3 de março de 2024

Surf Talentos tem início na praia Mole

0

Evento tem início com ações socioambientais e participação da Marco Polo Surf Escola. Saiba como assistir ao vivo

Apresentado pela Rede Mini Kalzone, o Circuito da Swell Eventos foca em contribuir para a formação cidadã e esportiva da Categoria de Base brasileira, principalmente diante do envolvimento da Oceano Surfwear, uma empresa com uma enorme responsabilidade socioambiental.

Nesta terceira etapa, a Prefeitura de Florianópolis e a FECASURF (Federação Catarinense de Surf) também chegam junto, acreditando neste trabalho, que apresenta ótimos resultados e serve como um grande exemplo. Keep The Ocean Blue nas Escolas Nesta sexta-feira (04), a equipe do Projeto Keep The Ocean Blue visitou a escola local para transmitir a mensagem do esporte e da conservação ambiental.

Os Atletas da Equipe Oceano Surfwear Hediéferson Junior, Luiz Mendes e Ana Luiza Romão uniram-se ao Fotógrafo Márcio David e ao Biólogo Reinaldo Jaeger para passar aos alunos do 3ª ano do ensino básico da escola EBM NEIM Retiro da Lagoa a importância da preservação dos oceanos e as atitudes que podemos tomar para colaborar com o planeta.

No final da atividade foi aplicada a metodologia do Mapa Mental, para auxiliar na absorção do conteúdo por parte das crianças. Os desenhos serão expostos na tenda Keep The Ocean Blue, para analisarmos a percepção das crianças diante do tema apresentado.

Esta ação faz parte do Sistema de Gestão Socioambiental do evento. Em todas as etapas o Circuito proporciona um pouco de conscientização ambiental para as crianças locais, por meio dos Atletas, que são referência para os mais jovens.

Marco Polo Surf Escola: Formando Campeões

Marco Polo ao lado de Willian Cardoso.

Marco Polo SURF Escola: Formando Campeões! Além da pegada socioambiental, o Circuito Surf Talentos Oceano também visa oferecer dicas e treinamentos esportivos para ajudar no desenvolvimento do surfe dos Atletas, contribuindo na carreira deles dentro do esporte, ensinando técnicas, dando exemplos, prevenindo lesões, etc.

A Marco Polo SURF Escola oferece atividades de Surf Coach, Guia de Treinamentos, Aulas de Surf e Eventos Interativos entre país e filhos, e estará presente no evento durante o final de semana, oferecendo dicas valiosas para os Atletas que almejam ter sucesso na carreira de Atleta Profissional.

“Fala galera, sou Marco Polo, Surfista Profissional, durante 20 anos competi na Liga Mundial de Surf – WSL, onde fui Top Elite 32 no ano de 2010. Tive outros títulos marcantes como Campeão Pan-Americano, Campeão Sul Brasileiro, Bi Campeão Catarinense e Vice Campeão Brasileiro. Tenho mais de 300 troféus e surfei os cinco continentes. Atualmente dedico meu tempo com minha família, em viagens de Surf Coach com Atletas e grupos, e ministro a minha Escola de Surf, onde além de formar novos campeões, faço trabalhos sociais e eventos ligados ao entretenimento de pais e filhos para o esporte”, explica o Atleta.

Aterro Zero: Eco Local Brasil

Em parceria com o Projeto Keep The Ocean Blue, a ONG Eco Local Brasil aplicará os Selos (certificações) Aterro Zero e Consciência Circular no evento da Swell. Nenhum resíduo Sólido gerado ou recolhido pelo evento será destinado à coleta municipal e ao aterro sanitário.

Todos os resíduos terão destinação correta, transformando o evento em um grande exemplo pra sociedade. Os resíduos recicláveis serão destinados à reciclagem. Os rejeitos serão reprocessados e virarão os troféus da quarta etapa do Circuito Surf Talentos Oceano. Os orgânicos irão para uma composteira doméstica.

O Sistema de Gestão Socioambiental da Swell Eventos já conta com Coleta Seletiva e redução de uso de descartáveis (parceria com a empresa Meu Copo Eco) a um bom tempo, o que colaborará muito para o processo. Além dos resíduos gerados pelo evento, serão disponibilizados equipamentos pelo Keep The Ocean Blue para as pessoas “Pagarem o Seu Ingresso” no sábado (05) e será realizada uma ação de limpeza de praia Eco Local Brasil no domingo (06) as 10:00, com o objetivo de deixar a praia mais limpa do que antes do evento chegar.

Carbon Ok: Neutralização dos Gases de Efeito Estufa

Diante de tantos alertas sobre a problemática do Aquecimento Global, não poderíamos contribuir para a aceleração do Efeito Estufa do Planeta. Diante disso, já em 2018 o Circuito Surf Talentos Oceano aderiu ao Selo (Certificação) Carbon Ok, que é um programa de neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa, composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas, que certifica as atividades que neutralizam as suas emissões.

Foram levantadas uma série de informações técnicas para a realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE). A partir deste valor calcularam-se quantas árvores são necessárias plantar para neutralizar este impacto negativo. O resultado apresentado no Relatório indicou a necessidade de plantio de 8 árvores nativas, do grupo das tardias. Com isso, a quantidade de CO²e gerada pelo evento será retirada da atmosfera.

O evento fechou uma parceria com o Açaizeiro (Açaí do Delta), para plantar 10 mudas de Açaí Jussara (Euterpe edulis) na APP (Área de Preservação Permanente) da praia Mole. A ação será realizada junto ao evento, e as mudas serão plantadas pelos Atletas, sob supervisão técnica do Biólogo da Swell Eventos. A competição será realizada neste final de semana, dias 05 e 06 de outubro, na praia Mole (Florianópolis/SC). É a terceira etapa do Circuito Mini Kalzone Surf.

Circuito Surf Talentos Oceano abre o SCTout Fecasurf na praia Mole, em Floripa

Kiany Hyakutake. Foto: Márcio David

Apresentado pela rede Mini Kalzone e pela Prefeitura de Florianópolis, o tradicional circuito do surfe de base brasileira recebe mais uma vez o reconhecimento para abrir as disputas que determinam os Campeões Catarinenses, deixando clara a importância que este Circuito possui no cenário competitivo estadual!

O Circuito SCTOUR da FECASURF é constituído da elite do surfe catarinense, classificados ao longo do ano por meio do Circuito Classificatórios SCQS. O Circuito SCQS da FECASURF também foi aberto em 2019 por uma etapa do Circuito Surf Talentos Oceano.

A data escolhida para o evento é 05 e 06 de outubro, e a praia Mole, em Florianópolis, será a arena!

Para assistir a 1ª etapa do Oceano Surf Talentos é clicar aqui.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *