14 de junho de 2024

Reserva Mundial de Surf: Guarda apresenta ‘Selo’ de Responsabilidade Socioambiental

0

9ª Reserva Mundial de Surf apresenta ‘Selo Verde de Responsabilidade Socioambiental – Nossa Praia é Praia Limpa’ na Conferência Global das Ondas

Para minimizar o impacto do descarte inapropriado do lixo reciclável na natureza, por iniciativa da 9ª. Reserva Mundial de Surf (RMS) Guarda do Embaú em parceria com a Associação Pró-CREP (Criar, Reciclar, Educar e Preservar), com sede na Pinheira, e apoio da Save The Waves Coalition (STW), foi lançado em 2021 o Programa Selo Verde de Responsabilidade Socioambiental – Nossa Praia é Praia Limpa”, que permite identificar, a princípio, o compromisso dos comerciantes e dos pousadeiros com relação à sustentabilidade ambiental de seu empreendimento, se constituindo em uma ferramenta de apoio a sociedade e ao gestor público no enfrentamento dos desafios complexos que envolvem a temática ambiental.

No seu terceiro ano, o sucesso do Programa, que atraiu cerca de 40% dos comerciantes da Guarda do Embaú e a resposta positiva que a comunidade deu chamou a atenção dos organizadores da 7ª. Conferência Global das Ondas (www.global-wave-conference.com), que irá acontecer entre os dias 2 e 4 de Outubro, em Peniche, Portugal. Conforme a organização o “case” ficou entre os “top 4” sobre o tema “Surf e Sustentabilidade”. O Programa fará parte ainda da agenda do encontro das Reservas Mundiais, em Ericeira, que também detém o título de RMS.

A 7ª. Conferência Global das Ondas pretende reunir surfistas renomados, acadêmicos, ambientalistas e ativistas costeiros para compartilhar ideias, se inspirar e discutir grandes questões. O foco principal é a valorização da proteção de picos de surf únicos e insubstituíveis em todo o mundo.

Segundo Marcos Aurélio Gungel, o Kito, presidente do Comitê Executivo Local e Gerente da RMS, e que apresentará o “case”, “O Selo é um tipo de certificação que visa estimular ações de conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais em suas atividades diárias, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento pelos comerciantes locais dos resíduos sólidos e ao destino correto do óleo de cozinha utilizado nas frituras. São atitudes básicas destinadas à preservação e conservação da qualidade ambiental do nosso ambiente costeiro”.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *