Lucas Costa e Victoria Valenzano largam na frente no Imbitubense de Surf 2025
Campeões da Open em 2024, Renaro Hubbe e Luiza Rosa Teixeira, terminaram em 3º e 2º lugar respectivamente, na 1ª etapa na praia de Itapiruba, e precisam fazer a diferença na próxima etapa na praia do Rosa, dias 16 e 17 de agosto. Na Sub16, Enzo Velasquez defendeu muito bem seu título de 2024 e Riomar ‘Kiko’ Rodrigues volta ao topo da 40+ do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

Lucas Costa largou na ddrente com vitória no Imbitubense de Surf 2025. Foto @hyurimaccari
Uma sexta feira (18) que iniciou com ótimas ondas, pouco vento do quadrante norte, e com o passar do dia as condições do mar foram mudando, associado as fortes correntes que assolaram a costa catarinense na última semana, por conta de uma forte ressaca, deixando o mar com boas ondas, apesar de mexido no transcorrer do dia.
Esse foi o cenário do primeiro dia do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf Amador 2025, apresentado por SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba, que foi finalizado neste sábado (18), na praia de Itapiruba, ao sul de Imbituba (SC), com o vento sul já soprando fraco pela manhã, e aumentado sua força no decorrer do dia.
Lucas Costa e Victoria Valenzano vencem a primeira do ano na Open

O surfista Lucas Costa, Campeão Imbitubense Sub18 em 2023, chegou com tudo em 2025, e apesar do mar agitado e das poucas boas ondas que entraram na final Open, ele levou a melhor nesta primeira etapa, deixando o Campeão Imbitubense 2024, Renaro Hubbe na terceira colocação.
Já Victória Valenzano, Campeã Open Feminino em 2023, voltou a reinar no South to South Imbitubense de Surf 2025, na mesma categoria. O vice campeonato em 2024 deu o gás extra que ela precisava pra acreditar na liderança novamente. Ela venceu na final Open Feminino, a atual Campeã Imbitubense, Luiza Rosa Teixeira (2ª), a revelação da categoria este ano, Maria Heizen (3ª) e outra grande revelação do surf imbitubense nos últimos anos, vice campeã Open em 2024, Alma Corgiolu.
Enzo faz dobradinha com seu irmão, Lucas Velasquez, na Sub16, e Lucas ainda vence a Sub14
Os irmãos, Enzo e Lucas Velasquez, fizeram a ‘mala’ nesta primeira etapa do Imbitubense de Surf 2025. Além de fazer dobradinha na categoria Sub16, onde fizeram também um estrago na grande final, pois Enzo manteve o título Imbitubense conquistado em 2024, e ainda mostrou que a dupla pode ser imbatível em 2025. Keoni Truzz finalizou em terceiro e Samuel Couto em quarto.
Não contente, Lucas Velasquez ainda levou o título da Sub14 em Itapiruba, numa bateria apertada, aproveitando a ausência do Campeão desta categoria em 2024, Michel Demétrio. Lucas venceu na finalíssima, Pedro Sommer (2º), Tomer Carlotto (3º) e Davi de Souza (4º).
Guilherme Goulart sobe de categoria, mas Rafael Acon é o Campeão da Sub12 e Keone Zanoni vence a Sub10
O Circuito Imbitubense de Surf tem uma grande vantagem para surfistas que estão começando as suas carreiras. Ajudam eles a brilharem em categorias distintas. Exemplo disso, é Keoni Zanoni, que foi Vice Campeão Imbitubense Sub12 em 2024, e se destaca em sua categoria de origem, a Sub10. Ele venceu a Sub10 em Itapiruba, deixando ‘Tutu’ Henrique Costa em segundo, Augusto Tavares em terceiro e João Faust em quarto lugar.
Riomar Rodrigues retorna ao topo e Bruno Pereira vence a Soul Surf

O ‘eclético’ Riomar Rodrigues, que mais parece um ‘canivete suíço’, ja deve ter feito finais em todas as categorias que disputou em sua carreira. Hoje, um tremendo surfista Máster, Campeão Imbitubense Gran Máster em 2024, ainda se arrisca para incomodar e dar aula em categorias ‘subjacentes’. Além de fazer a final da Open, em Itapiruba, venceu a 40+ com superioridade. Rodrigo Couto, Tiago Hahn e Fernando Alves, 2º, 3º e 4º em Itapiruba, respectivamente, foram suas ‘vítimas’ dessa vez.
Já Bruno Pereira, sem a sombra do ‘multicampeão’, Henrique de Bona, conseguiu se recuperar do 3º lugar conquistado ao final do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense em 2024, e venceu Ismael Rosa (2º), Bruno Piemontez (3º) e o atual presidente da ASI, Jaison Pacheco (3º).
Maya Reis ainda reina na Sub14 Feminino do Imbitubense de Surf e Luciano Nem mantém a hegemonia na Adaptados
Na categoria Sub14 Feminino, a Campeã do Imbitubense de Surf 2024, manteve muito bem defendido o seu título ano passado. Sem cerimônias, ela venceu, com boa vantagem, a final da categoria em Itapiruba, deixando Malu Pires em segundo lugar, Maria Heizen em terceiro, e Lara Couto em quarto lugar no South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf 2025.
Já Luciano Nem, não deu chances, novamente, para Miguel Jr (2º), Fidel Teixeira (3º) e Claudio Brum Buckowisk (4º) na grande final, apesar de Miguel Jr. declarar que na praia do Rosa, palco da segunda etapa do Imbitubense de Surf 2025, as coisas podem ser bem diferentes.
Gabrielzinho do Surf vence a Sub8 Mista e Maya Silva leva a melhor na Sub10 Feminino

O surfista, Gabrielzinho do Surf, mesmo não tendo ficado entre os 4 primeiros do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf em 2024, na categoria Sub08 Mista, voltou com tudo em 2025. Venceu ‘Tutu Henrique da Costa (2º), Antonio Figueiredo Fronza (3º) e Joaquim Serafim (4º) na primeira etapa do Imbitubense de Surf. Já Maya Silva levou a melhor na Sub10 Feminino, com Liz Farias em segundo e Lais de Souza Hahn em terceiro.
ASI: 40 anos de muito surf

A Associação de Surf Imbitubense, fundada em 30 de outubro de 1985, é a segunda associação de surf local de Santa Catarina a ser fundada, cinco anos após a fundação da Assoc. Surf Ingleses Santinho (ASIS), fundada em 1981, e cinco anos após a criação da Associação Catarinense de Surf (ACS), hoje a Fecasurf.
Nestes 40 anos de existência, a ASI realizou desde eventos locais – praticamente em todos os anos, e mesmo durante a Pandemia de Covid-19 -, etapas de circuitos estaduais, Sul Brasileiros, eventos nacionais e internacionais.
Alguns eventos realizados em Imbituba tendo a ASI a frente, o OP Pro Imbituba 94, etapas do Circuito Brasileiro Amador ainda nas décadas de 80 e 90, eventos Supersurf nos anos 2000, válidos como evento ‘Prime’ da World Surf League (WSL) ou divisão de acesso ao Mundial de Surf da 1ª divisão dos melhores surfistas do planeta, bem como os 7 anos de realização do Mundial de Surf da WSL, primeira divisão mundial, dando a praia da Vila o título de ‘Maracanã do surf nacional‘, além de eventos de ondas grandes, mais uma marca histórica de Imbituba a nível nacional e internacional.
Além disso, a ASI contribuiu exponencialmente para o crescimento do esporte em Imbituba, na preservação do meio ambiente, com ações das mais diversas. Ações comunitárias, como a reconstrução e reforma de alas da Casa de Repouso Imaculada Conceição, participação em limpezas e conservação de praias, bem como alçar atletas revelados pela entidade para o surf estadual e nacional.
Resultados da 1ª etapa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense Amador 2025














South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

A próxima etapa do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf Amandor acontece nos próximos dias 16 e 17 de agosto na paradisíaca praia do Rosa, em Imbituba.
O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense é apresentado pela SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba, tem o patrocínio Máster da Eduardo Surf e Skate Shop, Oreganos Pizzaria, HS Consórcios, WN Nericke Consórcios, Trench Town, Evoke, Riukiu e Cerveja Imbé.
Conta também com o patrocínio da Mormaii, Fertisanta, Joalheria Eduardo, Castro’s Restaurante, Forauto, Atomo, Manga Wax, Sicredi e Sul Norte. Conta com o apoio da Monster Energy, Posto Benedetta, Fisiolife, Boa Vista Imóveis, Tui Imbituba, Prime Bike, Surf e Skate Shop, O2 Com, Indios Car, Panamericana Calçados, Jet Pool, Marolinha, LA Cosméticos, Corpo e Arte Academia, Lanchonete Rosana, Surf Car, Adri Personaliza, Mini Kalzone, Irama, Uega, Rafa Perfumaria, Ecoduna, Aston, Fazenda do Rosa e Lola Restobar.
O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 conta com a cobertura da Waves.com.br, Surfemais.com.br, Impresso Catarinense e 89 FM Imbituba. A homologação é da Federação Catarinense de Surf e o apoio local é da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR), Ecosurf Imbituba e Surf Guru.
Ação no Soouth to South Tríplice Coroa de Surf Amador Imbitubense
Fotos: @hyurimaccari


























