VIVO Rio Pro tem dois brasileiros nas semifinais e final feminina definida
SAQUAREMA, RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JUNE 22: WSL Champion Yago Dora of Brazil surfs in Heat 4 of the Quarterfinals at the VIVO Rio Pro on June 22, 2026 at Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Ana Catarina/World Surf League)
Yago Dora registra a maior nota e o maior somatório do dia, enquanto João Chianca garante sua primeira semifinal da temporada em Saquarema
O mar amanheceu com boas ondas, em torno de quatro pés, com uma pequena influência das ondulações de sudoeste e vento terral na Praia de Itaúna para a continuação do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Nesta segunda-feira, apesar da previsão inicial ter sido de day off, foram definidos os semifinalistas do masculino e as finalistas do feminino da sexta etapa do Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) em ondas quebrando para ambos os lados, tornando a competição ainda mais disputada.
Dos quatro brasileiros nas disputas, dois seguiram para as semifinais e estão garantidos no Finals Day. Entre as mulheres, mais um excelente desempenho da jovem Tya Zebrowski (FRA), com direito a deixar sua adversária precisando de uma combinação de notas para mudar o resultado.
A próxima chamada ainda está incerta, com possibilidades de continuação do evento entre quarta, quinta ou sexta-feira dessa semana, de acordo com a organização da prova.

Imagem: Leonardo Fioravanti (ITA) avança para a semifinal do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Créditos: WSL/THiago Diz
Dois brasileiros nas semifinais, e Leo Fioravanti firme na corrida pelo título
As quartas de final do VIVO Rio Pro começaram com emoção e a primeira baixa brasileira do dia. Samuel Pupo (BRA) esteve muito perto da virada contra o italiano Leonardo Fioravanti (ITA) e chegou a encontrar uma oportunidade para a esquerda nos instantes finais da bateria, mas não conseguiu atingir a pontuação necessária para a virada e se despediu da competição em Saquarema. Com isso, Leo continua sua boa sequência de resultados e começa a incomodar cada vez mais os brasileiros na disputa pelo título mundial de 2026.
Na sequência foi a vez do local João Chianca (BRA) travar um duelo muito apertado contra o australiano Morgan Cibilic (AUS), com Chumbinho confirmando sua excelente fase “em casa” ao garantir vaga em sua primeira semifinal da temporada. Empurrado pela torcida local, o brasileiro celebrou o resultado destacando a importância de competir onde nasceu.

Imagem: João Chianca (BRA) avança para a semifinal do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Créditos: WSL/Ana Catarina
“Eu disse antes das minhas primeiras baterias que, se tivesse um lugar para virar a minha situação, seria aqui, em casa, na frente dos meus amigos, da minha família e desses fãs. É onda a onda, bateria a bateria, e estou muito feliz por isso estar acontecendo. Quero agradecer ao Brasil e a toda a torcida nas redes sociais. Vocês são muito importantes. Vamos uma por uma. Estamos quase lá”, afirmou.
Do outro lado da chave, Ethan Ewing (AUS) arrancou a classificação para a semifinal nos segundos finais de sua bateria em uma virada eletrizante sobre Kauli Vaast (FRA) e manteve viva sua campanha em Saquarema.

Imagem: Yago Dora (BRA) é o grande destaque desta segunda-feira no VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Créditos: WSL/Ana Catarina
Yago é dono da maior nota e do maior somatório do dia
O confronto mais aguardado do dia colocou frente a frente Miguel Pupo (BRA) e Yago Dora (BRA), dois dos principais nomes da corrida pelo topo do ranking mundial. A disputa teve um ingrediente extra: Yago iniciou a temporada vestindo a lycra amarela de líder do ranking, posição posteriormente assumida por Miguel – e que agora é ocupada por Italo Ferreira (BRA). Em jogo, além da vaga na semifinal, estava também um importante capítulo da briga pela liderança mundial.

Imagem: Miguel Pupo (BRA) é eliminado em bateria 100% brasileira no VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Créditos: WSL/Ana Catarina
A bateria correspondeu às expectativas e foi marcada por um nível técnico altíssimo e high scores. No fim, Yago levou a melhor e registrou a maior média do dia, além da maior nota, somando 15,67 pontos com 7,17 e 8,50, garantindo presença nas semifinais e mantendo ainda mais viva a disputa pela ponta do ranking mundial. Na lista provisória, Yago segue no terceiro posto, atrás de Fioravanti e Italo.

Imagem: Tya Zebrowski (FRA) é finalista do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Créditos: WSL/THiago Diz
Tya é dominante nas semifinais feminina
A francesa Tya Zebrowski segue eletrizante na corrida pelo título feminino em Saquarema. A mais jovem surfista do Tour deixou a espanhola Nadia Erostarbe (ESP) precisando de uma combinação de notas para avançar para a grande decisão, o que não aconteceu. Com isso, Tya já garantiu sua vaga no pódio do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero.
Do outro lado, a consistente Sawyer Lindblad (EUA) desbancou sua compatriota Caroline Marks (EUA) para se juntar à francesa na grande decisão.
Retorno às baterias continua indefinido
Vice-presidente de Tour e Competições da WSL, o brasileiro Renato Hinckel explicou a decisão do corpo técnico do evento de cancelar temporariamente as disputas das semifinais masculinas e das finais de ambos os naipes após o anúncio da paralisação do evento nesta segunda-feira.
“Infelizmente, a partir da última quarta de final, quando o Miguel enfrentou o Yago Dora, o mar começou muito bem, mas, na segunda metade daquela bateria, foi diminuindo. Foi perdendo força, ficando cada vez mais fraco e fechando mais. As meninas tiveram dificuldades nas semifinais. Inclusive, a Sawyer, que venceu a última bateria e está na final, disse que preferiria esperar por conta da dificuldade que teve para competir naquela bateria”, explica Renato Hinckel, que completa:
“A gente sabe que teremos condições de ondas muito melhores na quarta, quinta e sexta-feira, então por que não esperar (para realizar o Finals Day)? Conversamos com os seis atletas que ainda estão na competição e decidimos que é isso que vamos fazer. Amanhã vamos avaliar se ainda faremos uma chamada, mas as chances são bem pequenas. Eu diria que, entre quarta, quinta e sexta-feira, vamos analisar as condições para escolher um desses dias para encerrar o evento.”
O evento será off amanhã, terça-feira, 23 de junho. A próxima chamada será na quarta-feira, 24 de junho, às 6h45, para uma possível reabertura às 7h05.
RESULTADOS E PRÓXIMOS CONFRONTOS VIVO RIO PRO APRESENTADO POR CORONA CERO
QUARTAS DE FINAL MASCULINO
HEAT 1: Leonardo Fioravanti (ITA) 13.23 DEF. Samuel Pupo (BRA) 12.50
HEAT 2: Joao Chianca (BRA) 13.27 DEF. Morgan Cibilic (AUS) 12.76
HEAT 3: Ethan Ewing (AUS) 13.07 DEF. Kauli Vaast (FRA) 12.84
HEAT 4: Yago Dora (BRA) 15.67 DEF. Miguel Pupo (BRA) 13.33
SEMIFINAIS MASCULINO
HEAT 1: Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Joao Chianca (BRA)
HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) vs. Yago Dora (BRA)
SEMIFINAIS FEMININO
HEAT 1: Tya Zebrowski (FRA) 14.84 DEF. Nadia Erostarbe (ESP) 8.67
HEAT 2: Sawyer Lindblad (USA) 12.23 DEF. Caroline Marks (USA) 11.17
FINAL FEMININO
HEAT 1: Tya Zebrowski (FRA) vs. Sawyer Lindblad (USA)
