19 de maio de 2024

DIA HISTÓRICO: SC DIZ ‘NÃO’ A EXPLORAÇÃO DE XISTO

0

Aprovado pelos Deputados Estaduais nesta semana na Assembléia Legislativa de SC, a proibição de extração de minério e gás de xisto no Planalto Norte do estado.

No mês de junho, enquanto se comemorava o dia mundial do meio ambiente, membros das bancadas do PT, MDB, PSDB, PDT e PSL criticaram a exploração do xisto em território barriga-verde durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa.

São 50 mil hectares para fazer esta exploração que é altamente tóxica, acontece de 30 a 60 metros de profundidade, mas cria fissuras nas rochas e pode contaminar o Aquífero Guarani, mesmo que façam a extração (sem contaminar), ao devolver a rocha ao solo, ela leva junto a contaminação, são mais de 200 solventes”, alertou Deputado Fabiano da Luz.

Uma das nascentes do Rio Itajaí é em Papanduva”, lembrou outro Deputado Estadual, Ricardo Alba, que questionou, no caso de liberação da exploração, como será feito o armazenamento dos rejeitos e defendeu a proibição de barragens com alteamento a montante, similar a de Brumadinho (MG).

Tenho recebido pedido de amigos e lideranças e acompanho teu pensamento de impedir a ação exploratória, os benefícios não compensam os prejuízos”, avaliou a Deputada Paulinha.

Me reuni com lideranças do Planalto Norte, eles têm razão, foi pedido a mim que lutasse junto à comunidade para que seja proibida essa extração, a população está preocupadíssima temendo os impactos ambientais que a região pode sofrer”, relatou Ada de Luca de uma das principais bancadas de Santa Catarina.

Deputados Estaduais aprovam proibição a extração de xisto em SC

Uma semana histórica para SC que marca a preocupação de toda a população do município de Papanduva, e mais 23 municípios que envolvem a recente descoberta feita por americanos da chamada ‘bacias do xisto’, que ainda se estende por mais 12 estados do Brasil, numa área total de mais de 168 mil quilômetros quadrados de exploração. A decisão catarinense agora será levada até Brasília, para servir de espelho para os outros estados que receberam este ‘presente’ de grego.


About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *