13 de outubro de 2025

Praia da Vila, em Imbituba, se prepara para receber a decisão do Imbitubense de Surf 2025 em comemoração aos 40 anos da ASI

0

Em comemoração aos 40 anos de sua fundação, a Associação de Surf Imbitubense prepara um evento especial para a grande decisão em 2025 do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense. Lucas Costa está muito perto de ficar com o título da Open e Luiza Rosa Teixeira está a apenas 10 pontos de diferença para a líder, Victoria Valenzano, na Open Feminino

Victoria Valenzano conseguiu manter a liderança da Open após a etapa da praia do Rosa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025. Foto @angelopossentiASI.

A praia da Vila, em Imbituba, recebe nos próximos dias 25 e 26 de outubro a terceira e última etapa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025, apresentado pela SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba. O evento, além de mais uma vez fechar com chave de ouro mais um Circuito Imbitubense de Surf, também completa um ciclo de 40 anos de fundação, trabalho e serviços prestados pela Associação Imbitubense de Surf (ASI), uma das entidades mais antigas de Santa Catarina e do Brasil.

Fundada em outubro de 1985, foi a quarta entidade catarinense de surf a ser fundada, e a terceira entidade local a ser registrada no estado, tendo a Associação de Surf Ingleses Santinho (ASIS) como a mais antiga de Santa Catarina, fundada em 1981, a Associação Norte Catarinense de Surf (ANOCAS), fundada em 1984, e a Associação de Surf do Campeche (ACS), também fundada também em outubro de 1985. A extinta Associação Catarinense de Surf – hoje Fecasurf -, é a entidade de surf mais antiga de Santa Catarina, tendo datada a sua fundação em janeiro de 1981.

Lucas Costa lidera a Open Masculino com 2 campeões imbitubenses na vice liderança

Lucas Costa tem a dura missão na praia da Vila, em Imbituba para levar o Título do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025. Foto: @hyurimaccari.

As disputas pelos títulos do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 estão pra lá de concorridas. A categoria Open Masculino, que é liderada por uma das melhores revelações do surf em Imbituba, Lucas Costa – com 1860 pontos – tem, praticamente, empatados na vice liderança o Campeão Imbitubense em 2023, João Carlos Ely, e o Campeão em 2024, Renaro Hubbe, que defende seu título em 2025 (1348 x 1340 pontos, respectivamente).

Vice líder 2025, Luiza Rosa Teixeira, a apenas 10 pontos de Victoria Valenzano na liderança

Luiza Rosa Teixeira, em defesa do título de Campeã Imbitubense 2024, levou a decisão para a última etapa na praia da Vila, em outubro. Foto @angelopossenti ASI.

Já Victoria Valenzano, Campeão Imbitubense de Surf na categoria Open Feminino em 2023, tem uma tarefa árdua nesta última etapa do Imbitubense de Surf 2025. Apesar de liderar a categoria em 2025, tem na segunda colocação, com uma diferença de apenas 10 pontos (1730 x 1720 pontos) nada menos que a Campeão Imbitubense em 2024, Luiza Rosa Teixeira, quando Victoria conquistou o vice campeonato Imbitubense.

ASI: Dia Municipal do Surf pelos 40 anos de fundação

A Associação de Surf Imbitubense, fundada em 30 de outubro de 1985, é a terceira associação de surf local de Santa Catarina a ser fundada, cinco anos após a fundação da Assoc. Surf Ingleses Santinho (ASIS), fundada em 1981, e cinco anos após a criação da Associação Catarinense de Surf (ACS), hoje a Fecasurf.

Nestes 40 anos de existência, a ASI realizou desde eventos locais – praticamente em todos os anos, e mesmo durante a Pandemia de Covid-19 -, etapas de circuitos estaduais, Sul Brasileiros, eventos nacionais e internacionais. E em 2025, o Poder Público Municipal criou o Dia Municipal do Surf, comemorado pela primeira vez no dia 02 de outubro de 2025 em homenagem à fundação da ASI.

Alguns eventos realizados em Imbituba tendo a ASI a frente, o OP Pro Imbituba 94, etapas do Circuito Brasileiro Amador ainda nas décadas de 80 e 90, eventos Supersurf nos anos 2000, válidos como evento ‘Prime’ da World Surf League (WSL) ou divisão de acesso ao Mundial de Surf da 1ª divisão dos melhores surfistas do planeta, bem como os 7 anos de realização do Mundial de Surf da WSL, primeira divisão mundial, dando a praia da Vila o título de ‘Maracanã do surf nacional‘, além de eventos de ondas grandes, mais uma marca histórica de Imbituba a nível nacional e internacional.

Além disso, a ASI contribuiu exponencialmente para o crescimento do esporte em Imbituba, na preservação do meio ambiente, com ações das mais diversas. Ações comunitárias, como a reconstrução e reforma de alas da Casa de Repouso Imaculada Conceição, participação em limpezas e conservação de praias, bem como alçar atletas revelados pela entidade para o surf estadual e nacional.

South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

A terceira etapa do South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 é apresentado pela SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba, tem o patrocínio Máster da Eduardo Surf e Skate Shop, Oreganos Pizzaria, HS Consórcios, WN Nericke Consórcios, Trench Town, Evoke, Riukiu e Cerveja Imbé.

Conta também com o patrocínio da Mormaii, Fertisanta, Joalheria Eduardo, Castro’s Restaurante, Forauto, Farmácia do Trabalhador, Atomo, Manga Wax, Sicredi e Sul Norte. Conta com o apoio da Monster Energy, Posto Benedetta, Fisiolife, Boa Vista Imóveis, Tui Imbituba, Prime Bike, Surf e Skate Shop, O2 Com, Indios Car, Panamericana Calçados, Jet Pool, Marolinha, LA Cosméticos, Corpo e Arte Academia, Lanchonete Rosana, Surf Car, Adri Personaliza, Mini Kalzone, Irama, Uega, Rafa Perfumaria, Ecoduna, Aston, Fazenda do Rosa e Lola Restobar.

O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 conta com a cobertura da Waves.com.br, Surfemais.com.br, Impresso Catarinense e 89 FM Imbituba. A homologação é da Federação Catarinense de Surf e o apoio local é da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR), Ecosurf Imbituba e Surf Guru.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *