Fesporte e Prefeitura de Laguna apresentam CBSurf Big Wave Mormaii 2025
A janela para a realização do Campeonato de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf abriu no dia 5 de novembro e vai até 28 de fevereiro de 2026
Após o sucesso do primeiro campeonato de Surf de Ondas Grandes realizado oficialmente pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) junto com o Movimento Big Waves Brasil (BWB) em 2024, coroando os primeiros Campeões(ãs) Brasileiros(as) oficiais da modalidade na história do surf nacional, vem aí o CBSurf Big Wave Mormaii 2025. Novamente, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), junto com a Prefeitura Municipal de Laguna, estão patrocinando o evento, consolidando assim a competição no calendário estadual e municipal.
A janela de realização do evento foi aberta no dia 5 de novembro de 2025, ficando até o dia 28 de fevereiro de 2026, porém, caso não haja uma grande ondulação adequada para a rolar a competição neste período, a janela de espera poderá ser prorrogada, visando aguardar uma ondulação realmente grande, para evidenciar e consolidar Santa Catarina e Laguna como um dos melhores destinos do Brasil para a prática do Surf de Ondas Grandes.
“Algumas das maiores ondulações da história na praia do Cardoso, aconteceram no mês de novembro e existe uma grande possibilidade de realizar a competição ainda em 2025”, afirma Thiago ‘Jacaré’, Coordenador de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e um dos idealizadores do Movimento BWB.
Santa Catarina e a Rota do Big surf

O evento faz parte dos esforços do Governo do Estado de Santa Catarina em fomentar o cenário do Surf de Ondas Grandes no litoral sul catarinense, um grande diferencial desta região em relação a outros destinos do Brasil, apostando nesta modalidade para promover, além de prática esportiva e da qualidade de vida, o Turismo Esportivo e de Eventos para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico regional.
Este é o objetivo da Rota do Big Surf, uma proposição do Movimento Big Waves Brasil (BWB), abraçado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por cinco municípios sul catarinenses e pelo SEBRAE/SC. O CBSurf Big Wave Mormaii entra como um dos eventos que estarão promovendo a Rota.
Para o Presidente da Fesporte, Jeferson Batista, “ter o estado de Santa Catarina como o grande ponto do Surf de Ondas Grandes no Brasil é algo que nos honra muito porque temos um litoral belíssimo e que une a esta modalidade ao surf tradicional que faz parte da história do nosso esporte. Costumamos dizer que em 2025 o esporte de Santa Catarina vive um ano muito bom e acredito que podemos concretizar novos eventos de grande porte como o campeonato brasileiro, e futuramente alguns outros, mostrar como são grandes esses projetos que irão trazer muitos benefícios para o segmento esportivo, turístico e econômico do estado.”
“Que essa parceria continue evoluindo nos próximos meses, para que juntos a gente consolide o nosso estado como uma base muito importante do Surf de Ondas Grandes no Brasil. Finalizo agradecendo ao Governador Jorginho Mello, o grande incentivador do esporte catarinense e que nos permite viver e participar de projetos desta magnitude”, finaliza o Presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
Cidade de Laguna possui um prefeito surfista

Pela primeira vez na história, Laguna possui um prefeito surfista. Preto Crippa se elegeu prefeito no início de 2025, mas a sua ajuda no surf competição vem desde antes do ano de 2010, quando atuou politicamente na realização de um evento WQS (World Qualifying Series) da WSL (World Surf League), também na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta.
De lá pra cá, praticamente todos os eventos de surf de médio e grande porte no município de Laguna, tiveram alguma participação do Preto Crippa, atuando como Vereador, articulador com o Governo do Estado ou simplesmente como pessoa física.
Preto Crippa e seu irmão surfam desde crianças, desta maneira, ele possui em sua formação o lifestyle do surf, compreendendo assim a importância de Laguna se destacar no cenário nacional e internacional deste nicho, gerando impactos positivos na qualidade de vida da população local, na divulgação de Laguna, no turismo e no desenvolvimento socioeconômico.
“Ser um dos nossos ‘lá’, isto é, termos chegado a prefeito, é um exemplo de que juntos conquistamos o mundo. Foi assim, que desde 2008 eu trabalho pro surf, conquistando nossos espaços. É a experiência da coletividade e da união que levamos pra política, a união do surf nos fez resilientes e agora temos os melhores eventos de surf em Laguna e a mente de um surfista tocando a prefeitura”, relata Preto Crippa.
A elite do Big Surf em Laguna

Mais uma vez, Laguna sediará a competição mais importante do Brasil na modalidade Surf de Ondas Grandes. Alguns dos melhores atletas do Brasil nesta modalidade estarão presentes no município, oferecendo um show de Surf de Ondas Grandes para que as pessoas possam assistir das areias da praia do Cardoso (que lotou em 2024) ou por meio da transmissão ao vivo (que foi recorde entre os eventos da CBSurf em 2025).
A categoria masculina do evento de 2024, foi vencida pelo surfista Lucas Chianca (Chumbo), eleito o ‘Surfista do Ano’ pelo Big Wave Challenge 2025, prêmio considerado a principal honraria da modalidade. Ainda nos ombros dos amigos, após sair vitorioso da grande final, Chumbo expressou a sua opinião sobre o evento: “O Brasil precisa muito disso! E a nova geração precisa de uma plataforma assim! Pra ter muita gente representando sempre o Brasil mundo afora!”
Em relação à categoria feminina, o evento de 2024 possuiu um caráter experimental, com o objetivo de conhecer a adesão e a atuação das mulheres no Surf de Ondas Grandes. A experiência foi positiva, com as atletas mostrando um alto nível de performance, assim, no evento de 2025 a categoria feminina contará com 12 surfistas, competindo em uma semifinal e uma final.
A campeã da edição passada foi Michelle des Bouillions, que relatou após a competição que “é um legado muito importante que nós estamos deixando e construindo para as futuras gerações, já que o esporte vem crescendo muito no Mundo inteiro”.
Conheça a lista dos atletas para a competição de 2025:
CATEGORIA MASCULINA:
• 1 – Lucas Chumbo (RJ)
• 2 – Pedro Calado (RJ)
• 3 – Paulo Moura (PE)
• 4 – Gabriel Samps (RJ)
• 5 – Gabriel Sodre (RJ)
• 6 – Marco Polo (SC)
• 7 – Vinicius dos Santos (SC)
• 8 – Rodrigo Koxa (SP)
• 9 – Caio Vaz (RJ)
• 10- Marcos Monteiro (RJ)
• 11 – Lapo Coutinho (BA)
• 12 – Buday Santos (PE)
• 13 – Will Santana (RJ)
• 14 – Lucas Silveira (SC)
• 15 – Stephan Figueiredo (RJ)
• 16 – Ian Cosenza (RJ)
• 17 – Rodrigo Resende (RJ)
• 18 – Evaristo Kiko (RJ)
• 19 – Alemão Maresias (SP)
• 20 – Rafael Becker (SC)
• 21 – Carlos Henrique Guimarães (SC)
• 22 – Vitor Serafim (SC)
• 23 – Luiz Henrique (SC)
• 24 – Guilherme Hilel (RJ)
CATEGORIA FEMININA:
• 1 – Michelle des Bouillions (RJ)
• 2- Pamella Mel (SC)
• 3- Michaela Fregonese (RJ)
• 4- Raquel Heckert (RJ)
• 5- Nicole Pacelli (SP)
• 6- Silvia Nábuco (SP
• 7- Yasmin Dias (RS)
• 8- Débora Silveira (RJ)
• 9- Uxa Zucareli (SC)
• 10- Juliana Frare (SP)
• 11- Catarina Lorenzo (BA)
• 12- Alana Pacelli (SP)
Surfistas locais agradecem a oportunidade
Rafael Becker, surfista profissional lagunense radicado em Florianópolis, é um dos atletas que representam Laguna nesta competição, inclusive tendo a sua imagem estampada no cartaz do evento 2025. Sobre a importância de fomentar este evento no município, ele fala que:
“É uma honra participar do CBSurf Big Wave Mormaii, meu surf e minha carreira foram forjados nas ondas da Laguna, moldado por todos bons surfistas que ali surfavam. As ondas do Cardoso sempre foram o desafio maior para quem mora na região, e me remete a várias lembranças na vida, principalmente quando meu pai levava eu e meus amigos pra pegar umas ondas de verdade quando éramos bem jovens. Por isso surfo lá com um sentimento à mais, muito amor por esse lugar, que hoje considero um coliseu, onde os homens enfrentam o mar, e consequentemente se enfrentam nesse evento único”, diz Rafael.
“Simplesmente o único campeonato em que espero participar enquanto tiver braço! Minha foto no cartaz representa isso, não só uma onda, mas uma vida de um lagunense dedicada ao surf”, finaliza o Big Rider Lagunense.
Já Vitor Serafim, Big Rider nativo do Farol de Santa Marta, representa a sua comunidade neste evento nacional. Ele é freesurfer e ganhou a vaga da associação local. Para ele esta oportunidade é “muito importante para o desenvolvimento da base na comunidade do Farol, sendo que os melhores picos de ondas grandes do país ficam aqui no sul, como a Laje da Jagua e praia do Cardoso, que vem se destacando nesse quesito. Obrigado a todos que fazem isso virar realidade!”
Lançamento do evento
O lançamento e a abertura oficial da Janela de Espera do evento, aconteceram junto à apresentação da modalidade Surf nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) da Fesporte no dia 04 de novembro, na Praia Mole, em Florianópolis.
Durante a cerimônia de premiação do JASC, a FESPORTE e a Prefeitura Municipal de Laguna estarão junto à CBSurf, à FECASURF, ao Movimento Big Waves Brasil (BWB) e à alguns atletas competidores da lista do evento para dar start à competição e esclarecer a qualquer dúvida da imprensa.
Como será o evento
A abertura da Janela de Espera do evento vai do dia 05 de novembro de 2025 até 28 de fevereiro de 2026. Dentro deste período, quando aparecer uma grande ondulação nos gráficos de previsão, a organização do evento divulgará o Sinal Amarelo com 7 (sete) dias de antecedência, alertando em relação à possibilidade de realização do evento. Caso a ondulação se confirme adequada, com 4 (quatro) dias de antecedência será dado o Sinal Verde, confirmando a realização do evento.
Caso a ondulação não se confirme, será dado o Sinal Vermelho, voltando à espera por uma ondulação mais adequada. O evento será realizado em um único dia, no auge da grande ondulação. No final do dia de competição poderá ser realizada uma Cerimônia de Premiação aberta ao público, com música ao vivo.
Quem são os responsáveis pelo evento
Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e Movimento Big Waves Brasil (BWB).Patrocínios Master: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esportes (FESPORTE); Prefeitura Municipal de Laguna; Mormaii.
Patrocinio: Buttons; Session Store; Satto Surf Co.
Copatrocínio: Alaia Surf Shop; TAC Telecom; Nob; Leve Ortopedia; Restaurate Camarú; Mercado Camacho; Big Rider House; Cardoso Surf Camping e Pousada; Restaurante Praia Grill; Kamuri Empreendimentos; Baiuka Pousada e Restaurante; Grud Comunicação Visual.
Cobertura: NSC Esporte; Waves; Surfguru; SurfeMais.
Homologação: Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM); Federação Catarinense de Surf (FECSURF); Confederação Brasileira de Surf (CBSURF).
Texto produzido pela organização do CBSurf Big Wave Mormaii
Fonte: Assessoria de Imprensa da CBSurf – João Carvalho