Mais uma unidade de ensino de Imbituba recebe o projeto Oficina de Mosaico na Escola
Mosaicista, Liz Panek, leva mais uma vez seu trabalho para escola em Imbituba com murais em mosaicos feito pelos próprios alunos, atraves do Programa de Incentivo a Cultura – Procult – da Prefeitura de Imbituba. Projeto já está em sua fase final e os alunos são os maiores beneficiados
Mais uma vez, Liz Panek, mosaicista, que há alguns anos faz um trabalho exemplar em Imbituba e região, de levar o mosaico a vários lugares e de várias maneiras, ainda que uma arte esquecida na cidade, desde os tempos da extinta Cerâmica de Imbituba, presenteia alunos de uma escola púbica, de todos dos períodos – matutino e vespertino -, da cidade com a arte e a capacidade de interagir com ela.
O Projeto, realizado com o apoio da Prefeitura de Imbituba, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, via Superintendência de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROCULT nº 01/2022, traz a oficina de mosaico do projeto Mosaico na Escola II, sendo realizado na Escola Básica Estadual Engenheiro Álvaro Catão, no bairro Vila Nova Alvorada (Divinéia), fará com que a arte do mosaico seja novamente estimulada, fazendo parte do dia a dia dos educandos da referida escola.
“Para eles a escola é mais do que um espaço para aprender a ler e escrever, representa também um espaço lúdico para interagir, socializar, fazer amigos e trocar experiências. Além disso, a oficina vai estabelecer uma ligação com o passado cultural e histórico da cidade de Imbituba” contempla Liz Panek.
Murais em mosaico feitos pelos alunos ficarão expostos interna e externamente na escola
Os murais em mosaicos realizados pelos educandos da referida escola ficarão expostos em área externa e interna da instituição. Inclusive um dos murais ficará do lado externo da escola proporcionando aos passantes a produção artísticas destes educandos.
Para a mosaicista, “A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla, além de ter o poder transformador de desenvolver a criatividade e a capacidade intelectual, ensinar a solucionar problemas, desafiar limites e aumentar o repertório cultural”.
Recém formada em Licenciatura em artes visuais, ela ainda vai mais longe. “As artes e a educação são duas práticas que podem caminhar lado a lado, isso porque elas permitem ao professor trabalhar de modo lúdico com os alunos, além de inserir as crianças e os adolescentes em novos contextos, ampliando as perspectivas deles sobre o mundo”.
Liz Panek e sua vivência na arte do mosaico
Liz Panek é natural de Curitiba/PR e no ano de 1999, em Florianópolis (SC), iniciou timidamente a arte do mosaico. Em 2000 voltou para Curitiba onde realizou cursos, começou a comercializar suas peças, participar de mostras e exposições. No ano de 2010 voltou para Florianópolis e desde o ano de 2014, mora em Imbituba.
Autodidata, Liz criou peças de motivos marinhos, esotéricos, fauna e flora, releituras de obras, paisagens e artistas. Na execução dos mosaicos usa diversos materiais: contas de acrílico, espelho, porcelana, pedras, conchas, azulejos, vidro e blindex, pastilhas de vidro e peças modeladas em cerâmica esmaltada. Seus mosaicos atendem áreas internas e externas.
Para Liz, mosaicista ha mais de 20 anos, “o mosaico é a história do mundo, é arte pura e permanente e na arte, a criatividade e a expressão artística não tem limites. O mosaico não é uma arte nova na cidade de Imbituba. É uma arte esquecida. Anos atrás, a extinta Icisa – Indústria Cerâmica Imbituba -, repassava à população todo material e técnica necessárias para a produção remunerada de telas encarteladas de mosaico para a produção de revestimento externo de residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos”, conta Liz.
“A arte é a manifestação de tudo que vemos e vivemos. Não podemos interagir no mundo sem conviver com algum tipo de representação artística ou cultural. A relação entre a arte e a cultura, forma um conceito de pensamento, de ideia e de objetividade. Portanto, sinteticamente, a cultura está ligada à arte, e arte à cultura”, finaliza Liz Panek.