7 de julho de 2026

Abraço em defesa da APA da Baleia Franca mobiliza cidades do sul catarinense neste domingo em Imbituba

0

Moradores, pescadores, pesquisadores, surfistas, ambientalistas e representantes da sociedade civil promovem neste domingo, 12 de julho, às 9 horas da manhã, um grande Abraço em Defesa da APA da Baleia Franca, na Praia do Rosa Sul, em Imbituba (SC)

A mobilização agendada para domingo (12) é uma manifestação pacífica em defesa da manutenção da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, diante da tramitação em ‘regime de urgência’ do Projeto de Lei nº 849/2025, que propõe reduzir a área terrestre da unidade de conservação federal.

Tal medida adotada por votação pela Câmara dos Deputados no Congresso Federal, visa acelerar a tramitação do PL sem a necessidade de passar pelas comissões, como Constituição e Justiça, Meio Ambiente e Temática, por exemplo. A manifestação contrária de diversos órgãos ambientais e até governamentais com a medida causou uma polêmica que já atinge todo o país, com entidades emitindo notas contrárias a decisão.

Mobilização nas redes sociais gera expectativa de grande público no domingo

O ato busca reunir pessoas de diferentes segmentos da sociedade para demonstrar que a proteção do litoral catarinense ultrapassa questões ambientais. A APA da Baleia Franca abriga ecossistemas fundamentais, como dunas, restingas, lagoas, manguezais, costões rochosos e remanescentes de Mata Atlântica, além de proteger a região que, todos os anos, recebe as baleias-francas para reprodução e criação de seus filhotes.

Pelas postagens nas redes sociais, feitas até por artistas, como Marcos Palmeira, e em grupos do Whatsapp, a discussão pela manutenção da APA da Baleia Franca é visível. Até o coordenador do curso de oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos maiores oceanógrafos no planeta e integrante da equipe internacional do derretimento das geleiras do planeta, Paulo Horta, deixou sua mensagem nas redes sociais.   

Para os organizadores, o abraço simboliza a união da comunidade em defesa de um patrimônio natural, cultural, científico e econômico que beneficia toda a região sul de Santa Catarina. A iniciativa também pretende chamar a atenção para a importância da conservação ambiental e incentivar a participação popular nas discussões sobre o futuro da unidade de conservação.

Serviço do evento:

Evento: Abraço em Defesa da APA da Baleia Franca
Data: Domingo, 12 de julho
Horário: 9h
Local: Praia do Rosa Sul – Imbituba (SC).

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *