24 de julho de 2024

Começa no RJ o ISA World Junior 2023 e uma Imbitubense é o segundo atleta de Imbituba na história a participar

0

Ryan Kainalo de Ubatuba, é um dos três brasileiros que competem na categoria até 18 anos. Gabriel Medina, de São Sebastião, em 2010 e Filipe Toledo, de Ubatuba, em 2011, foram campeões do ISA World Junior. Catarinense entre os representantes brasileiros e imbitubense é o segundo atleta de Imbituba a disputar o Mundial Júnior da ISA

Teve início nesta sexta-feira, dia 24, na praia da Macumba, no Rio de Janeiro, o ISA World Junior Surfing Championship 2023. A competição acontece pela segunda vez no país e vai até o dia 3 de dezembro. Esta que será a 19ª edição desta prova vai ser a segunda vez que a mesma acontece no Brasil – em 2006, o evento ocorreu na praia de Maresias, em São Sebastião, no Litoral Norte Paulista.

A competição reúne os melhores surfistas júniores do mundo, entre eles, os brasileiros, Ryan Kainalo, de Ubatuba, de 16 anos, Samuel Bezerra e Luan Ferreira, de Pernambuco, também, de apenas 16 anos, três das grandes revelações do surfe brasileiro.

O evento pode representar um passo importante na carreira de um surfista: dos 40 atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, 33 passaram em algum momento pelo Mundial Júnior da ISA, e 16 deles conseguiram medalhas júniores nesses eventos, incluindo Tatiana Weston-Webb.

Dois surfistas do Litoral Norte Paulista venceram ISA World Junior Surfing Championship: Gabriel Medina, de São Sebastião, tricampeão mundial de surfe e Filipe Toledo, de Ubatuba, bicampeão mundial de surfe.

Baterias iniciais

Ryan Kainalo.

Na categoria até 18 anos, Ryan Kainalo, de Ubatuba,  estreia na terceira bateria programada para esta sexta-feira (24) enfrentando Keoni Lasa, da Venezuela, Silas Handeland (NOR), e Ollie Gould (CIS). Na 27ª bateria, Samuel Bezerra enfrentará Kéo Chabrier (TAH), Lars Peeters (BEL) e Owen Graham (CIS). Na 30ª bateria, Luan Ferreyra enfrentará Tea’Ki Gasbarre (TAH), Frimann Breivik (NOR) e Anders Ravenscroft (CIS).

Fernando Aguerre, presidente da ISA, mostrou-se “entusiasmado por regressar à beleza e energia das praias brasileiras”, e reforçou que “os fãs brasileiros são dos mais apaixonados do mundo”. Sobre o evento, afirma que “não há melhor maneira de atingir a nossa visão de um mundo melhor através do surf do que através da juventude. São os futuros Campeões Mundiais, os futuros atletas olímpicos, medalhistas de ouro, e os valores aprendidos nestes eventos vão ser passados para as próximas gerações”.

Kyane Hyakutake é Santa Catarina no Mundial Júnior da ISA e Campeã Imbitubense de Surf 2023 será uma das representantes da Seleção Argentina

A manesinha da ilha de Florianópolis, Campeã Catarinense, Kyane Hyakutake é uma das integrantes da Seleção Brasileira de Surf no ISA World Junior 2023, que acontece no Rio de Janeiro.

Além dela, Alma Corgiolu, que sagrou-se Campeã Open do Imbitubense de Surf 2023 no último mês de outubro, também disputa a competição representando seu país natal, a Argentina. É a segunda vez que um imbitubense disputa este evento, o primeiro foi o surfista Leo Barcelos no Mundial do Júnior na Califórnia em 2018, nos Estados Unidos.

Alma Corgiolu treinanando para o ISA World Junior com seu treinador Heitor Alves.

Para saber mais sobre o evento e assistir ao vivo, é só clicar aqui.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *