Dominicana. A cearense já perdeu sua primeira bateria em El Salvador, então tem que ficar sempre entre as duas melhores daqui para a frente, senão será eliminada da competição. Já Laura Raupp e Sophia Medina seguem no evento principal e ainda têm uma segunda chance de classificação.

     Laura Raupp teve o seu recorde de nota – 8,10 – batido ainda na segunda-feira, pelo 8,57 e 8,17 que a portuguesa Francisca Veselko conseguiu quatro baterias depois. Foi a melhor apresentação nos três primeiros dias da competição feminina no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025. A catarinense vai disputar o quinto dos oito confrontos da terceira fase do evento principal, com a argentina Lucia Indurain, a australiana Milla Brown e a americana Ella McCaffray.

     Sophia Medina compete antes, na quarta bateria, da recordista com quatro medalhas de ouro no ISA Surfing Games, Sally Fitzgibbons. As outras duas adversárias são a italiana Daniela Boldini e Candelaria Resano, da Nicarágua.  No time masculino, só o carioca Lucas Silveira caiu para a repescagem, ficando em terceiro lugar na sua bateria da segunda fase no domingo, que classificou o norte-americano Jabe Swierkocki e o argentino bicampeão mundial da ISA, Leandro Usuna.

PRÓXIMAS BATERIAS DA SELEÇÃO BRASLEIRA MASCULINA NO ISA GAMES 2025

Michael Rodrigues. Foto: Pablo Jimenez.

     Lucas Silveira agora tem sempre que ficar entre os dois melhores nas próximas baterias. Ele terá que seguir o caminho mais longo para chegar na decisão do título. Enquanto Douglas Silva e Michael Rodrigues já estão entre os 48 melhores e a quatro passos da final, Lucas Silveira terá que passar por onze baterias. A primeira será a 12.a da segunda fase da repescagem, contra Daniel Monterrosa de El Salvador, o canadense Reed Platenius e o coreano que ele já derrotou no sábado, Jun Seohyun.

     O campeão brasileiro Douglas Silva é o único da seleção brasileira, que venceu as duas baterias que disputou no sábado e domingo. Dodô pegou boas esquerdas para mostrar suas manobras de frontside e tem a maior nota do time masculino, 7,67. O pernambucano vai disputar a quinta bateria da terceira fase, contra o surfista de Samoa, Liam Wilson, e dois argentinos, Franco Radziunas e o bicampeão mundial do ISA Games, Leandro Usuna.

     O cearense Michael Rodrigues, que há muitos anos mora em Florianópolis (SC), conseguiu sua primeira vitória no domingo e está escalado na sétima das doze baterias da segunda fase. Seus adversários são o norte-americano Luke Guinaldo, o costa-ricense Samuel Reidy e Ilay Bochan, de Israel. Na segunda-feira, já rolaram 18 das 24 baterias da primeira fase da repescagem, com 36 surfistas saindo da disputa por medalhas no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025.

RECORDE HISTÓRICO DE PARTICIPANTES NO ISA WORLD SURFING GAMES

Laura Raupp. Foto: Pablo Jimenez.

     O principal campeonato da ISA está registrando um novo recorde esse ano, com 170 participantes na categoria masculina e 127 na feminina, totalizando 297 representantes de 61 países. Duas nações estão estreando no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025, Angola e Vanuatu. Entre os inscritos, estão 22 surfistas olímpicos, como o francês Kauli Vaast, medalha de ouro nos Jogos de Paris 2024 nos tubos de Teahupoo e a japonesa Amuro Tsuzuki, bronze em Tokyo 2020 no Japão.

     O Brasil conquistou o último título mundial do ISA Surfing Games no ano passado em Porto Rico, com Gabriel Medina ganhando a medalha de ouro e uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 na França. A medalha de prata nas Olimpíadas em Teahupoo, no Taiti, Tatiana Weston-Webb, foi vice-campeã também em Porto Rico, no tetracampeonato da australiana Sally Fitzgibbons.

     Esta etapa de El Salvador decide o título do país com a melhor equipe e o campeão e a campeã mundial de 2025, mas não vale como seletiva para as Olimpíadas ainda. O ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028 será iniciado no ISA Games de 2026, mas o resultado individual marca pontos no ranking de entradas (seeding) para este campeonato do próximo ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBSurf – João Carvalho

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *