4 de janeiro de 2026

Manifestação contra a falta de água em Imbituba (SC)

0

Manifestantes se reuniram neste domingo (04) em frente a praia da Ribanceira, no bairro Vila Esperança, em Imbituba, para protestar contra a falta de água na região que já dura há quase duas semanas. Neste último sábado (03), caminhões pipa foram disponibilizados para moradores do bairro, que estão sem água nas caixas d’água há dias, e prefeitura havia anunciado na última semana que a normalização do sistema aconteceria gradualmente

Moradores do bairro Vila Esperança, em Imbituba, se reuniram em frente a praia da Ribanceira para cobrar das autoridades solução para o problema da falta de água no local

Neste último domingo (04), em plena temporada de verão, uma das praias mais paradisíacas de Imbituba, a praia da Ribanceira, recebeu durante a manhã de sol e calor, moradores da comunidade Vila Esperança, um grupo de manifestantes insastifeitos com a falta total de água no bairro. A mobilização começou ainda na sexta feira (02), quando um grupo foi formado no Whatsapp, e que no momento, conta com cerca de 70 pessoas.

Insatisfeitos, reclamam que, principalmente, nas partes mais altas do bairro, a água não chega há dias, causando sérios transtornos como, problemas para tomar banho, lavar a louça e as roupas, entre outras funções básicas para o uso da água. Mas, moradores de todo o bairro estão insastifeitos com os transtornos causados pela falta de água.

Caminhões pipa disponibilizados: “Não irá resolver o problema!!”

Neste último sábado (03), alguns caminhões pipa disponibilizados pela Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) começaram a aparecer no bairro para tentar minimizar o sério problema no local. Segundo alguns moradores, a reclamação deveria ser feita no site da Samae de Imbituba para que o atendimento fosse feito. Alguns moradores relataram que têm bebes em casa e que a situação está muito complicada.

Outro morador relatou ter ouvido de um dos atendentes dos caminhões pipa ‘que a situação só seria normalizada quando os turistas fossem embora‘. Moradores relatam também que a situação é recorrente e há alguns anos já vem lidando com o problema nesta época do ano. Vídeos de moradores também têm circulado nas redes sociais mostrando os transtornos causados pela falta de água no bairro.

Prefeitura alertou para a normalização do sistema

Nas redes sociais, o Prefeito de Imbituba, Michel Peninha, já havia anunciado nesta última semana a normalização do sistema de abastecimento da cidade e que os reservatórios já estavam cheios com as chuvas que caíram no final do ano de 2025. Junto com o Presidente da Samae, Régis da Silva, abordaram o tema e garantiram que nos próximos dias a situação estaria normalizada na cidade.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *