22 de fevereiro de 2024

Imbituba Pro 2022/Taça Brasil CBSurf recoloca a praia da Vila no cenário nacional do surf profissional

0

Evento apresentado pela Prefeitura Municipal de Imbituba será realizado nos dias 15 a 18 de setembro com até 176 surfistas de 12 estados competindo na Praia da Vila. Imbitubense disputa a liderança

O CBSurf Imbituba Pro apresentado pela Prefeitura de Imbituba vai promover na próxima semana, a quarta etapa da Taça Brasil, divisão de acesso da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), valendo também como a penúltima etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf.

O evento começa na quinta-feira, 18 de setembro, com até 176 surfistas de 12 estados do país disputando uma premiação de 100.000 Reais, com as mulheres recebendo valores iguais aos homens na mesma colocação. A competição vai até domingo na Praia da Vila, com um máximo de 144 participantes na categoria masculina e 32 na feminina.

O CBSurf Imbituba Pro vai fechar uma série de quatro eventos de surfe profissional seguidos da CBSurf pela Região Sul, uma no Paraná e três em Santa Catarina. A entidade máxima do esporte no país, agora presidida pelo catarinense Teco Padaratz, vem revitalizando o Circuito Brasileiro oferecendo premiações recordes para os surfistas.

Nas etapas da Divisão Principal, em Matinhos (PR) e em Florianópolis, eles disputam 280.000 Reais. E nas da Taça Brasil, em Imbituba e São Francisco do Sul, são 100.000 Reais em cada.

Primeiro grande evento ap´ós 11 anos

Armando Tenório lidera o ranking da Taça Brasil CBSurf em 2022. Foto: Damangar

O CBSurf Imbituba Pro 2022 será o primeiro grande campeonato de surfe a ser realizado na cidade desde 2011, quando aconteceu uma etapa do Circuito Mundial do Qualifying Series, vencida pelo hoje tricampeão mundial Gabriel Medina.

A Praia da Vila também foi palco da etapa brasileira do World Surf League Championship (WSL) por 8 anos, recebendo as maiores estrelas do esporte entre 2003 e 2010, até decidindo alguns títulos mundiais Imbituba.

Agora vai sediar um evento válido por duas competições, uma de âmbito nacional e uma estadual. O CBSurf Imbituba Pro 2022 será a quarta etapa da Taça Brasil, circuito que vai classificar 12 homens e 7 mulheres para a divisão principal da Confederação Brasileira de Surf. Em 2023, uma nova elite nacional para disputar os títulos brasileiros no Dream Tour. Em cada etapa, participarão 64 surfistas na categoria masculina e 24 na feminina.

Os 50 primeiros colocados e as 16 melhores nos rankings da divisão principal da CBSurf esse ano, disputarão o primeiro Dream Tour em 2023 com os indicados pela Taça Brasil. Além dos 62 homens e 31 mulheres que formarão a nova elite do surfe nacional, mais três surfistas serão convidados para competir em cada etapa, dois na categoria masculina e uma na feminina. A batalha pelas vagas da Taça Brasil começou em Aracaju (SE), passou por Maricá (RJ) e São Francisco do Sul (SC) e agora chega a Imbituba.

O evento também vai promover a quarta e penúltima etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF). A surfista da Guarda do Embaú, Tainá Hinckel, pode até festejar o bicampeonato estadual por antecipação na Praia da Vila. Ela está invicta este ano, ganhando as etapas disputadas na Praia do Santinho, em Florianópolis, na Praia Brava de Itajaí, e na Prainha de São Francisco do Sul.

Já a disputa pelo título masculino está mais aberta e José Francisco, o Fininho, vai defender a liderança do ranking no CBSurf Imbituba Pro. Ele está apenas 80 pontos à frente de Walley Guimarães, jovem surfista que mora na Praia da Rosa. Os dois ultrapassaram o ex-líder, Matheus Navarro, em São Francisco do Sul na semana passada.

Walley lhe tirou o primeiro lugar no sábado, mas Fininho assumiu a ponta no último dia da etapa do norte do estado. A FECASURF está premiando os campeões catarinenses de surfe profissional de 2022, com uma moto zerinho da Yamaha, oferecida pela Motostore.

O CBSurf Imbituba Pro será uma parceria entre a Prefeitura de Imbituba, Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e VCplay , juntamente com a Associação de Surf de Imbituba (ASI), com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Fonte: Assessoria de Imprensa do CBSurf Imbituba Pro e João Carvalho – JBC Notícias e Assessoria

TOP-10 DO RANKING CATARINENSE FECASURF PRO – 3 etapas:

1º José Francisco (Florianópolis) – 3.260 pontos
2º Walley Guimarães (Imbituba) – 3.180
3º Matheus Navarro (Itajaí) – 3.120
4º Hedieferson Junior (Itapoá) – 2.920
5º Adriano de Souza (Florianópolis) – 2.800
6º Caetano Vargas (Florianópolis) – 2.440
7º Fellipe Ximenes (Garopaba) – 2.340
8º Luã da Silveira (Florianópolis) – 2.260
9º Luan Wood (Florianópolis) – 2.240
10º Kaique Oliveira (Navegantes) – 2.220

TOP-10 DO RANKING CATARINENSE FECASURF PRO – 3 etapas:

1º Tainá Hinckel (Palhoça) – 3.000 pontos
2º Susã Leal (São Fco. do Sul) – 1.735
3ºJuliana Quint (Florianópolis) – 1.685
4º Laura Raupp (Florianópolis) – 1.590
5º Yasmin Dias (Passos de Torres) – 1.470
6º Maya Carpinelli (Garopaba) – 1.110
6º Potira Castaman (Florianópolis) – 1.110
8º Kiany Hyakutake (Florianóplis) – 970
9º Larissa Adriano (Navegantes) – 955
10º Valentina Zanoni (Itajaí) – 610

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *