19 de agosto de 2025

Praia Rosa, em Imbituba (SC), recebe Tríplice Coroa Imbitubense com ondas, baleias e muito alto astral

0

Michel Demétrio e Catalina Mercere levam a melhor sobre os favoritos da Open na 2ª etapa da South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025, que terminou neste domingo (17) na praia do Rosa, em Imbituba. Lucas Costa segura a liderança, André Zanine reaparece e leva a 40+ e Michel Demétrio ainda venceu a Sub16. Etapa foi marcada por bom público, ótimas ondas e muito alto astral digno da praia do Rosa

Luiza Rosa Teixeira, em defesa do título de Campeã Imbitubense 2024, levou a decisão para a última etapa na praia da Vila, em outubro. Foto: @angelopossenti /ASI.

Com a previsão de ondas confirmada pelo Surfemais, ondas na faixa de 1 metro com séries maiores, tempo bom com sol abrindo no domingo (17), foi finalizado em grande estilo a 2ª etapa da South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf 2025, na praia do Rosa, em Imbituba, que foi apresentado por SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba.

A praia do Rosa presenteou o bom público presente, especialmente no domingo, com ótimas ondas, disputas acirradas durante todo o evento e a presença pra lá de especial das baleias francas que passavam regularmente dentro da área de competição, dividindo o line up – linha de quebra das ondas – com os surfistas durante as baterias. De julho a outubro, todos os anos, as baleias francas vêm até a costa de catarinense, especialmente, em Imbituba, que detém o título de Capital Nacional da Baleia Franca.

A uruguaia, Catalina Mercere, levou a melhor sobre as favoritas no Imbitubense de Surf da praia do Rosa, em Imbituba. Foto: @angelopossenti /ASI.

Este evento também fez parte das comemorações dos 40 anos de fundação da Associação de Surf Imbitubense (ASI), que será consagrado e comemorado na última etapa do Imbitubense de Surf 2025, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no Maracanã do surf nacional, a praia da Vila, em Imbituba (SC).

Dobradinha de Michel Demétrio na Open e Sub16 e Lucas Costa mantém a liderança na Open

Michel Demétrio fez dobradinha na praia do Rosa, em Imbituba, mas Lucas Costa segura a liderança na Open. Foto: @angelopossenti /ASI.

Michel Demétrio não deu chances aos principais favoritos do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 na categoria Open. Na semifinal ele eliminou da competição um dos favoritos, Renaro Hubbe, vencedor da etapa no Rosa em 2024, e na grande final, não deu chances para Lucas Costa (2º), vencedor da primeira etapa do Imbitubense de Surf na praia de Itapiruba.

Mesmo sem vencer, Lucas manteve a liderança e vai chegar a praia da Vila como um dos favoritos ao título imbitubense 2025. Além de Lucas, Demétrio também venceu na final Open, Ruan Guimaraes (3º) e Rodrigo Couto (4º). Na final Sub16, Demétrio venceu uma disputa apertada com Rodrigo Acon (2º), e os irmãos, Enzo (3º) e Lucas Velasquez (4º), Campeão e Vice na primeira etapa em Itapiruba, em abril.

Catalina Mercere vence as favoritas na Open Feminino e Luciano Nem vence com a melhor nota do evento

Victoria Valenzano conseguiu manter a liderança da Open após a etapa da praia do Rosa do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025. Foto: @angelopossenti/ASI.

As favoritas para a 2ª etapa do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf 2025, Luiza Rosa Teixeira (2ª) – Campeã Imbitubense 2024 – e Victoria Valenzano (3ª) – vencedora da 1ª etapa em Itapiruba – não foram páreos para Catalina Mercere, que com um surf seguro na final embolou o ranking Imbitubense de Surf 2025. Ainda na grande final, Olivia Roel (4ª), uma das integrantes da Seleção Uruguaia de Surf nacional.

Luciano Nem levou mais uma, agora na praia do Rosa, além da maior nota do evento. Foto: @angelopossenti /ASI.

Já, Luciano Nem, chegou a grande final da Adaptados com a melhor nota do evento, um 7,25 ponto, conquistado na semifinal da categoria. Com larga vantagem ele venceu Adriano Alves (2º), Fidel Teixeira (3º) e Tiago Albino (4º). Com a vitória, Nem mantém a hegemonia, e segue firme em direção a mais um título do Imbitubense de Surf 2025.

Lucas Velasquez vence novamente a Sub14 e Jacinta Salvarino leva a melhor na Sub14 feminino e assume a ponta do ranking

Jacinta Salvarino – primeira da esq. para a dir. -, recebendo a premiação no South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense na praia do Rosa, em Imbituba. Foto: @angelopossenti /ASI.

Em busca do título da Sub14 em 2025, Lucas Velasquez venceu novamente, agora na praia do Rosa, com ótima vantagem na final da categoria e com o maior somatório do evento, 13 pontos, que o ajudaram a vencer, Pedro Sommer (2º), Arthur Costa (3º) e Keone Truzz (4º).

Integrante da Seleção Uruguaia de Surf, Jacinta Salvarino venceu uma das categorias mais disputadas do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf 2025, a Sub14 Feminino. Na grande final levou a melhor sobre Analu Teixeira da Rosa (2ª), Maria Clara Borges (3ª) e Manu Morais (4ª).

Na Sub12, Guilherme Goulart se recupera na praia do Rosa e chega a liderança e Antonella Faust vence a Sub10 Feminino

O Campeão Imbitubense de Surf em 2024, na categoria Sub10, Guilherme Goulart, fez sua estreia em 2025 na Sub12, conquistando o vice-campeonato na primeira etapa em Itapiruba. Na praia do Rosa, ele vence e assume a liderança da categoria deixando Pedro Fischer em segundo, Kaleb Henrique (3º) e Cauã Pereira (4º).

E a campeão da Sub10 em 2024, Antonella Faust venceu no Rosa, mas a liderança da categoria ficou nas mãos de Lais de Souza Hahn que terminou a etapa no Rosa na segunda colocação. Além de Laís, Alíce Prudencio chegou na terceira colocação e Elisa Ueda na quarta posição.

André Zanini vence a 40+ de ponta a ponta, Felipe Souza a Soul Surf

Andre Zanini, o eterno ‘Zana Hickel’, fazendo graça na entrega da premiação da 40+. Foto: @angelopossenti /ASI.

André Zanini não disputou a primeira etapa do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf 2025, na praia de Itapiruba, mas chegou a praia do Rosa sedento por vitória, vencendo de ponta a ponta todas as baterias que disputou. Jorge Correa conseguiu a segunda colocação no Rosa, seguido por Moa Soares (3º) e Diego Limão (4º), e Riomar Rodrigues lidera a categoria.

Bruno Pereira, vencedor da 1ª etapa do Imbitubense de Surf 2025 na praia de Itapiruba, mantém a liderança da categoria Soul Surf, chegando na segunda colocação no Rosa, mesmo após a vitória de Felipe Souza nesta etapa. Além deles, Bruno Piemontez (3º) e Roman Mascarello (4º), compuseram a bateria final da categoria.

Ricardo Burigo é Campeão da Sub10 no Rosa e Arthur Henrique Costa a Sub08 Mista e agora ‘Tutu’ é líder das duas categorias

Ricardo Burigo venceu a sub10 da etapa da praia do Rosa com propriedade, alcançando um somatório de 11,25 pontos, contra 8 pontos de Nelson Akira Nagata. Junto com eles, Arthur ‘Tutu’ Henrique Costa (3º) e João Faust (4º). Com a vitória na Sub08 Mista e a segunda colocação na Sub10, ‘Tutu’ agora é Líder das duas categorias. Além dele, na Sub08 Mista, ‘Tutu’ venceu, Nicolas Nagata (2º), Gabriel Couto (3º) e Gabrielzinho do Surf (4º).

ASI: 40 anos de muito surf

A Associação de Surf Imbitubense, fundada em 30 de outubro de 1985, é a segunda associação de surf local de Santa Catarina a ser fundada, cinco anos após a fundação da Assoc. Surf Ingleses Santinho (ASIS), fundada em 1981, e cinco anos após a criação da Associação Catarinense de Surf (ACS), hoje a Fecasurf.

Nestes 40 anos de existência, a ASI realizou desde eventos locais – praticamente em todos os anos, e mesmo durante a Pandemia de Covid-19 -, etapas de circuitos estaduais, Sul Brasileiros, eventos nacionais e internacionais.

Alguns eventos realizados em Imbituba tendo a ASI a frente, o OP Pro Imbituba 94, etapas do Circuito Brasileiro Amador ainda nas décadas de 80 e 90, eventos Supersurf nos anos 2000, válidos como evento ‘Prime’ da World Surf League (WSL) ou divisão de acesso ao Mundial de Surf da 1ª divisão dos melhores surfistas do planeta, bem como os 7 anos de realização do Mundial de Surf da WSL, primeira divisão mundial, dando a praia da Vila o título de ‘Maracanã do surf nacional‘, além de eventos de ondas grandes, mais uma marca histórica de Imbituba a nível nacional e internacional.

Além disso, a ASI contribuiu exponencialmente para o crescimento do esporte em Imbituba, na preservação do meio ambiente, com ações das mais diversas. Ações comunitárias, como a reconstrução e reforma de alas da Casa de Repouso Imaculada Conceição, participação em limpezas e conservação de praias, bem como alçar atletas revelados pela entidade para o surf estadual e nacional.

South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

A segunda etapa do South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense é apresentado pela SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba, tem o patrocínio Máster da Eduardo Surf e Skate Shop, Oreganos Pizzaria, HS Consórcios, WN Nericke Consórcios, Trench Town, Evoke, Riukiu e Cerveja Imbé.

Conta também com o patrocínio da Mormaii, Fertisanta, Joalheria Eduardo, Castro’s Restaurante, Forauto, Farmácia do Trabalhador, Atomo, Manga Wax, Sicredi e Sul Norte. Conta com o apoio da Monster Energy, Posto Benedetta, Fisiolife, Boa Vista Imóveis, Tui Imbituba, Prime Bike, Surf e Skate Shop, O2 Com, Indios Car, Panamericana Calçados, Jet Pool, Marolinha, LA Cosméticos, Corpo e Arte Academia, Lanchonete Rosana, Surf Car, Adri Personaliza, Mini Kalzone, Irama, Uega, Rafa Perfumaria, Ecoduna, Aston, Fazenda do Rosa e Lola Restobar.

O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 conta com a cobertura da Waves.com.br, Surfemais.com.br, Impresso Catarinense e 89 FM Imbituba. A homologação é da Federação Catarinense de Surf e o apoio local é da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR), Ecosurf Imbituba e Surf Guru.

A decisão do South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 vai acontecer na praia da Vila, Imbituba, nos próximos dias 25 e 26 de outubro, quando a ASI vai comemorar junto com atletas, patrocinadores, apoiadores e público em geral seus 40 anos de fundação.

Ranking do South to South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 após 2ª etapa

Open

LUCAS COSTA 1.860 pts
JOÃO CARLOS ELY1.348 pts
RENARO HUBBE1.340 pts
RODRIGO COUTO1.280 pt

Sub16

ENZO VELASQUEZ 1.730  pts
LUCAS VELÁSQUEZ 1.530  pts
RODRIGO ACOM 1.470  pts
KEONI TRUZ 1.180  pt

Sub14

LUCAS VELÁSQUEZ 2.000 pts
PEDRO SOMMER1.720 pts
TOMER CARLOTTO1.340 pts
ARTHUR COSTA1.285 pt

Sub12

GUILHERME GOULART 1.860 pts
RAFAEL ACOM1.610 pts
CAUÃ MIGUEL PEREIRA1.280 pts
MYGUEL ANTUNES1.230 pts

Sub10

TUTU – ARTHUR HENRIQUE DA COSTA 1.590 pts
JOÃO FAUST1.340 pts
AUGUSTO TAVARES1.285 pts
ARTHUR MUNARI1.220 pts

Sub08 Mista

TUTU – ARTHUR HENRIQUE DA COSTA 1.860 pts
GABRIELZINHO DO SURF1.670 pts
ANTÔNIO FIGUEIREDO FRONZA1.340 pts
GABRIEL COUTO1.340 pts

Open Feminino

VICTÓRIA VALENZANO 🏆1.730 pts
LUIZA ROSA TEIXEIRA1.720 pts
ANDREZA BARCELOS1.225 pts
CATALINA MERCERE1.000 pts

Sub14 Feminino

JACINTA SILVARINO 🏆1.555 pts
ANALU TEIXEIRA DA ROSA1.470 pts
MALU PIRES1.470 pts
MARIA CLARA BORGES1.340 pts

Sub10 Feminino

LAÍS DE SOUZA HAHN 🏆1.590 pts
ANTONELLA PAES FAUST1.000 pts
MAYA SILVA1.000 pts
LIA FARIAS860 pts

40+

RIOMAR RODRIGUES 🏆1.555 pts
RODRIGO COUTO1.470 pts
BRUNO DE BONA PENKAL1.165 pts
FERNANDO ALVES1.120 pt

Soul Surf

BRUNO PEREIRA 🏆1.860 pts
BRUNO PIEMONTEZ1.460 pts
ISMAEL DA ROSA1.415 pts
JAISON PACHECO1.225 pts

Adaptados

LUCIANO NEM 🏆2.000 pts
FIDEL TEIXEIRA1.460 pts
MIGUEL JR1.415 pts
CLÁUDIO BRUM BUCKOWSKI1.280 pts

Para mais informações sobre baterias, ranking etc, é só clicar aqui no Surpro.com.br.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *