5 de setembro de 2024

Comitiva traz das ondas gigantes em Nazaré novas oportunidades para o turismo em SC

0

Comitiva catarinense retornou ao Brasil neste domingo (14) e a experiência já mundialmente consolidada com o turismo de esportes de Portugal pautou o último dia da missão ao país europeu, no sábado (13)

Thiago Jacaré que em março deste ano esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal de Nazaré, em Portugal, para p acordo entre Brasil e Portugal. Foto: Bred Oliveira.

A primeira agenda liderada pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, foi no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Na sequência, o governador conheceu a expertise de Nazaré, em sediar campeonatos de ondas gigantes, já que na cidade ocorre o fenômeno que produz as maiores ondas já surfadas do mundo.

Em Fátima, conheceram a estrutura do Santuário, um dos locais mais importantes para o turismo religioso de Portugal. A ideia da visita é trazer a experiência portuguesa aos santuários de Santa Catarina, com o da Santa Paulina em Nova Trento e reforçar ainda mais o turismo religioso catarinense.

Na sequência, a comitiva foi a Nazaré. Lá a se reuniram com o presidente da Câmara Municipal, Manuel Sequeira. Entre os temas tratados, as competições de ondas gigantes que projetaram Nazaré mundialmente e que também movimentam o setor de esportes e turismo português. Em Jaguaruna, no Litoral Sul do estado, a Laje da Jagua é famosa pelas ondas grandes e também pode ser um atrativo a mais para SC, tanto no setor de esportes, quanto o de turismo.

Eu não tenho dúvida que essa interação entre Jaguaruna, SC e Nazaré trará muitos frutos na área do turismo e do esporte, levando também competidores de todo o mundo e fazendo de Jaguaruna um ponto importante no calendário do surfe mundial”, relatou o representante catarinense.

O presidente da Câmara Municipal se colocou à disposição para contribuir com o intercâmbio da experiência já consolidada de Nazaré. “Momento muito importante para nós, entrar no estado de Santa Catarina, através das parcerias que já criamos com Jaguaruna e vai continuar esse processo de migração. Para nós é importante por criar esse elo, essa ligação que são as ondas gigantes, potencializar essa marca, que é algo que nos projeta a nível mundial. Em conjunto, vamos alcançar coisas bonitas”, afirmou Sequeira.

Objetivo: Tornar as ‘cidades-irmãs’

João Paiva, Laje da Jagua, Jaguaruna (SC). Foto: Luiz Reis.

Conhecida pelas ondas gigantes, Nazaré, em Portugal, ja tinha recebido em março deste ano representantes de Santa Catarina que estavam em busca de um objetivo: torná-la cidade-irmã de Jaguaruna. Em destaque pela Laje da Jagua, o município da região foi um dos assuntos em pauta levados pelos pela Secretaria de Turismo de Santa Catarina (Setur) na feira Bolsa de Turismo de Lisboa a época.

O evento de surf promove o turismo e os empreendimentos em Jaguaruna e região. Vamos fazer a chamada do evento internacional. Então vamos à espera das melhores condições e então chamamos o evento, que vai atrair surfistas da Califórnia, do Havaí, de Portugal e da Austrália”, detalha o surfista que também preside a Associação de Ondas Grandes.

Fonte: Sul SC e Diário do Sul.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *