3 de dezembro de 2024

Vai começar o CBSurf Master Tour 2024 em Navegantes (SC)

0

Com lotação máxima nas cinco categorias em disputa, Navegantes (SC) receberá a partir desta
quinta-feira (4/04) a primeira etapa do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes (SC) 50 anos de Surf. O
evento reunirá grandes nomes que fizeram história no surf nacional e mundial

Com 152 surfistas inscritos nas cinco categorias em disputa, Navegantes (SC) receberá atletas de 13 estados brasileiros para a disputa do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf. A competição faz parte do extenso calendário de eventos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) para esta temporada.

Esta etapa tem a apresentação da Prefeitura de Navegantes e Fundação Municipal de Esportes. A prova terá início nesta quinta-feira (04 de abril) e irá até o próximo domingo (07/04), quando serão definidos os campeões desta primeira das três etapas confirmadas do Circuito Master de Surf 2024 até o momento.

Esse início de semana foi de muito trabalho na finalização da excelente estrutura montada especialmente para o evento na praça Central de Navegantes (SC). “Estamos nos últimos ajustes dessa grande estrutura, que contará com um centro técnico para os juízes, transmissão web, imprensa e staff. Também contará com uma área vip para os atletas com fisioterapeutas, alimentação e água para hidratação durante a competição. Uma estrutura digna para estes surfistas que fizeram história no surf nacional e mundial” declarou Bira Schauffert, Diretor Executivo da CBSurf. 

Premiação por etapa do CBSurf Master Tour 2024

Estrutura do evento na praça Central de Navegantes. Foto: Divulgação.

Serão distribuídos R$70.000,00 (setenta mil reais) de premiação em dinheiro e kits da Samoa para as cinco categorias em disputa. Ao final do circuito, o campeão Master da temporada 2024 do CBSurf Master Tour receberá R$10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro como bônus pelo título.

Grandes eventos em Navegantes (SC)

A primeira etapa do CBSurf Master Tour 2024 celebra a história do esporte em Navegantes(SC), que já sediou grandes eventos na cidade em seus 50 anos de surf.

O primeiro campeonato aconteceu em 1977, o Gledson de Surf, patrocinado por uma famosa marca de jeans da região na década de 70. A competição começou na cidade vizinha de Itajaí (SC), mas terminou em Navegantes (SC) que apresentava condições clássicas para o encerramento do evento.

Outro campeonato emblemático foi organizado pelo padre Valdir Vigário da paróquia de Navegantes (SC) em 1980. Este evento inclusive está registrado no lendário filme ‘Onda Seca’. Ainda na década de 80 a cidade sediou uma etapa da extinta ANOCAS (Associação Norte Catarinense de Surf) em 1987, entidade que seria o alicerce para a fundação da Federação Catarinense de Surf (FECASURF).

Klinger Peixoto(AL). Foto: Márcio David.

Já no século 21 a cidade continuou no radar de eventos importantes para o surf catarinense e brasileiro, recebendo etapas do Circuito Catarinense Amador (2008), Circuito Catarinense profissional (2009) e a etapa final do brasileiro de surf de 2019 (Porto Nave Surf Pro Navegantes).

Agora chegou a vez do CBSurf Master Tour 2024 desembarcar em “Navega”, celebrando toda essa história de eventos nessas cinco décadas de surf na cidade. “Esse evento é um presente especial para os surfistas locais. São 50 anos de história e muitas ondas surfadas nesse lugar mágico. Sou natural de Navegantes e sei o quanto a comunidade merece esse evento, pois todos gostam de surf aqui na cidade. Navegantes só têm a ganhar, pois também merece o reconhecimento por tudo que faz pelo esporte” disse Yan Boza, presidente da Associação Navegantes de Surf (ANS).

Cronograma e baterias prontas

Outra lenda do surf brasileiro que estará em Navegantes: Jojó de Olivença. Foto: Márcio
David.

O cronograma e a chave de baterias do evento já estão disponíveis no site cbsurf.gov.br. A chamada será feita pela locução na quinta-feira (04/04) às 7:30 hs para a cerimônia de abertura, com possível início às 9:00 horas da manhã com a categoria Master (acima de 35 anos) abrindo o primeiro dia de competição. Lembrando que o cronograma está sujeito a alterações.

 As categorias em disputa terão os seguintes números de competidores: Master (32 atletas), Gran Master (32 atletas), Kahuna (32 atletas), Grand Kahuna (32 atletas) e Legends (24 atletas). Os campeões brasileiros da temporada passada iniciarão a defesa de seus títulos na quinta bateria do primeiro round de suas respectivas categorias.

Na Master o número um do ranking Péricles Dimitri (PR) enfrentará Adriano Camargo (SP), Douglas Noronha (SP) e Robson Gobatto (RS). Na Gran-Master o detentor do título de 2023 Flávio Moraes (RJ) terá pela frente Paulo Holly (SP), Riomar Rodrigues (SC) e Fábio Celestino (BA).

Junior Rocha (RN). Foto: Márcio David.

Na Kahuna o campeão Júnior Rocha (RN) medirá forças com Paulo Holly (SP), Maurício Weyll (BA) e Fabiano Passos (RJ). Entre os Gran-Kahunas o campeão 2023 Roni Ronaldo (SC) enfrentará Ayrton Almeida (PE), Marcelo MDio (SC) e Eduardo Lobato (MA).

Fechando com a categoria Legends, o campeão de 2023 Sérgio Noronha (RJ) não estará presente nesta etapa em Navegantes (SC). Quem assume o posto de cabeça de chave número um é o vice-campeão do ano passado Cardoso Júnior (CE), que estreará na quinta bateria contra Lício Oliveira (SC) e Esdras Santos (BA).

As emoções do  CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos – apresentado pela Prefeitura Municipal de Navegantes e Fundação Municipal de Esportes terá transmissão ao vivo pela internet no canal  CBSurfPLAY e no site cbsurf.org.br .

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf

Montagem da estrutura em Navegantes. Foto: Divulgação.

Por mais que a praia de Navegantes seja um ambiente urbanizado e com um longo calçadão, ela é detentora de uma das restingas praiais mais bem preservadas em ambiente urbano de Santa Catarina e, possivelmente, do Brasil. Do meio da praia para o canto sul, a restinga fixadora de dunas possui um estado vigoroso, em ambiente amplo e bem protegido, com os acessos à praia muito bem ordenados, contando com cercas, passarelas, lixeiras e bancos.

O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) aplica um excelente trabalho no município, pois além da infraestrutura instalada, atua proativamente na educação ambiental da população local e de turistas, ao produzir um material didático digital, que pode ser acessado por QRCode em vários pontos da orla.

Intitulado de RESTINGA PRESERVADA, NOSSA ORLA PROTEGIDA, o material do Programa Ambiental do IAN explica sobre o papel e a importância da restinga fixadora de dunas para: a estabilização da faixa de areia da praia; para a prevenção da erosão costeira; para evitar a invasão de areia nas ruas e galerias pluviais; sobre a diferença entre espécies exóticas e invasoras; além de orientar como a população pode contribuir para a preservação deste importante ecossistema.

No trecho norte da orla, onde a restinga não é tão preservada, o IAN está aplicando um projeto de recuperação ambiental, delimitando os espaços e realizando o plantio de 5 mil mudas de vegetação nativa fixadora de dunas. Além da preservação do ambiente natural, Navegantes também atua com um Programa de Proteção à Fauna Silvestre.

      A orla de Navegantes também é referência na gestão dos resíduos sólidos, que por meio de uma parceria com a ONG Eco Local Brasil, foi instalada na orla diversos equipamentos sociais como lixeiras e bancos produzidos por meio da reciclagem de resíduos retirados das praias por meio de ações ambientais.

Com todos estes cuidados, o município está buscando aderir ao Programa de Balneabilidade e Planejamento BANDEIRA AZUL, que é uma certificação ambiental internacional, um dos selos ecológicos mais reconhecidos e importantes que uma praia pode obter no mundo.

CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf

Péricles Dimitri (RN). Foto: Márcio David.

Realização: Confederação Brasileira de Surf – CBSurf
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Navegantes(SC) e Fundação Municipal de Esportes.
Apoio: Fu-Wax, Surfland Brasil, Navega Beach, Samoa Brasil, MB Marketing Esportivo, D’Vicz Sorvetes e SN Internet.
Homologação: CBSurf, Fecasurf e ANS (Associação Navegantes de Surf).

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *