25 de junho de 2024

Confederação Brasileira de Surf emite nota sobre julgamento no Surf Ranch

0

Na noite desta quarta feira (31), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) emitiu uma nota sobre os fatos que polemizaram logo após a 6ª etapa do Mundial de Surf da WSL, o Surf Ranck Pro 2023

A CBSurf – Confederação Brasileira de Surf -, presidida pelo ex-top do Mundial de Surf, Flavio Teco Padaratz , que também é Bi-Campeão da segunda divisão mundial de surf, emitiu na noite desta quarta feira (31) uma nota em que se solidariza com todos os atletas da WSL, principalmente, e em destaque, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira.

Também destaca o trabalho que vem sendo feito pela CBSurf, quando foram implantados ‘alguns métodos e processos para que as notas dadas traduzissem fielmente os desempenhos dos(as) atletas nas baterias‘, segundo a nota. Também destacou que repudia ‘com toda a nossa energia qualquer tipo de retaliação dirigida aos atletas estrangeiros, de qualquer nacionalidade! Eles estão nos campeonatos trilhando exatamente a mesma jornada, a mesma estrada dos atletas competidores brasileiros’

Segue abaixo a nota na íntegra:

Sobre o ocorrido no Surf Ranch Pro.

1. A CBSurf, Confederação Brasileira de Surf, vem à público registrar a sua total indignação em relação às notas dadas aos atletas brasileiros @gabrielmedina e @italoferreira na etapa do Circuito Mundial durante o Surf Ranch Pro! A comunidade brasileira do surf e boa parte da comunidade internacional sabe que não é a primeira vez que isso acontece de maneira acintosa, mas nesse domingo no Surf Ranch Pro o corpo de juízes ultrapassou todos os limites do potencial de prejuízo que a subjetividade do julgamento muitas vezes impõe.

2. Desde que assumimos a gestão da CBSurf, no início de 2022, implantamos alguns métodos e processos para que as notas dadas traduzissem fielmente os desempenhos dos(as) atletas nas baterias. Câmeras exclusivas para cada competidor, 02 head judges, um técnico e um conceitual, canal permanente, aberto e transparente entre os(as) atletas e a comissão técnica sobre critérios de manobras/desempenho X notas…. e outras iniciativas, sempre com o objetivo de proporcionar um ambiente competitivo justo e de alta qualidade técnica pra todos os competidores.

3. Repudiamos com toda a nossa energia qualquer tipo de retaliação dirigida aos atletas estrangeiros, de qualquer nacionalidade! Eles estão nos campeonatos trilhando exatamente a mesma jornada, a mesma estrada dos atletas competidores brasileiros. Os atletas competidores de outras nacionalidades devem sempre receber toda a atenção, carinho e admiração dos brasileiros no exterior, e principalmente, quando estiverem no Brasil!

📸 Italo Ferreira – Pat Nolan
📸 Gabriel Medina – Aaron Hughes

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *