23 de fevereiro de 2024

Interassociações: Imbituba vai em busca do Bi

0

ASI se prepara para a disputa do Interassociações 2019, realizado pela Fecasurf, neste fim de semana na praia da Joaquina em Florianópolis. Evento acontece nos moldes olímpicos da ISA

Equipe ASI no Interassociações 2019. Arte: Zanata Freitas.

A Associação de Surf Imbitubense (ASI), entidade filiada a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), definiu esta semana a equipe que disputará o Interassociações de Santa Catarina em 2019. Nela, alguns dos melhores surfistas da cidade estarão nos dias 23 e 24 de novembro, na praia da Joaquina em Florianópolis em disputa com outras entidades do estado.

O já tradicional evento, que acontece há décadas, define todo ano as melhores equipes estaduais de surf, e os campeões individuais. O evento realizado nos moldes da International Surfing Association (ISA), e da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

O interassociações é um dos eventos mais antigos de Santa Catarina, e por isso, o estado domina o Brasileiro de Surf da CBS há anos. A disputa é formada por equipes compostas por 13 atletas representando suas associações, divididos por categorias. Cada equipe acumulará pontos para seu time, de acordo com as regras da competição – conforme descrição logo abaixo na matéria.

Seleção Imbitubense pronta para a batalha num dos maiores palcos de surf do país

Equipe Imbitubense da ASI, Campeã do Interassociações em 2014, na praia da Vila, em Imbituba. Foto: Basilio Ruy.

Como uma das maiores forças do surf catarinense, Imbituba vai em busca de mais um título do Interassociações. A última vitória por equipes aconteceu em 2014 quando a equipe derrotou a fortíssima Balneário Camboriú, após uma séria invicta durante três anos. De 2008 para cá, além da vitória em 2014, dois vices campeonatos – em 2008 e 2017 -, e por pouco os imbitubenses não trouxeram mais um título.

Experiência de sobra com Jonas Tatuíra e Victor Borges

Victor Borges, um dos maiores competidores imbitubense, representa a ASI no Interassociações. Foto: Basílio Ruy

A Seleção de Imbituba conta com alguns dos melhores surfistas da região na atualidade. A experiência e competitividade foi levada em conta na montagem da equipe. A começar pelos integrantes da categoria Open, que contará com a experiência profissional de dois grandes atletas na região, Jonas Tatuíra e Victor Borges.

Neste rastro de experiência, a categoria Júnior eleva ainda mais o nível da equipe, com Leo Barcelos e Carlos Henrique, já testados e vitoriosos. Não poderia ser diferente na Mirim, com Gustavo Ramalho, bem como na Iniciantes, com Natan Rosa.

Riomar Rodrigues e Márcio Vilela: Força máxima para a Zimba

Kiko Rodrigues, um dos melhores surfistas Másters do estado, disputa o Interassociações há 25 anos. Foto: Márcio David.

O imbitubense, Riomar ‘Kiko’ Rodrigues, dispensa comentários. Já participou de várias edições do Interassociações, desde quando ainda disputava a Júnior, e lá se vão, aproximadamente, 25 anos de Interassociações. Esteve em praticamente, todas as edições. Com toda esta experiência, Kiko também será o responsável em levar areia da praia do Porto, em Imbituba, onde é local, para a Cerimônia das Areias do Interassociações.

No Longboard, Márcio Vilela tem no currículo do surf competição, dezenas de vitórias em circuitos locais e estaduais. Considerado um dos melhores longboarders do estado, Márcio será o tempero da equipe imbitubense, onde o estilo no surf, as manobras suaves e o tamanho dos pranchões conta muito.

Infantil com Lucas Costa e a atual ‘rainha’ do surf Feminino imbitubense Andreza Barcelos

A categoria Infantil contará com força máxima também: Lucas Costa é um dos atletas mais ativos de sua categoria em Imbituba. Surfa todos os dias, e disputa todas as competições na cidade e fora dela. No Feminino, a Zimba vai com a experientíssima Andreza Barcelos, já considerada a ‘rainha’ do surf imbitubense na atualidade.

Katz Fernandes: “Vamos em busca do Bi-Campeonato”

Seleção ASI Vice-Campeã em 2017. Foto: Arquivo ASI

A equipe vai, praticamente, completa, com o Presidente da ASI, Henrique de Bona como Chefe de Equipe, Katz Fernandes como Técnico e ainda, Gabriel Freitas, como auxiliar técnico. Ao final, dá para dizer que será dureza enfrentar a equipe imbitubense em mais este Interassociações.

Henrique de Bona define a participação da ASI este ano com a garra que os atletas apresentam em todas as competições, “Além da experiência, esta equipe tem garra e muito surf, como já demostrado em vários eventos da ASI. Vamos atras de mais um título, e temos força pra isso. Sabemos que muitos surfistas imbitubenses gostariam e teriam possibilidades de estar nesta equipe, e podemos sempre contar com eles“.

Para Katz Fernandes, “A equipe toda já é experimentada, está bem treinada e pronta para este fim de semana na praia da Joaquina. Vamos em busca do Bi-Campeonato e temos atletas e suporte para isso. Imbituba tem só um título, em 2014, e muitos vices, e sei que a equipe toda quer esse título também”.

A Seleção Imbitubense da ASI disputa do Interassociações neste fim de semana em Florianópolis, com o apoio da Fertisanta, da Empty e da Diretoria Municipal de Esportes (DME) de Imbituba.

Regras e pontuação por equipes

1- As equipes que se inscreverem completas já começam a prova com 10 pontos de bonificação;

2- As equipes que se apresentarem no evento com as bandeiras de sua cidade e sua associação terão 10 pontos de bonificação; (Atenção! Agora é obrigatório a cada entidade se apresentar com a bandeira do município, mesmo que a cidade contemple mais entidades);

3- As equipes que se apresentarem uniformizadas (exigência mínima é camiseta com logotipo da associação e federação) na cerimônia de abertura do Santa Catarina Interassociações 2019, durante a execução do hino nacional, receberão 10 pontos de bonificação;

4- Ao final do evento, a soma da pontuação de todas as colocações dos atletas será adicionada à pontuação por quesitos esportivos e determinará a associação campeã da competição. Em caso de empate, o campeão será definido através do ranking do ano anterior.

5- As equipes deverão trazer um recipiente com areia de sua respectiva praia, para a tradicional Cerimônia de Confraternização das Areias, unindo todas as participantes da competição. Sugere-se um recipiente estilizado para produção de material de divulgação para sair nas mídias.

6- Os atletas da categoria Adaptados pontuarão normalmente, e também podem ser inscritos independente de ser da associação ou região.

7- Cada associação poderá inscrever até dois atletas profissionais em suas equipes, desde que não estejam na mesma categoria.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *