22 de outubro de 2025

ASI 40 anos: Decisão do Imbitubense de Surf 2025 na praia da Vila, em Imbituba, acontece no próximo fim de semana

0

A praia da Vila, em Imbituba (SC), será o palco da última etapa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025, com comemoração pelos 40 anos de fundação e previsão de ótimas ondas nos próximos dias 25 e 26. Irmãos Velasquez lideram a Sub16 na briga pelo título imbitubense, e a 40+ tem disputa apertada entre Riomar Rodrigues e Rodrigo Couto

Praia da Vila sedia a última etapa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense neste fim de semana. Matheus Navarro. Foto: Luana Panek/Surfemais.

Há 40 anos, a praia da Vila, em Imbituba, bem como todas as outras praias de Imbituba, recebem todos os anos um evento realizado pela Associação de Surf Imbitubense (ASI), e em 2025 não poderia ser diferente, pois além de ser a decisão em 2025, a entidade comemora seus 40 anos de fundação, apresentado por SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba.

A decisão, com gosto de comemoração, irá reunir os principais surfistas na atualidade em Imbituba, que estarão disputando os títulos de campeão do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025. E como em todos os anos, as ondas irão aparecer tornando a decisão ainda mais emocionante.

Previsão de boas ondas e a presença do vento nordeste

Nos próximos dias 25 e 26, a previsão das ondas mostra que um swell que vem se formando desde o início desta semana, mantém uma boa ondulação para desenrolar no evento neste fim de semana. Ondulação de sudeste com leve influência de leste, e com tamanho variando de meio a 1 metro com possibilidade de séries ainda maiores.

O vento nordeste, que soprará durante todo o fim de semana, amanhece fraco a moderado, no início da última etapa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense, ficando forte durante o dia no sábado (25), mas no domingo, segundo a previsão, ele dará uma trégua para as finais do evento, e quando a tarde, dará lugar para o vento oeste e sudoeste ainda que fraco.

Renaro Hubbe busca recuperar a taça conquistada em 2024, mas Lucas Costa lidera a Open em 2025

Renaro Hubbe corre atrás do prejuizo na última etapa do Imbitubense de Surf 2025. Foto: @jack_imagens/South to South Tríplice Coroa Imbitubense 2024.

Em busca de defender o título conquistado em 2024, Renaro Hubbe chega a praia da Vila em busca da recuperação em terceiro lugar, atrás do vice líder, João Carlos Ely, e o líder, Lucas Costa. Uma tarefa difícil para Renaro, mas carregando o peso de Campeão Imbitubense em 2024 a última etapa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 será sua última chance.

Defensora do título em 2024 Open Feminino, Luiza Rosa Teixeira, também busca recuperação, mas quem lidera é Victória Valenzano

Luiza Rosa Teixeira, em defesa do título de Campeã Imbitubense 2024, levou a decisão para a última etapa na praia da Vila. Foto @angelopossenti/ASI.

Victoria Valenzano chega a última etapa do Imbitubense de Surf na liderança da Open Feminino, mas há apenas 10 pontos de diferença para a Campeã Imbitubense 2024, Luiza Rosa Teixeira. Apesar da diferença pequena na pontuação, chegar até a grande final é o objetivo principal delas, tendo ainda na disputa, a já eterna integrante de finais, Andreza Barcelos.

Irmãos Velasquez dividem a liderança da Sub16 e Analu Teixeira tenta concluir a recuperação iniciada após a etapa da praia do Rosa na Sub14 Feminino

Com pouca diferença de pontos também, e juntos na liderança da Sub16 Masculina, Enzo e Lucas Velasquez, tem a missão de chegar até a grande final da última etapa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025. Logo atrás deles, e aguardando um tropeço a caminho da grande final, Rodrigo Acon e Keoni Truz são os adversários mais próximos na briga pelo título imbitubense em 2025;

Já Analu Teixeira da Rosa vem em franca recuperação ao chegar à final na praia do Rosa na Sub14, perdendo apenas para a atual líder, Jacinta Silvarino. Empatada com Analu na segunda colocação, Malu Pires vem graduada após fazer a final na primeira etapa na praia de Itapiruba. Já, Maria Clara Borges, ranqueada na 4ª posição, conta com um milagre, mas tem que vencer esta última etapa.

Lucas Velasquez com duas vitórias e uma das mãos na taça na Sub14, Laíz de Souza Hahn lidera com boa folga nos pontos na Sub10 Feminino

Enzo Velasquez. Foto: Marcio David.

Lucas Velasquez pavimentou bem sua trajetória este ano no South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 na Sub14. Com duas vitórias, colocou uma das mãos na taça, então, Pedro Sommer (2º), Tomer Carlotto (3º) e Arthur Costa terão que ‘tirar um coelho da cartola’ para conseguirem arrancar o título das mãos de Lucas. Mas, já dizia a máxima, bateria de surf é decidida dentro d’água.

Antonella Faust e Maya Silva, ambas empatadas com 1000 pontos cada uma na 2ª colocação do ranking da Sub10 Feminino, tem a ingrata missão de alcançar na liderança, com 1590 pontos, uma das novas destaques do surf competição em Imbituba, Laíz Souza Hahn. Cada uma das duas empatadas, disputou apenas uma etapa cada uma e venceu. Já Laiz tem uma segunda e uma terceira colocação e precisa chegar a grande final para não ter algum tropeço.

Guilherme Goulart a uma decisão do título 2025 na Sub12 e Bruno Pereira muito perto do título na Soul Surf

A briga pelo título da Sub12 tem dois adversários com pontuações próximas. Guilherme Goulart lidera com 1860 pontos, mas é seguido de perto no ranking por Rafael Acon com 1610 pontos. Um pouco mais distante e correndo por fora, Cauã Miguel Pereira (3º) e Myguel Antunes (4º) estão nos retrovisores dos líderes, mas com pouca visibilidade. Tudo será decidido na última etapa neste próximo fim de semana.

Tutu Henrique na liderança apertada da Sub10 e da Sub08 Mista e prometendo dobradinha

Artur Henrique da Costa chegou a todas as finais da Sub08 mista, mas em só uma delas ele levou a taça, na praia do Rosa. Mas, ele tem logo atrás dele no ranking, Gabrielzinho do Surf (2º), Antônio Figueiredo Fronza e Gabriel Couto empatados na terceira colocação. Já na Sub10, a briga está uma pouco mais embolada, mas nas duas situações, só a vitória interessa para Tutu

Riomar Rodrigues perto de conquistar a 40+ e Luciano Nem pode chegar a mais um título da ASI

Riomar Rodrigues perto de vencer a Máster. Foto @hyurimaccari.

Riomar ‘Kiko’ Rodrigues chegou novamente, em definitivo e com chances de título na 40+, algo que ele já persegue há alguns anos. Com uma vitória em Itapiruba, na primeira etapa, e uma 7ª colocação no Rosa, e 1555 pontos, acabaram deixando Rodrigo Couto – com 1470 pontos – colado na liderança e com boas chances de título ainda, mesmo sem ainda ter vencido nenhuma etapa este ano.

Já Luciano Nem, segue a sua rotina na liderança e mais uma vitória pode representar mais um título imbitubense na Adaptados no South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025. Fidel Teixeria e Miguel Júnior buscam uma vitória e um milagre na última etapa.

ASI 40 anos de fundação

A Associação de Surf Imbitubense, fundada em 30 de outubro de 1985, é a terceira associação de surf local de Santa Catarina a ser fundada, cinco anos após a fundação da Assoc. Surf Ingleses Santinho (ASIS), fundada em 1981, e cinco anos após a criação da Associação Catarinense de Surf (ACS), hoje a Fecasurf.

Nestes 40 anos de existência, a ASI realizou desde eventos locais – praticamente em todos os anos, e mesmo durante a Pandemia de Covid-19 -, etapas de circuitos estaduais, Sul Brasileiros, eventos nacionais e internacionais. E em 2025, o Poder Público Municipal criou o Dia Municipal do Surf, comemorado pela primeira vez no dia 02 de outubro de 2025 em homenagem à fundação da ASI.

Alguns eventos realizados em Imbituba tendo a ASI a frente, o OP Pro Imbituba 94, etapas do Circuito Brasileiro Amador ainda nas décadas de 80 e 90, eventos Supersurf nos anos 2000, válidos como evento ‘Prime’ da World Surf League (WSL) ou divisão de acesso ao Mundial de Surf da 1ª divisão dos melhores surfistas do planeta, bem como os 7 anos de realização do Mundial de Surf da WSL, primeira divisão mundial, dando a praia da Vila o título de ‘Maracanã do surf nacional‘, além de eventos de ondas grandes, mais uma marca histórica de Imbituba a nível nacional e internacional.

Além disso, a ASI contribuiu exponencialmente para o crescimento do esporte em Imbituba, na preservação do meio ambiente, com ações das mais diversas. Ações comunitárias, como a reconstrução e reforma de alas da Casa de Repouso Imaculada Conceição, participação em limpezas e conservação de praias, bem como alçar atletas revelados pela entidade para o surf estadual e nacional.

South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

A terceira etapa do South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 é apresentado pela SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba, tem o patrocínio Máster da Eduardo Surf e Skate Shop, Oreganos Pizzaria, HS Consórcios, WN Nericke Consórcios, Trench Town, Evoke, Riukiu e Cerveja Imbé.

Conta também com o patrocínio da Mormaii, Fertisanta, Joalheria Eduardo, Castro’s Restaurante, Forauto, Farmácia do Trabalhador, Atomo, Manga Wax, Sicredi e Sul Norte. Conta com o apoio da Monster Energy, Posto Benedetta, Fisiolife, Boa Vista Imóveis, Tui Imbituba, Prime Bike, Surf e Skate Shop, O2 Com, Indios Car, Panamericana Calçados, Jet Pool, Marolinha, LA Cosméticos, Corpo e Arte Academia, Lanchonete Rosana, Surf Car, Adri Personaliza, Mini Kalzone, Irama, Uega, Rafa Perfumaria, Ecoduna, Aston, Fazenda do Rosa e Lola Restobar.

O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 conta com a cobertura da Waves.com.br, Surfemais.com.br, Impresso Catarinense e 89 FM Imbituba. A homologação é da Federação Catarinense de Surf e o apoio local é da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR), Ecosurf Imbituba e Surf Guru.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *