Itapiruba se prepara para a abertura do Imbitubense de surf
Com a previsão de ótimas ondas e pouco vento, a praia de Itapiruba, em Imbituba (SC), recebe a 1ª etapa do South to South Tríplice Coroa de Surf Amador 2025 a partir desta sexta feira e sábado (18 e 19), na véspera de Páscoa. Inscrições estão no limite de serem finalizadas e evento inicia a partir da 7 da manhã

Renaro Hubbe coloca seu título em 2024 na Open em disputa. Foto: @jack_imagens/South to South Tríplice Coroa Imbitubense 2024.
A abertura do Circuito Imbitubense de Surf 2025 acontece neste próximo fim de semana nas ondas da praia de Itapiruba, em Imbituba (SC), na sexta feira e no sábado, já que no domingo, dia 20, será comemorado a Páscoa. O South to South Tríplice Coroa de Surf Amador 2025 será apresentado por SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba, e abre as comemorações para os 40 anos de fundação da Associação de Surf Imbitubense (ASI).
Segundo a entidade, as inscrições já estão quase esgotadas, restando poucas vagas em várias categorias e a expectativa é um quadro completo para esta primeira etapa. Para garantir sua vaga basta clicar aqui no link de inscrições. Para acompanhar as baterias do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense ao vivo, basta clicar aqui.
Acima, vagas até o fechamento desta matéria
O valor das inscrições para não associados é R$ 150,00 e para associados R$ 130,00, e apenas associados podem participar da categoria Soul Surf. Para mais informações só entrar em contato pelos links @rdbfernandinho pelo Instagram, ou pelo Whatsapp (48) 996911032. As categorias envolvidas são, Open, Sub16, Sub14, Sub12 Sub10 e Sub8 Mista. Além deles, a Máster, que agora passa a ser 40+, as categorias Femininas Open, Sub14 e Sub10, bem como Surf Adaptado e Soul Surf.
Previsão de ótimas ondas e pouco vento em Itapiruba

A previsão para estes dias 18 e 19 der abril, é de ondas na faixa de 1 metro em média, com o vento norte/nordeste soprado na sexta, e o vento sul atuando no sábado, mas com fraca à média intensidade, segundo os gráficos de ondas, o que não deve interferir tanto nas ondas.
Renaro Hubbe e Luiza Rosa Teixeira, campeões Imbitubenses em 2024, confirmaram presença em Itapiruba

Os campeões do Imbitubense de Surf em 2024, Renaro Hubbe e Luiza Rosa Teixeira, já confirmaram presença no South to South Imbitubense de Surf Amador 2025, na praia de Itapiruba, em Imbituba (SC), e assim, colocam seus títulos em jogo. Enzo Velasquez, campeão Sub16 em 2024, também confirmou presença.
Ainda na categoria Open Feminino, Alma Corgiolu, uma das maiores revelações do surf em Imbituba nos últimos anos, vice-campeã em 2024, também já está confirmada na primeira etapa do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf Amador 2025. Alma e Luiza Rosa protagonizaram uma disputa pelo título imbitubense muito acirrada em 2024, e prometem mais uma vez, fazer mais um ano de grande rivalidade.
South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense é apresentado pela SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba, tem o patrocínio Máster da Eduardo Surf e Skate Shop, Oreganos Pizzaria, HS Consórcios, WN Nericke Consórcios, Trench Town, Evoke, Riukiu e Cerveja Imbé.
Conta também com o patrocínio da Mormaii, Fertisanta, Joalheria Eduardo, Castro’s Restaurante, Forauto, Atomo, Manga Wax, Sicredi e Sul Norte. Conta com o apoio da Monster Energy, Posto Benedetta, Fisiolife, Boa Vista Imóveis, Tui Imbituba, Prime Bike, Surf e Skate Shop, O2 Com, Indios Car, Panamericana Calçados, Jet Pool, Marolinha, LA Cosméticos, Corpo e Arte Academia, Lanchonete Rosana, Surf Car, Adri Personaliza, Mini Kalzone, Irama, Uega, Rafa Perfumaria, Ecoduna, Aston, Fazenda do Rosa e Lola Restobar.
O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 conta com a cobertura da Waves.com.br, Surfemais.com.br, Impresso Catarinense e 89 FM Imbituba. A homologação é da Federação Catarinense de Surf e o apoio local é da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR), Ecosurf Imbituba e Surf Guru.
ASI: 40 anos de muito surf

A Associação de Surf Imbitubense, fundada em 30 de outubro de 1985, é a segunda associação de surf local de Santa Catarina a ser fundada, cinco anos após a fundação da Assoc. Surf Ingleses Santinho (ASIS), fundada em 1981, e cinco anos após a criação da Associação Catarinense de Surf (ACS), hoje a Fecasurf.
Nestes 40 anos de existência, a ASI realizou desde eventos locais – praticamente em todos os anos, e mesmo durante a Pandemia de Covid-19 -, etapas de circuitos estaduais, Sul Brasileiros, eventos nacionais e internacionais.
Alguns eventos realizados em Imbituba tendo a ASI a frente, o OP Pro Imbituba 94, etapas do Circuito Brasileiro Amador ainda nas décadas de 80 e 90, eventos Supersurf nos anos 2000, válidos como evento ‘Prime’ da World Surf League (WSL) ou divisão de acesso ao Mundial de Surf da 1ª divisão dos melhores surfistas do planeta, bem como os 7 anos de realização do Mundial de Surf da WSL, primeira divisão mundial, dando a praia da Vila o título de ‘Maracanã do surf nacional‘, além de eventos de ondas grandes, mais uma marca histórica de Imbituba a nível nacional e internacional.
Em todos estes anos de trabalho, o Circuito Imbitubense de Surf já revelou diversos atletas para o surf estadual, nacional e mundial. Desde nomes como Neno Heleodoro, Fábio Carvalho, Carlos Santos, entre tantos outros, passando por outras revelações locais como, Anderson Júnior, os irmãos Barcelos, Vini e Leo, chegando até grandes campeões atuais, Luiza Rosa Teixeira, Alma Corgiolu e Lucas Costa, entre centenas de outros surfistas que representam muito bem o espírito do Imbitubense de Surf.
Brasileiros que disputam os circuitos brasileiro e mundial, alguns fizeram suas passagens por Imbituba, que os ajudou a impulsionar suas carreiras como, Michael Rodrigues, Willian Cardoso, Leo Casal e Ryan Kainalo, entre outros. A importância do Imbitubense de Surf nas carreiras de muitos atletas é visível, tanto como aprendizado, bem como tecnicamente.
Além disso, a ASI contribuiu exponencialmente para o crescimento do esporte em Imbituba, na preservação do meio ambiente, com ações das mais diversas. Ações comunitárias, como a reconstrução e reforma de alas da Casa de Repouso Imaculada Conceição, participação em limpezas e conservação de praias, bem como alçar atletas revelados pela entidade para o surf estadual e nacional.