3 de março de 2024

Alerta: Peter Scheuer alerta para risco de ventos fortes, com mais 100 km/h no litoral sul de SC

0

Meteorologista, Peter Scheuer, alerta para as chuvas e ventos fortes, que podem chegar a mais de 100 km/h, entre quarta e quinta feira (12 e 13), principalmente, nos litorais sul catarinense e norte do Rio Grande do Sul. Além disso, a possibilidade de queda de granizo e formação de super células de tempestades no interior dos estados do sul não estão descartadas

O meteorologista, Peter Scheuer, que trabalha em conjunto com outro conhecido meteorologista e engenheiro agronomo, Ronaldo Coutinho, vem durante esta semana, emitindo alertas de tempo severo na região sul do Brasil, inclusive, podendo haver a formação de micro-explosões e tornados. Ele faz referência a intensa umidade vinda da Amazônia na última semana, que se deslocou até o Paraguai e oeste do Paraná, e um encontro com uma frente fria vinda de sul.

Segundo o meteorologista, tudo isso está resultando na formação de um ciclone extratropical, em meio aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, provocando muita chuva e ventos relativamente fortes, com rajadas que podem chegar a mais de 100 km/h no litoral dos estados. Agravando tudo isso, o ciclone está se alimentando destas condições para ser formado bem próximo a costa.

Ciclone: Ressaca pode ter ondas de mais de 6 metros e ventos podem chegar a mais de 130 km/h em algumas regiões

Peter Scheuer lembra o risco para navegação neste período, por haver a formação de uma forte ressaca aliada aos fortes ventos em alto mar, em que as ondas devem passar dos 5 ou 7 metros de altura. Ele comenta também, o possível tornado ocorrido em Herval do Oeste, no oeste de Santa Catarina, nesta terça feira, em que mostra imagens de um galpão que ficou retorcido quase que completamente.

Ele faz o alerta principal para esta quarta feira, em que o ciclone deve sugar toda a umidade presente na região, trazendo uma sensação de calor e abafamento, que é o momento de maior atenção, já que algumas tempestades podem se formar, com risco severo em alguns pontos. No topo da serra e na região do Farol de Santa Marta, em Laguna, os ventos podem ultrapassar os 130 ou 140 km/h.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *