23 de fevereiro de 2024

Especial Imbituba: Um pedaço da ‘Califórnia Brasileira’

1

Surfemais apresenta as praias para surf e outros esportes em Imbituba e região. Começamos pela praia Vermelha, lá no extremo norte de Imbituba. E aos poucos vamos contando um pouco das histórias e das ondas de outras praias pelo litoral de SC

Chegada a Praia Vermelha. Foto: Eduardo Rosa

Quem sabe esta seja a praia mais nova que veio a ser revelada para turistas e moradores, entre Imbituba e Garopaba, mas foi uma das primeiras a serem descobertas pelo surf na região. Ainda na década de 60, quando as famílias gaúchas já aportavam por aqui atrás das excelentes ondas de Imbituba e Garopaba, os Gerdau e os Johanpeter, junto com a família Sefton, adquiriram boa parte das terras naquelas bandas.

Desde aquela época, seu acesso foi preservado apenas por trilhas, ou pelas residências recém construídas em cima do morro central no local. Durante décadas, poucos ouviram falar desta praia, apenas visitantes ilustres e convidados pelas famílias apareciam para sentir sua ‘vibe’. Alguns chegavam até de helicóptero para desfrutar de sua beleza e suas ondas.

Para alguns, e pela sua – de certa forma – curta extensão, a praia parece hoje, uma mini praia do Rosa lá nos anos 70 e 80, quando poucos acessos chegavam até a beira do mar. Quem acaba conhecendo ela, prefere que ela permaneça assim, sem acessos ou mais casas. É uma área de preservação sensível, e pescadores já frequentam e usufruem dela há décadas, onde alguns poucos ranchos de pesca contrastam com a beleza pouco vista hoje em nosso litoral.

‘Donos da praia’: Quando a Vermelha foi proibida de ser frequentada

A vista de chegada a praia Vermelha é algo surreal. Nada se compara. Lembra uma mini Rosa de antigamente, que poucos conheceram. Foto: Eduardo Rosa

Houve um tempo, há algumas décadas atrás, em que os acessos foram fechados por quem se dizia ‘dono da praia’, e nem pescadores puderam adentra-la mais. Nativos, os pescadores viram seu ganha pão ser suspenso por alguns meses, procuraram a justiça e os meios de comunicação, e no fim ficou decidido o que já se sabia, que praia é um bem público, o todos os acessos foram reestabelecidos e humanizados, por decisão judicial.

Um lugar mágico e com algumas das melhores e mais bem preservadas ondas de Imbituba e região. Antigamente, surfar na Vermelha era ter um troféu a mais na prateleira das boas lembranças, e ter muita história pra contar. Além do que, muitos moradores ou turistas nem sabem que ela existe, ou mesmo, que está dentro dos limites territoriais de Imbituba.

Sem influencia humana: Contraste visual e excelentes ondas

Houve um tempo em que todas as praias do litoral tinham ondas excelentes. A praia Vermelha não deixa mentir. Foto: Guia Praias de SC.

A bancada de areia da Praia Vermelha pouco se move durante as grandes ressacas que ela recebe. As ondas, quase sempre, vão estar boas ou excelentes para surfar. Uma praia protegida de qualquer influência humana direta, não poderia ser diferente. Olhando de dentro d’água o visual é surreal, com tanto verde contrastando com o branco das areias.

Apesar de ser um pouco mais virada para leste, ondulações de Sul e Sudeste fazem o meio e o canto norte da praia serem abraçadas por direitas bem formadas, mas não tão longas. Já as ondulações de leste, ah, estas brindam qualquer um que queira cruzar suas trilhas lindas e de fácil acesso. A variedade de ondas e manobras nestes dias é para nunca mais esquecer.

De 5 a 7 pés de tamanho – de 1 a 2 metros – ela segura bem as ondulações que chegam. Não intimida ninguém, pois um canal em cada lado da praia facilita a entrada. O vento sul é o mais certo para pegar qualquer condição lá, mas com nordeste fraco a moderado, cai bem com seus tubos de direita, expressos vivos e carregados de muita energia e emoção.

Dois acessos: Duas formas para chegar ao paraíso

Vale cada passo pela trilha, cada deslumbre com o visual até chegar lá, para surfar suas ondas. Os acessos, que são dois, um pela praia do Rosa Norte, e outro pela praia do Ouvidor, nos remetem a outro mundo que não estamos mais acostumados. Uma pérola encravada bem nos limites de Imbituba e Garopaba.

About Author

1 thought on “Especial Imbituba: Um pedaço da ‘Califórnia Brasileira’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *