CBSk anuncia em Curitiba (PR) convocados para Seleção Brasileira de Park para as Olimpíadas e com imbitubense na equipe
6 catarinenses estão confirmados, inclusive, o imbitubense Gustavo Picaski como estreante. Foram anunciados os oito convocados para a Seleção Brasileira de Skateboarding a partir da seletiva de Park, que aconteceu em Curitiba (PR), entre os dias 22 e 26 de abril. O evento reuniu 27 skatistas estabelecendo um ciclo importante para a ampliação de oportunidades e o fortalecimento do Skateboarding brasileiro

Oficialmente Gustavo faz parte do time olímpico brasileiro,
Após dias intensos de sessões de treino, simulados de competição e avaliações abrangendo aspectos técnicos, físicos e comportamentais, a comissão técnica da Seleção Brasileira de Skateboarding analisou todos os dados coletados e concluiu o processo seletivo. Agora, a Seleção de Park conta com um total de 20 nomes para 2025 – os seis skatistas que representaram o Brasil em Paris 2024 e também aqueles que estão no top 30 do ranking Mundial já haviam sido anunciados.
Entre as meninas, duas das escolhidas integram a Seleção Brasileira Júnior: Fernanda Galdino (2024 e 2025) e Helena Laurino (2023, 2024 e 2025). Além delas, as estreantes serão as irmãs gêmeas Flavia Tsuki Haraguchi e Mirella Hoshi Haraguchi. No masculino, há três nomes com passagem pela Seleção Júnior: Gui Khury (2022 e 2023), Dan Sabino (2023, 2024 e 2025) e Pedro Vita (2024 e 2025). O estreante será Gustavo Picaski.
“A gente conclui esse primeiro ciclo de seletivas com a escolha de mais oito nomes para o Park. São skatistas de grande potencial, a maioria com passagem pela Seleção Júnior e um deles já consolidado na cena internacional do Vert, que é o Gui Khury, com um título recente em um evento importante do Park. Vamos seguir trabalhando cada vez mais, agora com um total de 34 skatistas, entre Park e Street, que terão acesso a toda a estrutura da Seleção Brasileira. Queria agradecer a participação de todos os nomes que estiveram na seletiva e ao mesmo tempo dizer que seguimos atentos a eles e a outros nomes que possam surgir. A ideia é seguir trabalhando para ampliar oportunidades, assim como aconteceu nessas duas seletivas históricas”, destaca Eduardo Dias, presidente da CBSk.
A Seleção Brasileira de Park ainda conta com Augusto Akio (bronze em Paris 2024), Pedro Barros (prata em Tóquio 2020), Luigi Cini, Raicca Ventura, Dora Varella e Isadora Pacheco, todos nomes que estiveram nas Olimpíadas de 2024. Além de Kalani Konig, Pedro Quintas, Pedro Carvalho, Luiz Francisco, Yndiara Asp e Fernanda Tonissi, skatistas que estão no top 30 do ranking Mundial.
Confira a Seleção Brasileira de Park para 2025
Feminino
Raicca Ventura – 08/03/2007 – Santo André (SP)
Dora Varella – 31/07/2001 – São Paulo (SP)
Isadora Pacheco – 29/03/2005 – Florianópolis (SC)
Yndiara Asp – 19/10/1997 – Florianópolis (SC)
Fernanda Tonissi – 28/10/2006 – São Paulo (SP)
Helena Laurino – 30/03/2012 – São Paulo (SP)
Fernanda Galdino – 24/10/2010 – São Paulo (SP)
Flavia Tsuki Haraguchi – 05/06/2011 – Curitiba (PR)
Mirella Hoshi Haraguchi – 05/06/2011 – Curitiba (PR

Masculino
Augusto Akio – 12/12/2000 – Curitiba (PR)
Pedro Barros – 16/03/1995 – Florianópolis (SC)
Luigi Cini – 20/06/2002 – Curitiba (PR)
Kalani Konig – 10/06/2007 – Florianópolis (SC)
Pedro Quintas – 13/05/2002 – São Paulo (SP)
Pedro Carvalho – 29/04/2005 – Florianópolis (SC)
Luiz Francisco – 24/07/2000 – Lorena (SP)
Dan Sabino – 13/06/2008 – São Bernardo do Campo (SP)
Gui Khury – 18/12/2008 – Curitiba (PR)
Gustavo Picaski – 13/03/2003 – Imbituba (SC)
Pedro Vita – 29/01/2010 – Rio de Janeiro (RJ)
Imbitubense nas Olimpíadas: Esforço e determinação

Gustavo Picaski será o primeiro imbitubense a representar seu país na categoria skate park nos Jogos Olímpicos de Verão, que acontecerá Los Angeles (EUA), entre os dias 14 a 30 de julho de 2028. Em um ano recheado de emoções, recentemente ele chegou a final da categoria Park no STU Nacional, em Criciuma.
Em uma carreira recheada de emoções e altos e baixos, ele agora faz parte da Seleção Brasileira de Skateboarding para a disputa das Olímpiadas, conquista premiada após tanta dedicação. Os títulos conquistados nos últimos anos o credenciaram a chegar nesse nível.
Segundo Gustavo ao Surfemais, “To sem palavras pra descrever o que tá acontecendo, é um sonho se realizando, só quem tá perto, teve sempre junto, sabe a luta que foi para chegar aqui, conquistar isso. É muito gratificante e to muito feliz (rs), muito mesmo, realmente ainda não caiu a ficha, to um pouco em choque ainda com a adrena super alta e sorriso de orelha a orelha!“.
“Agora é buscar, continuar evoluindo, melhorando, indo atraz dos objetivos, se dedicando e focando ainda mais, porque foi uma conquista e tanto, agora fazendo parte da seleção. mas tem muito trabalho ainda a se fazer, e bora com muita humildade, dando o meu melhor sempre no skate, buscando melhorar mais, dando um role cada vez mais pesado, junto com todo suporte e comissão técnica que vou ter agora. Obrigado ao Surfemais pela oportunidade desta entrevista, tamo junto, demais, to até sem palavras, real, mas é isso!!“, concluiu Gustavo.
Seletivas classificatórias para a Seleção Brasileira
Pela primeira vez na história, a CBSk promoveu seletivas para a composição de parte da Seleção Brasileira de Skateboarding. Os skatistas foram convidados para as seletivas com base em uma análise ampla da comissão técnica, buscando oferecer um caminho de entrada na Seleção aos atletas que não estiveram nos Jogos de Paris 2024, não estão entre os top 30 do mundo ou ainda não figuram no ranking mundial. A relação é formada por nomes que já integraram a Seleção, skatistas que já fizeram ou fazem parte da Seleção Júnior e outros talentos da nova geração (clique aqui e confira os critérios de convocação).
Ao longo de cinco dias, as seletivas simularam dinâmicas de treino e competição e aspectos técnicos, físicos e comportamentais foram analisados e serviram de base para a definição dos quatro nomes selecionados por modalidade e categoria. Além da presença da comissão técnica da Seleção Brasileira, uma equipe de arbitragem da CBSk também esteve nas seletivas para o simulado de competição.
No Street, a dinâmica reuniu um total de 22 skatistas – 11 no masculino e 11 no feminino –, na Praça Duó, no Rio de Janeiro (RJ), entre 1 e 5 de abril. No Park, a seletiva contou com 27 skatistas – 15 no masculino e 12 no feminino. Os trabalhos foram realizados de 22 a 26 de abril, em Curitiba (PR), no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8) do Complexo Esportivo Tarumã e no Love City Skate & Food Park.
No total, as duas seletivas abriram 16 vagas – oito por modalidade e quatro por categoria – para a Seleção Brasileira, que já reunia 18 nomes (clique aqui e veja a relação). Assim, a formação final para 2025 contemplará 34 skatistas.
Comissão técnica da Seleção Brasileira de Skateboarding
A comissão técnica da Seleção Brasileira Principal é formada por Bernardo Villano (gerente de Seleções), Edgard Pereira Vovô (consultor técnico Park), Miguel Zaffari Catarina (consultor técnico Park), Rogério Manosa Mancha (consultor técnico Street), Allan Mesquita (consultor técnico Park Júnior), Fábio Castilho (consultor técnico Street Júnior) Julio Gentil da Cruz Detefon (coordenador técnico Park e Street), Ana Cláudia Rodrigues (assessora técnica), Mauricio Zenaide (médico) e Alison Paz (fisioterapeuta).
Circuito Mundial de 2025
A World Skate anunciou a realização de cinco eventos para 2025: dois para o Park e três para o Street. O Circuito Mundial passará pela Itália, Estados Unidos e Japão.
Park
Ostia (ITA) – 1 a 8 de junho
Washington (EUA) – 19 a 26 de setembro – Campeonato Mundial
Street
Roma (ITA) – 8 a 15 de junho
Washington (EUA) – 21 a 28 de setembro – Campeonato Mundial
Kitakyushu (JAP) – 23 a 30 de novembro
Fonte: CBSK