20 de junho de 2024

Jojó de Olivença mostrou em Laguna porque foi bi-campeão brasileiro de surf profissional em 88 e 92. Foto: Márcio David.

Lendas do surf catarinense e brasileiro se encontraram em Laguna neste último fim de semana.

A praia dos Molhes, em Laguna, ao sul de Santa Catarina, recebeu neste último fim de semana a primeira etapa do Circuito Legends Vida Marinha 2019, apresentado por Corona. Em ondas de 1 metro em média, algumas das maiores lendas do surf nacional se reuniram numa grande confraternização.

A forte tempestade que aplacou o sul do estado na última sexta feira (24), e que deixou diversos municípios em estado de calamidade pública, não foi suficiente para impedir que o evento fosse realizado. Mesmo com a dificuldade que alguns surfistas tiveram para chegar ao local, e a estrutura do evento ter sido danificada com os fortes ventos que assolaram o litoral sul, os surfistas começaram e terminaram o evento em grande estilo.

A primeira etapa do The Legends Vida Marinha também é válido pelo Circuito Brasileiro Máster, que é organizado pela Abrasp – Associação Brasileira de Surf Profissional – fato que demonstra o crescimento de uma dos maiores eventos legends do país, organizado pela Swell eventos.

Jojó de Olivença e Guga Arruda foram os destaques. Fabinho Gouveia, ‘Pedra’ Dornelles e Bilo as referências

Guga Arruda ainda causa inveja com seu power surf e sua estilo exigente. Foto: Márcio David 

A expectativa pelo início da competição estava pautada na chegada e estréia de um dos maiores ícones do surf brasileiro. O ‘bom baiano’, Bi-campeão Brasileiro de surf Profissional em 1988 e 1992, Jojó de Olivença, chegou sem chamar a atenção, como fazia em, praticamente, todos os eventos que disputou em sua carreira.

O nível da Grand Kahuna daqui está mais elevado do que o nível da Grand Kahuna do Circuito Brasileiro. O evento é uma referência, a ser aplicado no Brasil inteiro“, comentou Jojó, ao sair de uma de suas baterias.

Poderia ser apenas uma referência nas baterias em Laguna, se não houvesse vencido a categoria Gran Kahuna (acima de 50 anos), e conquistado o Vice-campeonato na Kahuna (acima de 45 anos). Além dele, o manezinho, Guga Arruda, finalmente, desencantou no The Legends, voltando a vencer um evento, agora na Kahuna, e diante de Jojó.

Rodrigo ‘Pedra’ Dornelses e sua marca inconfundível. Foto: Marcio David

“Tinha altas ondas nos Molhes de Laguna, a onda perfeita, lembrando a Califórnia, lembrando ondas de qualidade internacional. A gente sabe que este pico tem altas ondas, e poder surfar aqui, sem crowd, realmente é uma oportunidade privilegiada, que vem abrilhantar ainda mais o evento”., comentou Guga Arruda.

Fabinho Gouveia, que fez sua estreia no Legends ano passado, na praia do Rosa, em Imbituba, e acabou virando ‘coadjuvante’ nesta abertura da temporada. A 4ª colocação na Kahuna, mostrou o nível que a turma de ‘antepassados’ ainda mantém nesta ‘altura de campeonato’.

Já o ‘Pedra’, ou o gaúcho Rodrigo Donerles, mostrou em Laguna, que não vem lá do estado vizinho apenas para figurar entre os melhores da competição. Fez valer anos de competições nacionais e internacionais, junto a World Surf League e o surf brasileiro. Venceu com maestria, o lagunense, Raphael Becker na categoria Máster (acima de 35 anos), ou melhor dizendo, na categoria dos mais ‘novinhos’ na competição.

Fabinho Gouveia marcou presença no The Legends em Laguna (SC), Foto: Márcio David

E, pra fechar, Waldemar ‘Bilo’ Wetter, uma das maiores lendas do surf em Santa Catarina, que tinha um estilo próprio de surfar e ganhar competições, e que mostrou aos 60 anos, que o surf ainda corre fluído em suas veias. A 5ª colocação na Kahuna, nos Molhes em Laguna, foi a redenção de uma lenda, muito pouco esquecida pela nova geração, vide reconhecimento de Fabinho Gouveia.

Gran Máster teve quase ‘revival’ das outras finais

Adriano Lemos, com sua Da Vila Surfboards, quebrando e fazendo histíoria, mais uma vez, em Laguna. Foto: Márcio David

Quem chegou atrasado para assistir algumas da finais em Laguna, do The Legends Vida Marinha 2019, pode se deliciar com a grande final da Gran Máster. Como o próprio nome já diz, uma final Gran Máster.

Adriano Lemos, com (11,90 pontos) foi a ‘pedra’ que impediu dois vencedores da etapa em Laguna a se consagrarem ainda mais. Rodrigo Dorneles (11,75), por pouco, não fez a virada sobre o grande Campeão, Adriano, ficando com a segunda colocação. Já Guga Arruda (10,60) também bateu na trave nesta final, ficando com a 3ª colocação.

Uma Corona e um Taco, por favor?

Junto ao evento, a Cerveja Corona instalou um bar na sede da ASL (Associação de Surf de Laguna), onde ofereceu, além da Corona, a cerveja artesanal havaiana Kona. Para combinar com o ‘style mexicano’ da Corona, o restaurante local El Chicano também ofereceu lanches e pratos típicos do México e do Texas, para o público presente no evento.

O Circuito The Legends Vida Marinha 2019

Apresentado pela CERVEJA CORONA, o Circuito é composto por 4 etapas, realizadas em algumas das melhores praias para o surfe em Santa Catarina. As próximas etapas acontecerão em 27 e 28 de julho (Garopaba); 19 e 20 de outubro (São Francisco do Sul); 14 e 15 de dezembro (Florianópolis). Como premiação, o Circuito distribuirá um total de R$10.000,00 em dinheiro por etapa, além de somar 1.000 para o Ranking Brasileiro Master Profissional da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional).

Parceiros do The Legends

Patrocínio: Vida Marinha e apresentado por Corona.

Copatrocínio: Banana Wax, Kbral Auto Center e Prefeitura Municipal de Laguna. Apoio: Hotel e Restaurante Atlântico Sul, Hotel Renascença, Hotel Mar Grosso, Studio Zero Agência de Marketing, Restaurante Pardal’s, Restaurante El Chicano e Sul Internet.

Ações Socioambientais: Meu Copo Eco, ONG Eco Local Brasil, Carbo Brasil, Polícia Ambiental de Laguna, Marinha do Brasil, Açaizero e SEPAGRI;

Produção: Swell Eventos e Match Sports. Realização: ASL e ASTFSM. Supervisão: FECASURF e ABRASP;

Resultados da 1ª etapa do The Legends Vida Marinha

Máster
1º Rodrigo Dorneles 10,45
2º Raphael Becker 10.15
3º Gabriel Piccoli 9.00
4º Stewson Crippa 6.80

Gran Máster
1º Adriano Lems 11,90 pts
2º Rodrigo Dorneles 11,75
3º Guga Arruda 10,60
4º Klinger Peixoto 9,70

Kahuna
1º Guga Arruda 12,10
2º Jojó de Olivença 11,65
3º Dalmo Meireles 10,80
4º Fábio Gouveia 9,90

Gran Kahuna
1º  Jojo de Olivneça  12,20 pts.
2º Carlos Santos  10,40
3º Steward Dean 8,10
4º Saulo Lyra 5,95

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *