19 de maio de 2024

Saquarema Surf Festival começa pelo QS 5000 masculino nesta segunda-feira

0

Esta será a 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe onde 118 participantes de 8 países mais 34 no QS feminino duelam nas em Saquarema, e o Pro Junior inicia na quarta-feira e Longboard na quinta

Valentin Neves compete no Saquarema Surf Festival em memória ao seu pai. Foto: Daniel Smorigo/213 Sports.

 A quarta edição do Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves apresentado pela Prefeitura de Saquarema será iniciada pelo QS 5000 masculino válido pelo Circuito Banco do Brasil de Surfe, nesta segunda-feira na Praia de Itaúna. Esta etapa com status máximo do Qualifying Series, continua na terça-feira e será disputada por 118 surfistas de 8 países. O QS 5000 feminino só começa na quarta-feira, junto com a categoria Pro Junior Sub-20. Já a largada do Longboard está agendada para a quinta-feira. Todas as seis competições do maior Festival de Surfe da América Latina, marcam pontos nos rankings regionais da WSL South America e serão transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com. 

O QS 5000 do Saquarema Surf Festival será a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 e também da temporada 2024/2025 da WSL South America. A primeira rolou em Torres, no Rio Grande do Sul, com os catarinenses Matheus Navarro e Laura Raupp largando na frente na corrida pelos títulos sul-americanos, nos rankings que classificam 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). Os campeões na Praia dos Molhes, vão defender as lideranças no Maracanã do surfe brasileiro.

A segunda-feira será iniciada com uma triagem de surfistas do Rio de Janeiro, que vai indicar os dois últimos participantes do QS 5000. Depois acontecem as 4 baterias da primeira fase, as 8 da segunda e mais 4 das 16 da terceira rodada masculina. Dos 118 participantes de 8 países do QS 5000 masculino no Saquarema Surf Festival, 48 estrearão no primeiro dia, sendo 39 do Brasil, 3 do Peru, 3 da Argentina, 1 do Chile e até 1 dos Estados Unidos e 1 da Polonia.

Lucas Chumbo competindo no Saquarema Surf Festival do ano passado. Foto: Daniel Smorigo /213 Sports.

Uma das atrações da segunda-feira é o campeão mundial de ondas gigantes da WSL, Lucas Chumbo Chianca. Ele está escalado na primeira bateria da segunda fase, junto com Noah Machado e Amando Tenório. O quarto adversário será o vencedor do confronto que vai inaugurar a quarta edição do Saquarema Surf Festival, realizado desde 2021 pela 213 Sports em memória ao bicampeão brasileiro Leo Neves. Nesta primeira bateria, estão Niccolas PadaratzOdacir Nonato e Davi Reina.

Por ser a primeira e até agora única etapa de 5.000 pontos da temporada 2024/2025 da WSL South America, o resultado no Saquarema Surf Festival irá determinar uma nova ordem no ranking regional. A vitória certamente valerá a primeira posição na disputa pelo título sul-americano e pelas vagas para o Challenger Series. O líder Matheus Navarro, vai estrear na 14.a bateria da terceira fase, então só irá competir na Praia de Itaúna na terça-feira.

Matheus Navarro vencendo o Circuito Banco do Brasil de Surfe em Torres. Foto: @WSL/Daniel Smorigo.

8 PAÍSES NO QS – Os 118 participantes do QS 5000 de 8 países – 100 do Brasil, 5 do Peru, 5 da Argentina, 2 do Uruguai, 2 do Chile, 2 do Equador, 1 dos Estados Unidos e 1 da Polonia – foram divididos em quatro fases no Saquarema Surf Festival. São 12 entrando na rodada inicial, junto com os dois classificados da triagem, mais 24 na segunda fase, 48 na terceira, com os 32 cabeças de chave mais bem colocados no ranking da WSL, estreando somente nas 16 baterias da quarta rodada da competição. 

Na lista destas principais estrelas do Saquarema Surf Festival, estão o atual campeão sul-americano, Mateus HerdyLucas SilveiraEdgard Groggia e Rafael Teixeira, que também vão disputar o Challenger Series esse ano. Tem também o filho do Leo Neves, Valentin Neves, o vice-campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe de Torres, Mateus Sena, o peruano Alonso Correa, classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, os ex-tops da elite do CT, Peterson Crisanto e Alex Ribeiro, o campeão mundial Junior da WSL em 2019, Lucas Vicente, e o número 3 desta categoria em 2023, Leo Casal.

A surfista olímpica Tainá Hinckel vai tentar o bicampeonato em Saquarema. Foto: Daniel Smorigo/213 Sports.

QS FEMININO – No QS 5000 feminino, a principal atração é a atual campeã sul-americana da WSL, Tainá Hinckel. A catarinense venceu o Saquarema Surf Festival no ano passado e vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris nos tubos de Teahupo´o, junto com Tatiana Weston-WebbLuana SilvaFilipe ToledoGabriel Medina e João ChiancaTainá conquistou sua vaga no ISA Surfing Games de Porto Rico e vem de um vice-campeonato no Circuito Banco do Brasil de Surfe em Torres (RS).

A surfista da Guarda do Embaú perdeu a final catarinense na Praia dos Molhes para a florianopolitana Laura RauppTainá é a recordista de nota – 9,50 – e pontos – 17,00 – nas competições femininas do Saquarema Surf Festival, marcas registradas na final do QS 5000 do ano passado, com Sophia Medina. Ela vai estrear na primeira bateria com uma grande adversária dos últimos anos, Sol Aguirre, além da também peruana Catalina Zariquiey e uma das duas surfistas de Saquarema que participam como convidadas, Kayane Reis.

Laura Raupp vai defender a liderança do ranking no Saquarema Surf Festival. Foto: Daniel Smorigo/213 Sports.

Outra grande atração do QS 5000 feminino, é a maior surfista do Brasil em todos os tempos, duas vezes vice-campeã mundial no CT, Silvana Lima. A cearense está escalada na terceira bateria, em outro confronto direto entre Brasil e Peru. Silvana Sophia Gonçalves vão disputar duas vagas para a próxima fase com Sofia Artieda e Arena Rodriguez Vargas, campeã da primeira etapa do Circuito Sul-americano Pro Junior 2024 no Peru, que vai defender a liderança no Saquarema Surf Festival.

Um total de 34 surfistas de 7 países disputará o título do QS 5000, para escrever seu nome no Troféu Leo Neves, ao lado dos campeões de 2023, Ian Gouveia e Tainá Hinckel, dos peruanos Miguel Tudela e Daniella Rosas que venceram em 2022 e do Yago Dora e Sophia Medina em 2021. São 19 candidatas do Brasil, 9 do Peru, 2 do Equador, 1 do Chile, 1 da Argentina, 1 da Venezuela e 1 do México. A maioria delas também competirão na categoria Pro Junior em Saquarema.

Kalea Gervasi foi a campeã Pro Junior do Saquarema Surf Festival 2023. Foto: Daniel Smorigo/213 Sports.

PRO JUNIOR – O limite de 24 participantes nesta competição para meninas com até 20 anos de idade foi esgotado. A campeã Pro Junior do Saquarema Surf Festival no ano passado, a peruana Kalea Gervasi, é uma das 8 cabeças de chave que irão estrear na segunda fase, já disputando classificação para as semifinais. Também estão nesta lista, a campeã sul-americana de 2023, Isabelle Nalu, a vencedora da primeira etapa de 2024 no Peru, Arena Rodriguez Vargas, e a número 5 do último Mundial Junior da WSL na Califórnia, Laura Raupp

No Pro Junior masculino, que começa na quarta-feira, os 42 inscritos de 6 países foram divididos em duas fases com oito baterias cada. São 16 cabeças de chave entrando na segunda fase, disputando vagas para as quartas de final. Entre eles, estão o campeão sul-americano de 2023, Ryan Kainalo, o defensor do título do Saquarema Surf Festival, Gabriel Klaussner, e os finalistas da primeira etapa de 2024 no Peru, o vencedor Rodrigo Saldanha e Guilherme Lemos. Quem ficar na primeira e segunda posições dos rankings masculino e feminino de 2024, se classificam para o Mundial Junior da WSL.

Gabriel Klaussner campeão Pro Junior do Saquarema Surf Festival 2023. Foto: Daniel Smorigo/213 Sports.

BATERIAS DO QS 5000 DO SAQUAREMA SURF FESTIVAL:
(todas as baterias sujeitas à alterações até o início da competição)

PRIMEIRA FASE – 3.o=113.o lugar (40 pts) e 4.o=117.o lugar (30 pts):
1.a: Davi Reina (BRA), Niccolas Padaratz (BRA), Odacir Nonato (BRA)
2.a: Hizunomê Bettero (BRA), Guilherme Luz (BRA), Pedro Dib (BRA)
3.a: João Lucas Bessy (BRA), Vitor Valentim (BRA), Alan Donato (BRA) + 1 da triagem
4.a: Lucas Rosario (BRA), Pedro Henrique (BRA), Caique Gomes (BRA) + 1 da triagem

SEGUNDA FASE – entrada de 24 pré-classificados pelo ranking:
———3.o=97.o lugar (100 pontos) e 4.o=105.o lugar (70 pontos)
1.a: Noah Machado (BRA), Lucas Chianca (BRA), Amando Tenorio (BRA), 1.1
2.a: Gabriel Ljubicic (PER), Guilherme Lemos (BRA), Yage Araujo (BRA), 2.1
3.a: Pedro Martins (BRA), Davi Silva (BRA), Kai Milan-Thomas (EUA), 1.2
4.a: Murilo Brandt (BRA), Sunny Pires (BRA), Bernardo Bordovsky (POL), 2.2
5.a: Derek Souza (BRA), Junior Lagosta (BRA), Kim Matheus (BRA), 1.3
6.a: Raul Rios (PER), Walley Guimarães (BRA), Mariano Arreyes (ARG), 2.3
7.a: Igor Shibata (BRA), Lucas Di Giorge (BRA), Leo Andrade (BRA), 1.4
8.a: Noel De La Torre (CHL), Bruno Moraes (BRA), Giuliano Arreyes (ARG), 2.4

TERCEIRA FASE – entrada de 48 pré-classificados pelo ranking:
———3.o=65.o lugar (275 pontos) e 4.o=81.o lugar (225 pontos)
1.a: Felipe Oliveira (BRA), Luan Ferreyra (BRA), João Ferreira (BRA), 1.1
2.a: Wallace Vasco (BRA), Luan Wood (BRA), Sean Goldszmidt (PER), 2.1
3.a: Samuel Joca (BRA), Lucas Catapam (BRA), Franco Radziunas (ARG), 1.2
4.a: Caetano Vargas (BRA), Cauã Gonçalves (BRA), Gabriel Paiva (BRA), 2.2
5.a: Philippe Neves (BRA), Gabriel André (BRA), Daniel Matos (BRA), 1.3
6.a: Vitor Ferreira (BRA), Douglas Silva (BRA), João Victor Scharnovski (BRA), 2.3
7.a: Patrick Plachi (BRA), Hedieferson Junior (BRA), Kainan Meira (BRA), 1.4
8.a: Alejo Muniz (BRA), Alex Suarez (ECU), Murillo Coura (BRA), 2.4
9.a: Krystian Kymerson (BRA), Marcos Correa (BRA), Joaquin Del Castillo (PER), 1.5
10: Eric Bahia (BRA), Takeshi Oyama (BRA), Facundo Arreyes (BRA), 2.5
11: Diego Aguiar (BRA), Magno Pacheco (BRA), Wiggolly Dantas (BRA), 1.6
12: Anderson da Silva (BRA), Thiago Camarão (BRA), Pericles Dimitri (BRA), 2.6
13: Luã da Silveira (BRA), Pedro Neves (BRA), Pedro Araujo (BRA), 1.7
14: Matheus Navarro (BRA), João Artur de Holanda (BRA), Eduardo Motta (BRA), 2.7
15: Cauet Frazão (BRA), Martin Ottado (URU), Guilherme Carvalho (BRA), 1.8
16: Maximiliano Saenz (ECU), Tomas Lopez Moreno (ARG), Yan Sondahl (BRA), 2.8

QUARTA FASE – entrada dos 32 principais cabeças de chave:
———3.o=33.o lugar (US$ 300 e 450 pts) e 4.o=49.o lugar (US$ 200 e 400 pts)
1.a: Edgard Groggia (BRA), Fabricio Rocha (BRA), 1.1, 2.2
2.a: Daniel Adisaka (BRA), Igor Moraes (BRA), 1.2, 2.1
3.a: Nacho Gundesen (ARG), Fernando Junior (BRA), 1.3, 2.4
4.a: Mateus Sena (BRA), Marco Giorgi (URU), 1.4, 2.3
5.a: Valentin Neves (BRA), Samuel Igo (BRA), 1.5, 2.6
6.a: Caio Costa (BRA), Weslley Dantas (BRA), 1.6, 2.5
7.a: Peterson Crisanto (BRA), Ryan Kainalo (BRA), 1.7, 2.8
8.a: Mateus Herdy (BRA), Arthur Maximo (BRA), 1.8, 2.7
9.a: Lucas Silveira (BRA), Daniel Templar (BRA), 1.9, 2.10
10: Lukas Camargo (BRA), Alex Ribeiro (BRA), 1.10, 2.9
11: José Francisco (BRA), Rickson Falcão (BRA), 1.11, 2.12
12: Gabriel Klaussner (BRA), Wesley Leite (BRA), 1.12, 2.11
13: Lucas Vicente (BRA), Gustavo Henrique (BRA), 1.13, 2.14
14: Rodrigo Saldanha (BRA), Kaue Germano (BRA), 1.14, 2.13
15: Alonso Correa (PER), Leo Casal (BRA), 1.15, 2.16
16: Rafael Teixeira (BRA), Roberto Araki (CHL), 1.16, 2.15

PRIMEIRA FASE FEMININA – 3.a=33.o lugar (450 pts) e 4.a=34.o lugar (448 pts):
1.a: Maya Larripa (MEX), Valeria Ojeda (VNZ) + 2 da triagem

SEGUNDA FASE – entrada das 30 cabeças de chave:
———3.a=17.o lugar (US$ 500 e 800 pts) e 4.a=25.o lugar (US$ 400 e 720 pts)
1.a: Tainá Hinckel (BRA), Sol Aguirre (PER), Kayane Reis (BRA), Catalina Zariquiey (PER)
2.a: Melanie Giunta (PER), Kalea Gervasi (PER), Camila Sanday (PER), Rafaella Montesi (CHL)
3.a: Arena Rodriguez Vargas (PER), Silvana Lima (BRA), Sophia Gonçalves (BRA), Sofia Artieda (PER)
4.a: Daniella Rosas (PER), Julia Duarte (BRA), Dominic Barona (ECU), 1.a da primeira fase
5.a: Laura Raupp (BRA), Kemily Sampaio (BRA), Alexia Monteiro (BRA), 2.a da primeira fase
6.a: Juliana dos Santos (BRA), Kiany Hyakutake (BRA), Mariana Areno (BRA), Genesis Garcia (ECU)
7.a: Vera Jarisz (ARG), Yanca Costa (BRA), Taís Almeida (BRA), Pamella Mel (BRA)
8.a: Isabelle Nalu (BRA), Brianna Barthelmess (PER), Yasmin Neves (BRA), Potira Castaman (BRA)

BATERIAS DO PRO JUNIOR NO SAQUAREMA SURF FESTIVAL:

PRIMEIRA FASE – 3.o=33.o lugar (66 pts) e 4.o=41.o lugar (63 pts):
1.a: Gabriel Ljubicic (PER), Gabriel Dantas (BRA), Reimundo Berry (CHL)
2.a: João Victor Scharnovski (BRA), Sean Goldszmidt (PER), Caio Okamoto (BRA), Daniel Duarte (BRA)
3.a: Guilherme Fernandes (BRA), Davi Silva (BRA), Benjamin D´Orey (BRA)
4.a: Maximiliano Saenz (EQU), Kai Milan-Thomas (EUA), Lucas Di Giorge (BRA)
5.a: Guilherme Carvalho (BRA), Noah Machado (BRA), Igor Shibata (BRA)
6.a: Eduardo Mulford (BRA), Miguel Ferraz (BRA), David Reina (BRA), Fabricio Jesus (BRA)
7.a: Sunny Pires (BRA), Gabriel Paiva (BRA), Lucas Rosario (BRA)
8.a: Luan Ferreyra (BRA), Kaue Daniel (BRA), Pedro Rian Lima (BRA)

SEGUNDA FASE – entrada dos 16 cabeças de chave – 1.o e 2.o=Quartas de Final:
———3.o=17.o lugar com 200 pontos e 4.o=25.o lugar com 150 pontos
1.a: Leo Casal (BRA) e Lukas Camargo (BRA)
2.a: Guilherme Lemos (BRA) e Cauet Frazão (BRA)
3.a: Caio Costa (BRA) e Tomas Goransky (ARG)
4.a: Fabricio Rocha (BRA) e João Artur de Holanda (BRA)
5.a: Ryan Kainalo (BRA) e Noel de la Torre (CHL)
6.a: Gabriel Klaussner (BRA) e Rickson Falcão (BRA)
7.a: Samuel Joca (BRA) e Takeshi Oyama (BRA)
8.a: Rodrigo Saldanha (BRA) e Murillo Coura (BRA)

PRIMEIRA FASE FEMININA – 3.a=17.o lugar (200 pts) e 4.a=21.o lugar (174 pts):
1.a: Brianna Barthelmess (PER), Kemily Sampaio (BRA), Alexia Monteiro (BRA), Luana Paes (BRA)
2.a: Catalina Zariquiey (PER), Genesis Garcia (EQU), Laiz Costa (BRA), Nina Stein (BRA)
3.a: Rafaella Montesi (CHL), Kiany Hyakutake (BRA), Potira Castaman (BRA), Leticia Calleia (BRA)
4.a: Camila Sanday (PER), Yasmin Neves (BRA), Pamella Mel (BRA), Valeria Ojeda (VNZ)

SEGUNDA FASE – entrada dos 8 cabeças de chave – 1.a e 2.a=Semifinais:
———3.a=9.o lugar com 350 pontos e 4.a=13.o lugar com 295 pontos
1.a: Laura Raupp (BRA) e Allany Tuze (BRA)
2.a: Sofia Artieda (PER) e Arena Rodriguez Vargas (PER)
3.a: Isabelle Nalu (BRA) e Sophia Gonçalves (BRA)
4.a: Kalea Gervasi (PER) e Vera Jarisz (ARG)

BATERIAS DO LONGBOARD NO SAQUAREMA SURF FESTIVAL:

PRIMEIRA FASE MASCULINA – 1.o e 2.o avançam para as Semifinais:
———3.o=9.o lugar com 350 pontos e 4.o=13.o lugar com 295 pontos
1.a: Matias Maturano (PER), Wenderson Biludo (BRA), Leonardo Esteves Martins (BRA)
2.a: Jeferson Silva (BRA), Alexandre Escobar (BRA), Fabio Santos (BRA)
3.a: Julian Schweiser (URU), Anderson Silva (BRA), Hideki Duarte (BRA)
4.a: Jefson Silva (BRA), Romoaldo Nascimento (BRA), Heriberto Torres Martinez (MEX)

PRIMEIRA FASE FEMININA – 1.a e 2.a avançam para a Final:
———3.a=5.o lugar com 500 pontos e 4.a=7.o lugar com 445 pontos
1.a: Ayllar Cinti (BRA), Rayane Amaral (BRA), Evelyn Gontier (ARG)
2.a: Evelin Neves (BRA), Kate Brandi (BRA), Viviane Skinner (BRA), Gabriela Sztamfater (BRA)

Fonte: João Carvalho – WSL Latin America Media Manager

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *