Incêndio atinge região dos butiazais da Ribanceira, em Imbituba
Em mais um episódio na região da Ribanceira e praia D’Água, desastre devasta mais uma grande área de preservação em Imbituba, onde vegetação nativa, animais e butiazais convivem em uma área de proteção e acende o alerta que o incêndio tenha sido criminoso

Área degrada pelo incêndio na região dos butiazais da Ribanceira, em Imbituba. Foto: Redes sociais.
No último sábado (15), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de butiazeiros na região da Ribanceira, em Imbituba, causando danos significativos à vegetação local. O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente e conseguiu conter as chamas, mas o impacto ambiental já estava feito. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, e relatos de populares apontam para a possibilidade de ação criminosa, embora essa informação não tenha sido oficialmente confirmada.
Esse triste episódio reforça a necessidade de proteção dos butiazais, ecossistemas preciosos que abrigam uma rica biodiversidade e desempenham um papel essencial na preservação dos solos e na manutenção do equilíbrio ambiental. O butiazeiro, além de sua beleza singular, tem grande importância ecológica e cultural, sendo uma espécie nativa que resiste ao tempo e sustenta diversas formas de vida.
Para muitos, a especulação imobiliária pode ter relação direta com o diversos incêndios que vem ocorrendo da região nos últimos anos, e a ideia é descaracterizar a área de sua forma original, tentando transforma-la e área desmatada. Nesta semana, diversas entidades e moradores se manifestaram nas redes sociais, exigindo uma solução permanente para esta delicada situação. Comunidade já planeja se organizar para uma grande manifestação em proteção aos butiazais da Ribanceira.
A destruição dessas áreas não apenas compromete a fauna e a flora locais, mas também ameaça o patrimônio natural de Imbituba, um município privilegiado por suas paisagens exuberantes. Para muitos, que esse incêndio sirva como um alerta para a necessidade de conscientização e fiscalização, garantindo que futuras gerações possam continuar desfrutando da riqueza dos butiazais. A natureza é um bem coletivo, e protegê-la é um dever de todos.
Incêncio em mais 50 mil metros quadrados

Este incêndio de grandes proporções atingiu uma área de butiazeiros localizada na estrada de acesso à praia do bairro Ribanceira, em Imbituba, na tarde do último sábado (15), por volta das 14h30. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter as chamas, mas a vegetação sofreu danos significativos.
Segundo o Corpo de bombeiros, o fogo consumiu uma área aberta de, aproximadamente, 50.000 m² de vegetação. As circunstâncias do incêndio ainda estão sendo investigadas. Foram utilizados 4.000 litros de água para conter as chamas, além de sopradores e batedores. Os oficiais levaram, aproximadamente, três horas para apagar as chamas por completo.