19 de maio de 2024

Mathias Ramos comanda show de aéreos no CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas

0

O cearense ganhou a maior nota da Taça Brasil 2023 e fez o maior placar da quarta-feira na Praia do Borete, em Ipojuca, Pernambuco

Mathias Ramos. Foto: Taça Brasil__damangar.

O cearense Mathias Ramos comandou o show de aéreos da quarta-feira nas ondas da Praia do Borete e fez os recordes do terceiro dia do CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas em Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco. Ele acertou um full rotation de backside incrível, que recebeu nota 9,70 na bateria que o campeão da Taça Brasil 2022, Cauã Costa, foi eliminado.

Na quarta-feira, estrearam os principais cabeças de chave do evento nas 24 baterias da terceira fase e os 48 classificados vão se enfrentar na última rodada de confrontos formados por quatro competidores, que começa às 8h00 na quinta-feira, ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

          Depois, será iniciada a competição feminina, a partir das 12h00, com as 40 participantes estreando nas 12 baterias da primeira fase do CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas. A pernambucana Monik Santos foi a campeã no ranking da Taça Brasil do ano passado.

Ela é de Ipojuca e vai começar a defender o título na sétima bateria, contra as paulistas Naire Marquez e Aurora Ribeiro. Surfistas de 10 estados do país se inscreveram nesta primeira etapa da divisão de acesso da Confederação Brasileira de Surf, que vai classificar 7 surfistas para completar o grupo das 23 integrantes da elite do Dream Tour 2024.

          O estado de São Paulo comparece com a maioria de concorrentes ao título feminino em Ipojuca. São 10 paulistas, com a campeã brasileira Julia Santos estreando na primeira bateria. O segundo maior pelotão é do Ceará, com 7 representantes, seguido pelo Rio de Janeiro com 6, Paraná e Santa Catarina com 4 inscritas, Paraíba com 3, Pernambuco com as irmãs Monik e Nicole Santos, Bahia também com 2 e Rio Grande do Norte e Espírito Santo com 1 participante estreando nesta sexta-feira nas ondas da Praia do Borete.

          Na categoria masculina, o CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas começou com 185 surfistas de 14 estados do país na segunda-feira. Após três rodadas de 24 baterias, ficaram 48 representantes de 10 estados, com o Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Sergipe e Pará, saindo da briga do título. Na quarta-feira a situação se inverteu e o Ceará ultrapassou São Paulo, conquistando a maioria das vagas para a quarta fase, 14 com 9 vitórias nas 24 baterias.

Cearenses em peso

Israel Junior. Foto: Taça Brasil_Damangar

Os cearenses agora são maioria entre os 48 concorrentes ao título em Ipojuca e só 5 foram eliminados na terceira fase. Os paulistas começaram o dia com 22 e apenas 9 se classificaram. Os outros estados que continuam com surfistas disputando a primeira etapa da Taça Brasil 2023, são Santa Catarina com 7 competidores na quarta fase, Pernambuco com 5, Rio Grande do Norte com 4, Paraíba com 3, Bahia e Paraná com 2 e Rio de Janeiro e Alagoas com somente 1 surfista passando baterias na quarta-feira.

          Os cearenses realmente comandaram o show de aéreos nas esquerdas e direitas formando rampas perfeitas para voar na Praia do Borete. Rafael Venuto conseguiu a primeira nota excelente do dia, 8,33 na oitava bateria. Depois, tiveram duas dobradinhas cearenses, do Lucas Bezerra e Pedro Rian na 11.a bateria e do Mathias Ramos e Marcos Alves TT na 17.a, quando os dois barraram o campeão da Taça Brasil em 2022, Cauã Costa, que vinha sendo o grande destaque do campeonato e era o recordista absoluto nas ondas do Borete.

Melhor onda do dia

Cauã era o favorito, mas Mathias Ramos já largou na frente com 6,67 na primeira onda e 6,17 na segunda. Cauã ficou arriscando os aéreos, mas sem conseguir aterrissar e Marcos Alves reforçou o segundo lugar com o 6,23 da sua quinta onda. Mathias então acha uma esquerda, já sai acelerando procurando a rampa e decola num voo muito alto, completa o full-rotation de backside e aterrissa com perfeição. Um dos cinco juízes dá nota 10 para ele e a média fica em 9,70, a maior do CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas.

          Cauã Costa ainda manda uma combinação de duas pancadas muito fortes de backside numa esquerda, com a nota 6,87 recebida o colocando em segundo na bateria. Mas, Marcos Alves TT surfa outra onda e ganha 4,80, que foi suficiente para superar o campeão da Taça Brasil, por 11,03 a 10,94 pontos. Mathias Ramos termina a bateria com os recordes do dia, nota 9,70 e 16,37 pontos, quase ultrapassando os 16,83 do Cauã na terça-feira.

Local de Ipojuca, Luel Felipe é superado por Mathias Ramos

Até Mathias Ramos dar esse show, o recordista do dia era o local de Ipojuca e vice-campeão da Taça Brasil em 2022, Luel Felipe. O pernambucano estreou na 13.a bateria e destruiu as primeiras ondas que surfou no CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas, já totalizando 16,17 pontos com notas 8,50 e 7,67. Luel conseguiu a segunda das três vitórias de Pernambuco na terceira fase. As outras foram conquistadas por Luan Ferreyra e Douglas Silva.

          Quem também estreou com vitória nas ondas da Praia do Borete, foi o atual campeão brasileiro, Israel Junior. O potiguar de Baía Formosa, venceu a 19.a bateria por 14,00 pontos, também usando os aéreos como outro surfista do Rio Grande do Norte que também brilhou na bateria que fechou a quarta-feira. Mateus Sena foi mais um dos protagonistas do show de aéreos, acertando um que valeu 8,23 para fazer o terceiro maior placar do dia, 15,73 pontos. Esse somatório só ficou abaixo dos 16,17 do Luel Felipe e dos 16,37 do Mathias Ramos.

          O CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas está sendo realizado com patrocínio da Maresia e da Prefeitura do Ipojuca, contando também com o apoio do Bar do Marcão, Fu-Wax, Surfland, Pousada Maresia e da Federação Pernambucana de Surf na realização do evento junto com a Confederação Brasileira de surf. A competição está sendo transmitida ao vivo desde segunda-feira até as finais no domingo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

Fonte: Cláudio Damangar – Assessoria de Imprensa da CBSURF

JBC Notícias e Assessoria – João Carvalho

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *