1 de novembro de 2024

11º DMLRP 2024: 700 quilos de lixo são recolhidos nas praias de Imbituba

0

A 11ª edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, organizado pelo Ecosurf Imbituba e Ecosurf SC, aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro e conseguiu coletar mais de 700 kg de lixo em nove praias e duas lagoas em Imbituba. 182 voluntários participaram da ação, por mais de 11 quilômetros percorridos de praias e um dos grandes vilões este ano, novamente, foram os plásticos

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2024 (DMLRP), organizado pelo Ecosurf Imbituba e Ecosurf SC, aconteceu pela 11ª primeira vez em Imbituba, e já é considerado um evento consagrado na cidade onde são reunidos dados para processar a quantidade lixo que chegam as praias, rios e lagoas. Desde seu início, a cada ano, mais e mais pessoas se voluntariam para ajudar nesta ação.

Nove praias e duas lagoas em Imbituba tiveram seus dados anotados, os quais serão incluídos na contagem estadual e nacional do Ecosurf, para se aferir estimativas de quantidades totais e se houve aumento ano a ano, bem como propor políticas públicas para combater o lixos nestes locais.

Assim como em outros anos, a galera não decepcionou. Foto: Ecosurf/Imbituba.

Amanda Suita, responsável pelo @EcosurfSC e Ecosurf Imbituba, considerada uma guerreira na organização destas limpezas, comentou e agradeceu a ação, “Gratidão a todos os parceiros, coordenadores, voluntários que auxiliaram na divulgação e através da cidadania científica ajudaram a despoluir e monitorar resíduos em trechos de praias e beira de lagoas de Imbituba. Essa campanha só é possível com união de todos“.

Sobre a obtenção dos dados, Amanda também comentou, “Os dados serão encaminhados para o International Coastal Cleanup da @oceanconservancy. Essa ação está integrada a @red_proplayas e também faz parte do ODS na prática, através da nossa participação como signatário do @movimentoodssc do Comitê de Tubarão“.

Mais de 700 kg recolhidos em Imbituba: Pontas de cigarro e plástico são os mais numerosos

O relatório de 11º DMLRP mostrou que mais de 700 quilos de lixo puderam ser recolhidos nas praias e lagoas em que a ação ocorreu. 182 voluntários ajudaram na limpeza, e a praia da Vila, em Imbituba, foi onde se recolheu mais lixo por quantidade de resíduos. Na sequencia o Porto da Vila, na lagoa Mirim e praia do Porto. As pontas de cigarro ainda são recolhidos em maior quantidade nestes locais, cerca de 2.567 unidades contabilizadas.

Todo os mais de 700 quilos de lixo recolhidos foram destinados pela Secretaria de Infraestrutura da cidade, e encaminhados para a Cooperativa de Material Reciclável de Imbituba (Cooperzimba). Os eletrônicos recolhidos, como pilhas e bateria, foram repassados para o Programa Penso, Logo Existo, através de um convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina.

Para saber mais sobre as ações do Ecosurf é só clicar aqui.

Parceiros do 11º DMLRP 2024

Relatório DMLRP

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *