20 de junho de 2024

Grandes manobras e disputas acirradas marcam o primeiro dia do Dream Tour Floripa

0

48 atletas da categoria masculina caíram no mar da Praia Mole, com 24 conquistando vaga para a próxima fase da competição e disputa do feminino está prevista para ocorrer a partir de sexta-feira

Mateus Herdy. Foto: David Castro

Nesta quarta-feira (30/08) teve início o Corona Dream Tour Floripa apresentado por Shell, competição que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e está na sua 3ª etapa. A disputa é realizada na Praia Mole, um dos templos do surfe brasileiro, e apesar do tempo começar nublado, com uma certa garoa, o dia foi de grandes ondas e disputas, e com o sol aparecendo mais tarde.

Apenas os homens foram ao mar nesse primeiro dia de campeonato. A primeira chamada ocorreu logo cedo, às 7h30, mas a bateria só foi ter início na segunda chamada, depois de 45 minutos. Foram para a água 48 atletas no Round 1, com 24 surfistas conquistando a classificação para o Round 2, que será realizado na quinta-feira juntamente com as outras quatro baterias restantes do Round 1. A disputa das mulheres está prevista para ter início na sexta-feira.

Destaque para os atletas Igor Moraes, Cauã Costa e Mateus Herdy. Igor, que competiu na bateria 5, teve por boa parte do dia a melhor nota em uma onda, quando com um aéreo fez 9.17. A bela atuação só foi batida na bateria 11, quando Cauã Costa quebrou tudo com a maior somatória do dia: em uma onda tirou 9.27 e em outra 9.47.

Eu vi que seria uma onda rápida, então optei por dar um aéreo. Eu até podia mandar duas manobras, como uma rasgada e uma batida, mas eu treino para isso. Arrisquei tudo logo no começo da bateria e deu certo. Essa nota dá uma certa confiança e estou aqui só me divertindo, pois o resto do trabalho já foi feito com o treinamento. Agora é aproveitar!”, disse Igor Moraes, atleta que compete pelo estado de São Paulo.

Cauã Costa. Foto: David Castro.

Estou muito feliz de chegar na Praia Mole e ser recebido assim, com notas tão expressivas. Fiquei amarradão. E agora é focar para a próxima bateria. Todo atleta quer melhorar sempre e espero ser abençoado novamente com boas ondas”, falou Cauã Costa, que teve as melhores notas do dia.

Já Mateus Herdy, atleta local e que participa do Corona Dream Tour Floripa apresentado por Shell com Wild Card, venceu sua bateria e também empolgou a galera que marcou presença na Praia Mole principalmente no período da tarde, junto com o sol. Ele se destacou com suas manobras aéreas.

Gostei bastante da minha performance. Fui feliz nas manobras e as ondas estavam bem boas, melhor do que eu esperava. O vento estava muito bom para aéreo e eu só deixei levar e as coisas foram acontecendo”, falou Herdy, que completou abordando sobre o fato de competir em casa. “Sensação bem diferente, estar com os seus amigos, família e em um lugar onde está acostumado. Acho que é uma vantagem a mais e muito legal também”.

Janela segue até dia 07 de setembro e no sábado tem o Surf Dog

A janela do campeonato tem um prazo de 9 dias e vai até 7 de setembro, mas pode ser finalizada em 5 dias. O objetivo deste período é ter um tempo maior para realizar as baterias nas melhores condições de ondas possíveis, sempre analisando as previsões para todos os períodos.

No sábado (02/09) está prevista uma apresentação especial no Corona Dream Tour Floripa apresentado por Shell, o Surf Dog, modalidade onde o tutor surfa com o cão, preservando sempre a segurança e o bem-estar do seu melhor amigo.

Maya e Parafina, dois ícones do Surf Dog, terão a companhia de Dakota – matriz da primeira escola de Cães Guia do Brasil, Helen Keller, fundada na própria Praia Mole em 1998. Serão 30 minutos de apresentação. Dakota presta assistência no Hospital Infantil Joana de Gusmão e na data crianças que são atendidas na pediatria do hospital prestigiarão toda a competição.

O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte. 

Para saber tudo sobre o Dream Tour 2023 siga @dreamtoursurf no Instagram. 

Fonte: Esporte&Negócio  – @esporteenegocio 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *