10 de julho de 2024

Dream Tour 2024: Surf chega pela primeira vez ao Espírito Santo neste ano

0

Praia do Buraco, em Vila Velha, recebe a segunda etapa do circuito profissional brasileiro de surfe e terá as finais transmitidas ao vivo no Sportv

Capixaba Krystian Kymerson disputou Dream Tour em 2023. Foto: Davi Castro.

Pela primeira vez o Espírito Santo vai sediar uma etapa oficial do circuito nacional de surfe. A competição acontece entre os dias 16 e 22 de julho, na Praia do Buraco, localizada no balneário de Ponta da Fruta, em Vila Velha. O Dream Tour Surf é o torneio onde competem os melhores surfistas brasileiros no ranking nacional. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e terá as finais transmitidas ao vivo no Sportv.

O evento aconteceu pela primeira vez, em 2023, com o intuito de valorizar atletas novos e experientes, além de criar uma nova liga sólida no cenário nacional. O presidente da Confederação e ex-surfista, Teco Padaratz, explicou que o objetivo da criação vem da popularização do esporte. Teco ainda destaca que, embora haja grandes nomes brasileiros que disputam a elite internacional, ainda não havia uma liga profissional no Brasil.

Edgard Groggia é campeão da primeira etapa do Dream Tour. Foto: Pedro Pereira.

– Temos tantos atletas brilhando na WSL e mesmo assim tivemos um hiato de 10 anos sem um campeonato nacional de peso. Precisamos de novos atletas quando as estrelas de hoje se aposentarem, e eles estão competindo aqui – declarou Teco Padaratz, em entrevista ao portal A Gazeta.

Antes de desembarcar no Espírito Santo, o Dream Tour Surf 2024 passou por Pernambuco, onde foi realizada a primeira etapa. Na praia de Porto de Galinhas, Laura Raupp e Edgard Groggia superaram Silvana Lima e Jadson André, respectivamente, na decisão, e ficaram com o título. Os vencedores faturaram R$ 40 mil em premiação e 10 mil pontos no ranking.

Capixabas com chances de pódio

Krystian Kymerson. Foto: Arquivo Pessoal.

Na segunda etapa do Dream Tour Surf 2024 terá a presença de dois surfistas capixabas. Bicampeão brasileiro e medalhista de ouro no Pan-Americano de Santiago, Krystian Kymerson, natural da Barra do Jucu, também competirá em casa e figura como um dos favoritos ao pódio. Além dele, o atleta Rafael Teixeira também é um dos grandes nomes do surfe capixaba. Também nascido em Vila Velha, Rafael disputa a WSL Challenger Series, liga de acesso da World Surf League, a principal competição da modalidade no planeta.

Durante a entrevista, Teco também falou sobre as expectativas de realizar o evento nas praias do Espírito Santo. “Nós queremos deixar um legado por onde passamos. É a primeira vez que o Estado recebe uma competição deste nível, e fazer um circuito aqui é completamente diferente do que fazer em estados já consagrados pelo surfe. É para um novo público, que também ama o esporte, além de movimentar o estado como um todo.” Também não descartou a possibilidade de tornar o ES um palco fixo para uma das etapas anuais. Ao todo, 64 homens e 24 mulheres disputarão nesta etapa.

Praia do Buraco, em Vila Velha

Praia do Buraco, em Vila Velha. Foto: Cabana Aroeira.

A Praia do Buraco, point da segunda etapa do Dream Tour Surf 2024, está localizada no balneário de Ponta da Fruta, que fica a aproximadamente 29 km do Centro da cidade de Vila Velha. O local é um dos principais pontos de picos de onda do estado do Espírito Santo e frequentado por praticantes de outras modalidades de esportes radicais.

Show, atividades e conscientização

Com apoio da Dream Factory, empresa focada em entretenimento ao vivo, além do esporte, os espectadores e atletas terão diversas ativações durante o evento. A banda capixaba de reggae Macucos fará um show nas areias da Praia do Buraco no sábado, dia 20, além de um DJ convidado da Rádio Mix. Durante os dias de competições do Dream Tuor Surf, em Vila Velha, também acontecerão ações de conscientização de preservação do meio ambiente.

Fonte: G1

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *