18 de setembro de 2025

Atletas de elite entram em ação no segundo dia do QS 4000 da Vila e imbitubense avança e enfrenta Campeão Mundial de Surf

0

Local, Patrick Platch, avança e consegue classificação inédita na Vila, e vai enfrentar o Campeão Mundial de Surf, Adriano de Souza. Valentin Neves abre o dia com virada sensacional e dedica vitória ao pai, Léo Neves. Integrantes do CT, João Chianca e Samuel Pupo também seguem na competição. Último campeão de Imbituba, Jadson garante vaga na terceira rodada e primeiro Round Feminino está previsto para esta sexta-feira

Walley Guimarães. Circuito Banco Do Brasil De Surfe, Imbituba. Foto: Marcio David/WSL

O segundo dia de disputas da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, evento QS 4.000 válido pelo ranking sul-americano da WSL, foi marcado por duelos acirrados e pela estreia dos Top 32 pré-classificados do evento.

A competição começou às 8h, com a realização do Round dos 64, e contou com grandes nomes do Circuito Mundial vestindo a lycra, entre eles o campeão mundial de 2015, Adriano de Souza (BRA), que protagonizou um confronto empolgante contra seu atleta mentorado e atual integrante do Championship Tour (CT), Miguel Pupo (BRA).

Imbitubense, Patrick Platch, enfrenta o Campeão Mundial de Surf, Adriano de Souza, o Mineirinho, nesta sexta feira (19)

Natural da praia do Rosa, no bairro Ibiraquera, em Imbituba, Patrick Platch conseguiu nesta quinta feira (18), segundo dia do QS4000 da praia da Vila, uma façanha inédita ao avançar para o round dos 32 surfistas, ao vencer sua bateria. Nesta próxima rodada Patrick terá a missão de enfrentar 3 adversários dificílimos, nada menos que, Lucas Silveira, Heitor Muller e o campeão Mundial de Surf, Adriano de Souza.

A próxima chamada está marcada para às 7h30 desta sexta-feira (19), com expectativa de realização do terceiro round masculino e da estreia da categoria feminina. 

Valentin Neves abre o dia com virada sensacional e dedica vitória ao pai, Leo Neves

Valentin Neves. Circuito Banco Do Brasil De Surfe, Imbituba. Foto: MarcioDavid/WSL.

Valentin Neves (BRA) foi o responsável por abrir o dia de competições no round dos 64 com uma virada emocionante nos últimos momentos da primeira bateria. O surfista carioca garantiu a classificação com 6.33 pontos decisivos, mostrando todo seu potencial na Praia da Vila, e fechando sua participação com uma entrevista emocionante para a transmissão ao vivo da WSL e do portal Terra. 

“Queria dedicar essa bateria pro meu pai, que tá lá em cima. Tô amarradão de poder fazer o meu melhor, de fazer o que eu amo. Agora é focar no próximo round, sem muita emoção (risos)”, disse Valentin, visivelmente emocionado.Mais do que um resultado, a vitória também simboliza o orgulho de representar o Centro de Treinamento Léo Neves e tudo que vem sendo construído na instituição que fomenta a modalidade em Saquarema.

“Eu fico muito orgulhoso. A Prefeitura (de Saquarema) está proporcionando tudo isso pra gente. É uma escola que forma o surfista até o profissional, com meninos que desde os 10 anos têm a oportunidade de surfar, de estar junto com a galera mais experiente. Eu sinto uma felicidade enorme em ver isso. Tem o Rickson (Falcão), o Daniel (Templar)… o Daniel quase se classificando para o Challenger… e isso me dá ainda mais gás pra seguir focado. E sinto muito orgulho ter o nome do meu pai representando tudo isso”, finaliza Valentin. 

Campeão mundial em 2015, Adriano de Souza avança em duelo com Miguel Pupo

Adriano de Souza. Circuito Banco Do Brasil De Surfe, Imbituba. Foto: Marcio David/WSL.

Se durante as etapas do CT, o campeão mundial de 2015 Adriano de Souza costuma ficar fora d’água exercendo seu papel de técnico, desta vez foi diferente. Vestindo novamente a lycra, Mineirinho dividiu a mesma bateria com seu assessorado Miguel Pupo em um duelo de frontside contra backside nas direitas de Imbituba.

Mineiro, de frente pra onda, acabou levando a melhor no confronto, após achar um 6.67 com manobras precisas na Vila. Apesar da “derrota” no confronto direto, Miguel também avançou para o Round dos 32, já que a bateria era formada por quatro surfistas. Fora d’água, o clima seguiu de total parceria entre técnico e atleta.

Miguel Pupo. Circuito Banco Do Brasil De Surfe, Imbituba. Foto: Marcio David/WSL.

“Pra mim é o maior prazer estar competindo de novo, vestindo a lycra. É bom porque eu cuido da minha saúde. E competir com o Miguel… Pô, a gente está junto há anos. Tento sempre ajudar ele na parte da mentoria e da competição, sempre tentando fazê-lo competir melhor. Só que, nessa bateria, ele se arrasou (risos)”, brincou Adriano, em tom leve ao lado de Miguel.

“Diz ele que eu só fiz besteira a bateria inteira (risos). Foi uma bateria difícil, né? No meio das férias, competindo com a família. Mas estou feliz de voltar a Imbituba, estar aqui com o Adriano, nosso capitão, meu coach… mas dessa vez eu não vou pagar ele não (risos)”, respondeu Miguel, mantendo o bom humor.

Integrantes do CT em 2025, João Chianca e Samuel Pupo também seguem na competição

Joao Chianca. Circuito Banco Do Brasil De Surfe, Imbituba. Foto: Marcio David/WSL.

Logo na sequência do confronto entre Mineiro e Miguel, na nona bateria do dia, João Chianca (BRA) não conseguiu evitar a virada do australiano Ben Zanatta Creagh (BRA), mas mesmo assim garantiu a sua vaga na Rodada dos 32 ao terminar sua participação na segunda colocação.

 Samuel Pupo (BRA), que aparece em décimo sexto na lista do CS e vigésimo oitavo no ranking final do CT, fechou o dia com a maior nota desta quinta-feira ao lado de Patrick Plachi (BRA). Ambos anotaram um 7.33 pontos, e Samuca ainda ficou com o maior somatório do dia (13.33 pontos), o segundo maior da competição até o momento. Marco Giorgi (URU), com 13.83 pontos em sua estreia ontem, segue no topo desta tabela.

Joao Chianca. Circuito Banco Do Brasil De Surfe, Imbituba. Foto: Marcio David/WSL.

Além deles, alguns outros integrantes brasileiros do Challenger Series (CS) também puderam entrar na água e lutar por vagas na Terceira Rodada. Foi o caso de Mateus Herdy (BRA), atual segundo colocado nos rankings do CS e da WSL South America que, galgando sua vaga no CT do ano que vem, que levou a melhor na quarta bateria da Segunda Rodada com média 10.66 no somatório. 

Todos os surfistas que tiveram high score de 7 pontos para cima venceram suas baterias no Round dos 64, incluindo Vitor Ferreira (BRA) no segundo confronto da rodada, e Ryan Kainalo (BRA), no décimo segundo.

Último campeão de Imbituba, Jadson garante vaga na terceira rodada

Jadson Andre. Circuito Banco Do Brasil De Surfe, Imbituba. Foto: Marcio David/WSL.

Jadson André, que fez história ao vencer Kelly Slater na final do CT em Imbituba em 2010, voltou a competir nas direitas da Praia da Vila nesta quinta-feira (18). Desta vez, o potiguar ficou em segundo lugar na terceira bateria do Round dos 64, garantindo sua vaga na terceira fase do campeonato. Mesmo sem repetir o domínio de 15 anos atrás, Jadson mostrou consistência e experiência para seguir firme na disputa por preciosos pontos no ranking sul-americano da WSL.

Além da ação dentro d’água, a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 também contou com Aula de Ritmos e Funcional by BB Asset, Clínicas de Altinha, além de ações de educação ambiental nesta quinta-feira, reforçando o compromisso da WSL em pensar todo o ecossistema sustentável que envolve oceanos e praias por onde passa.

Primeiro Round Feminino está previsto para esta sexta-feira

Além da ação no Masculino, nesta sexta-feira (19) também está previsto o início da categoria Feminino, com o particular duelo pelo primeiro lugar no ranking sul-americano de surfe entre Tainá Hinckel (BRA) e Laura Raupp (BRA). Serão oito baterias com 29 atletas competindo por vagas nas oitavas de final.

Para mais informações, visite WorldSurfLeague.com

Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 – Resultados e próximos confrontos

ROUND DOS 64 MASCULINO

HEAT 1: Valentin Neves (BRA) 10.16 DEF. Matheus Navarro (BRA) 9.40, Ryan Martins (BRA) 7.76, Edgard Groggia (BRA) 5.47
HEAT 2: Vitor Ferreira (BRA) 11.83 DEF. Wiggolly Dantas (BRA) 8.40, Leo Andrade (BRA) 2.27, Michael Rodrigues (BRA)
HEAT 3: Rickson Falcao (BRA) 8.67 DEF. Jadson Andre (BRA) 7.53, Santiago Muniz (ARG) 7.37, Walley Guimarães (BRA) 6.10
HEAT 4: Mateus Herdy (BRA) 10.66 DEF. Luan Wood (BRA) 10.63, Rafael Teixeira (BRA) 9.96, Gabriel Junior (BRA) 7.77
HEAT 5: Fabricio Rocha (BRA) 10.74 DEF. Lucas Silveira (BRA) 9.17, Cauã Costa (BRA) 8.60, Ryan Coelho (BRA) 7.30
HEAT 6: Jose Francisco (BRA) 12.40 DEF. Heitor Mueller (BRA) 10.47, Pablo Gabriel Da Silva (BRA) 9.27, Gabriel Ogasahara (BRA) 6.13
HEAT 7: Patrick Plachi (BRA) 12.33 DEF. Caio Costa (BRA) 8.60, João Artur Arruda (BRA) 7.67, Rafael Barbosa (BRA) 5.03
HEAT 8: Adriano de Souza (BRA) 11.30 DEF. Miguel Pupo (BRA) 8.60, Kaue Germano (BRA) 8.16, Marcos Correa (BRA) 4.20
HEAT 9: Ben Zanatta Creagh (AUS) 9.03 DEF. Joao Chianca (BRA) 8.10, Philippe Neves (BRA) 7.77, Yuri Gabryel Machado (BRA) 6.03
HEAT 10: Daniel Templar (BRA) 11.64 DEF. Douglas Silva (BRA) 11.34, Luel Felipe (BRA) 8.47, Daniel Adisaka (BRA) 8.46
HEAT 11: Franco Radziunas (ARG) 9.50 DEF. Gabriel Andre (BRA) 6.37, Israel Junior (BRA) 5.47, Cauã Gonçalves (BRA) 5.13
HEAT 12: Ryan Kainalo (BRA) 11.63 DEF. Marco Giorgi (URY) 11.17, Wesley Leite (BRA) 8.00, Lucas Cainan (BRA) 7.76
HEAT 13: Alex Ribeiro (BRA) 9.83 DEF. Lucas Vicente (BRA) 8.94, Nacho Gundesen (ARG) 6.46, Wallace Vasco (BRA) 4.13
HEAT 14: Alonso Correa (PER) 10.04 DEF. Peterson Crisanto (BRA) 8.84, Luigi Wengrover (BRA) 4.43, Roberto Araki (CHL) 3.24
HEAT 15: Gabriel Klaussner (BRA) 9.63 DEF. Weslley Dantas (BRA) 6.70, Samuel Joca (BRA) 6.47, Takeshi Oyama (BRA) 5.10
HEAT 16: Samuel Pupo (BRA) 13.33 DEF. Lucas Haag (BRA) 7.73, Matheus Neves (BRA) 7.50, João Victor Scharnovski (BRA) 6.97

ROUND OF 32 MASCULINO
HEAT 1: Valentin Neves (BRA) vs. Vitor Ferreira (BRA) vs. Jadson Andre (BRA) vs. Luan Wood (BRA)
HEAT 2: Matheus Navarro (BRA) vs. Wiggolly Dantas (BRA) vs. Rickson Falcao (BRA) vs. Mateus Herdy (BRA)
HEAT 3: Fabricio Rocha (BRA) vs. Jose Francisco (BRA) vs. Caio Costa (BRA) vs. Miguel Pupo (BRA)
HEAT 4: Lucas Silveira (BRA) vs. Heitor Mueller (BRA) vs. Patrick Plachi (BRA) vs. Adriano de Souza (BRA)
HEAT 5: Ben Zanatta Creagh (AUS) vs. Daniel Templar (BRA) vs. Gabriel Andre (BRA) vs. Marco Giorgi (URY)
HEAT 6: Joao Chianca (BRA) vs. Douglas Silva (BRA) vs. Franco Radziunas (ARG) vs. Ryan Kainalo (BRA)
HEAT 7: Alex Ribeiro (BRA) vs. Alonso Correa (PER) vs. Weslley Dantas (BRA) vs. Lucas Haag (BRA)
HEAT 8: Lucas Vicente (BRA) vs. Peterson Crisanto (BRA) vs. Gabriel Klaussner (BRA) vs. Samuel Pupo (BRA)

ROUND DOS 32 FEMININO
HEAT 1: Silvana Lima (BRA) vs. Brianna Barthelmess (PER) vs. Potira Castaman (BRA) vs. Andreza Barcelos (BRA)
HEAT 2: Sophia Gonçalves (BRA) vs. Kiany Hyakutake (BRA) vs. Isabela De Liz (BRA) vs. Luiza Teixeira (BRA)
HEAT 3: Luara Mandelli (BRA) vs. Vera Jarisz (ARG) vs. Pamella Mel (BRA) vs. Maya Carpinelli (BRA)
HEAT 4: Laura Raupp (BRA) vs. Yanca Costa (BRA) vs. Maria Eduarda Cesar (BRA)
HEAT 5: Daniella Rosas (PER) vs. Juliana Meneguel (BRA) vs. Karol Ribeiro (BRA)
HEAT 6: Julia Nicanor (BRA) vs. Catalina Zariquiey (PER) vs. Kayane Reis (BRA) vs. Alma Corgiolu (BRA)
HEAT 7: Isabelle Nalu (BRA) vs. Alexia Monteiro (BRA) vs. Mariana Areno (BRA) vs. Victoria Valenzano (BRA)
HEAT 8: Taina Hinckel (BRA) vs. Victoria Muñoz Larreta (ARG) vs. Valentina Zanoni (BRA)

Fonte: WSL

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *