25 de junho de 2024

Do bodyboard às guns: Luizinho chega junto no BWB com uma das maiores ondas surfadas na temporada

0

De Garopaba para o Brasil: Criado a pirão de peixe nas praias de Garopaba, Luiz Henrique da Silva, surfa desde os 4 anos de idade, começou no bodyboard e hoje tem, a possível, maior onda para ser votada do Big Wave Brasil de surf de ondas grandes

Onda surfada por Luizinho "não poderia ter ficado de fora da votação", segundo próprio big rider. Foto: @ailtonsouzaphotography

Com forte treinamento, que inclui físico, funcional, apneia, cardio, ginástica natural, e ainda canoa havaiana, Luiz Henrique da Silva vem se aprimorando ainda mais para conquistar seu sonho. O primeiro e árduo capítulo da sua fase mais recente, inclui uma sessão perigosa no dia 6 de fevereiro, junto com mais alguns big riders.

Destemido e preparado, ‘conseguiu surfar a maior onda naquele dia’, apontado por quem estava na praia da Silveira, em Garopaba, e por quem viu o material fotográfico. Segundo relatos, a onda ainda quase dobrou de tamanho antes de quebrar após o registro.

Melhor foto descartada pelos critérios técnicos de medição de onda do evento

Por outro ângulo, a onda surfada por Luizinho e que entrou na votação do BWB.

Pilhado pela galera de Garopaba, e por amigos de diversos lugares, inscreveu boa parte do seu material fotográfico na disputa do Big Waves Brasil, que vai escolher a maior onda surfada na temporada e as melhores performances.

Entre as fotos enviadas, uma delas está sendo aclamada nas redes sociais como a maior onda da temporada 2020/21. Mesmo assim, a foto ficou de fora da votação, já que o oceanógrafo contratado para realizar as medições das ondas, descreveu que ‘não era possível ver a base da onda, impossibilitando de realizar a medição‘, segundo Luizinho.

Segundo a organização do evento, ‘o oceanógrafo Douglas Nemes, que faz parte da banca julgadora e avalia as ondas do BWB, e que da o voto cientifico das avaliações, e faz avaliações até mesmo das ondas como Nazaré, em Portugal, por exemplo, que tem peso 4 nas avaliações das ondas do vento, as ondas que não seguiram os critérios pré-determinados por ele no livro de regras, em que a base e o lip da onda sejam enquadrados, por exemplo, foram avaliadas com uma nota baixa, e o voto dele interferiu diretamente na soma total de pontos, e algumas não atingiram pontuação suficiente para estarem entre as Top 16 da votação geral‘.

Mesmo assim, outra foto com o mesmo momento, mas de um ângulo diferente, entrou na disputa. Para ele, é um orgulho ter nascido e sido criado em Garopaba, e aos 32 anos de idade se prepara conhecer e surfar o ‘Canhão de Nazaré’, em Portugal, ainda neste fim de ano.

Trabalho em conjunto com o shaper Andrigo Porto Alegre

Luizinho surfou pela primeira vez com gunzeira – prancha de ondas grandes – em 2016. Segundo ele, “foi paixão a primeira vista“. Agora, vem nos últimos anos realizando um trabalho junto com o shaper Andrigo Porto Alegre, das pranchas Trench Town. Aos poucos, o big rider vem desenvolvendo alguns modelos específicos para surfar as maiores. O resultado desta parceria já está aparecendo.

Ele busca nesta parceria desenvolver pranchas diferenciadas para surfar as maiores. “Eu to buscando diferenciar meu surf daqueles já tão pegando onda há muito tempo, não apenas fazendo aquele drop reto, mas, com curva, cavada, bater e agredir uma onda grande. A ideia é desenvolver algo novo. Essa prancha nova, que eu fiz agora, é exclusiva“, conta Luizinho.

Luizinho conta com o voto da galera para evidenciar a sua onda como a maior da temporada

E pra vc, qual a maior onda surfada neste temporada. Entre lá no Insta do BWB e dê seu voto.

Para quem quiser participar da votação, basta acessar o link clicando aqui. A disputa pela maior onda surfada se resumiu entre a onda de Derek Plachi e Luizinho. Luiz Henrique ainda disputa a premiação pela melhor performance também.

Apoiadores de Luiz Henrique

Luizinho conta com o apoio de @marcatoro_carnes, @serginholima88,, @huribicontabilidade, @iquefilm, @surflandbrasil, @trenchtownsurfboards, @appelct, @erickzaze, @fabioappel, @sipion_gn, @kelen.massoterapia, @martagonzales.cd, @marmita_nativa, @mdsurfsurf e @silverbaybrasil

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *