23 de julho de 2024

Vídeo: 6 toneladas de lixo retirados das praias entre Garopaba e Laguna

0

Cidades comemoram sucesso do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e Semana Mares Limpos 2019. O Ecosurf agitou entidades, escolas, cidadãos, crianças e prefeituras na ação

Amanda Suíta, do Ecosurf SC, mostra o resultado da Limpeza da Praia da Vila, em Imbituba. Foto: Ecosurf.

Mais de 500 voluntários retiraram mais de 20 mil tipos de resíduos das praias de Laguna, Imbituba e Garopaba no Dia Mundial da Limpeza e Semana Mares Limpos Pelo sexto ano consecutivo, Imbituba participou da maior ação cívica do planeta. O Instituto Ecosurf de Santa Catarina mobilizou grupos, associações e entidades locais nos três municípios para participar de um movimento que vem ganhando importância cada vez maior em todo o mundo, o World Cleanup Day – Dia Mundial da Limpeza.

A ação 2019 contou com um número recorde de voluntários em Imbituba: 392 pessoas, 228 a mais que em 2018, quando 164 pessoas participaram. Neste ano, os voluntários se dividiram em 18 grupos que cobriram 12 pontos em 10 praias, desde a praia Vermelha até Itapirubá Sul. A campanha faz parte das ações voluntárias desenvolvidas pela Ecosurf desde 2014 no município e tem como objetivos conscientizar a população sobre o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente, despoluir e, ao mesmo tempo, monitorar os resíduos encontrados nas praias e em outros ambientes naturais.

A maior ação cívica do Planeta reuniu cerca de 600 pessoas, onde retiraram das praias e lagoas de Imbituba, Laguna e Garopaba a impressionante quantia de cerca de 6 toneladas de lixo.

Na campanha de Imbituba deste ano, foram retirados mais de 20 mil resíduos das areias, das dunas e dos costões das praias. Nada menos que 1 843,64 quilos, quase duas toneladas, foram coletados em 203 sacos de lixo (a maioria de ráfia), num total de mais de 12 quilômetros percorridos. Garopaba e Laguna também se mobilizaram na ação.

Garopaba e Laguna retiram mais quase 4 toneladas de lixo das praias

Em Garopaba muito lixo foi retirado das praias e lagoas. Foto: Divulgação

A limpeza também foi realizada, pelo nono ano consecutivo, em todas as praias de Garopaba, capitaneada pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, que retirou 12.200 resíduos somente neste ano. Foram cerca de 2 toneladas, aproximadamente, e 120 adultos e 51 crianças estiveram envolvidas na limpeza. A ação que acontece desde 2011, envolveu as praias de Garopaba Central, Siriú, Silveira, Ouvidor, Vigia, Barra e Ferrugem e nas lagoas da Encantada e das Capivaras no centro da cidade

Já em Laguna, com o suporte do Instituto Ambiental Boto Fliper, foram recolhidos ao todo cerca de duas toneladas de resíduos nas seguintes praias: Mar Grosso, Portinho, Arrebentão, Praia da Tereza, do Gi, Praia do Sol, Centro Histórico, Molhes da Barra, Lagoa do Noca, Lagoa da Cigana e Praia do Iró. Itens de plástico, bitucas de cigarro e restos de rede de pesca predominam o tipo de lixo mais encontrado.

SC se junta ao maior mutirão de limpeza do Planeta

Mais lixo retirado da praia do Mar Grosso, em Laguna (SC). Foto: Divulgação.

Além de Garopaba e Laguna, Joinville, Itapoá, Itajaí, Palhoça, Florianópolis e dezenas de outras cidades de Santa Catarina também se integraram aos mais de 1.200 municípios brasileiros que se inscreveram para a ação.

Todos os resultados estão sendo divulgados nas redes sociais da Ecosurf em SC, em seu site nacional na internet, e também irão figurar nos relatórios do Programa Mares Limpos, do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e do Dia Mundial da Limpeza. As ações se desenrolaram nos dois últimos finais de semana do mês de setembro, durante a Semana Mares Limpos e o Dia Mundial da Limpeza, em todas as praias de Imbituba.

A Semana Mares Limpos: Alerta para conscientização mundial

A campanha global da ONU Meio Ambiente #MaresLimpos (#CleanSeas, em inglês) chegou ao Brasil em setembro de 2017, e tem o Instituto Ecosurf como um dos braços mobilizadores da ação no Brasil. A iniciativa mobiliza governos, empresas e sociedade civil para mudar as formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que este chegue aos oceanos.

Segundo pesquisas divulgadas pela ONU, já existem mais de 51 trilhões de partículas de plástico dispersos no ambiente marinho. Cerca de 8 a 10 milhões de toneladas desse material vão para os mares todos os anos. Se continuarmos nesse ritmo, a previsão dos cientistas é de que em 2050 exista mais plástico do que peixes nos oceanos.

Diante desses dados assustadores, a consciência da necessidade urgente de tomar medidas que revertam esse quadro é o que move essas centenas de voluntários, que caminham por horas, observando cada centímetro do terreno e resgatando resíduos, muitas vezes em locais insalubres e de difícil acesso.

Coordenadores e apoiadores do Dia de Limpeza

Movimento Rosamor, Jogue Limpo, Instituto Australis, Luz Surf School, AMAPI, AMPAP, ASI, ASAEP, IBF, PMP-UDESC, Escola de Surf Itapira Norte/Sul, Escoteiros Evolucionários, ECOIMB, Franca Consultoria Ambiental, Rotary Club de Imbituba, Observatório Social de Imbituba e Desbravadores Guardiões da Alvorada.

Apoiadores: Pousada Natural Park, Pousada Flor do Mar, Rosa Grill, Naturimbé – Produtos Naturais e Coloniais, Rosa Surf Hostel, GoldenSurf Records, Espaço Luz, Restaurante Tartaruga, ACIM Barra de Ibiraquera e Região, ACIM Praia do Rosa, Grupo Itapir[A]mar: Espaço Gaia, Gosaric Marine Art, Restaurante Pacifico, Fio de Lótus e Sabor Caseiro.

Colaboradores: COOPERZIMBA, Prefeitura Municipal de Imbituba, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SEINFRA, SEDETUR, TrenchTown Surfboards, Surfemais, Portal AHora, Marzo Couto da @purefeeling_official @ginasticanatural.imbituba, DESCART, DAC Liquigás, Cidadão Ecológico, Vigilantes do Lixo, Grupo Orion, Cinegrafista @nolanfotos, Fotógrafo @leniciojunior, @goldensurf_records.

Fonte: Portal Ahora

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *