10 de julho de 2024

Sinal Amarelo para o CBSurf Big Wave Mormaii

0

A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) junto ao Movimento Big Waves Brasil (BWB) lançou neste domingo (23/06) o Sinal Amarelo para a chamada do CBSurf Big Wave Mormaii, competição brasileira que determinará o primeiro campeão e a primeira campeã nacionais de Surf de Ondas Grandes da história da confederação

O Sinal Amarelo significa que estamos a 7 dias de uma ondulação em potencial para a competição. Caso esta ondulação se confirme, 4 dias antes da competição será lançado o Sinal Verde, confirmando a realização do evento. Caso ela não confirme, será lançado o Sinal Vermelho e a competição voltará a ficar em espera de uma próxima grande ondulação.

O evento patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina (por meio da Fundação Catarinense de Esporte) e pela Prefeitura Municipal de Laguna será realizado em um único dia, no ápice da ondulação, que a princípio está prevista ou para domingo (30/06) ou segunda-feira (01/07).

Conforme Thiago Jacaré, Coordenador Nacional de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e um dos fundadores do Movimento Big Waves Brasil: “Pintou no gráfico um swell de direção S/SE, com período de 13 segundos e com 3 metros de altura na boia, podendo gerar ondas acima dos 12 pés para a competição. O vento ainda não está o ideal, mas estamos atentos porque a ondulação parece ser boa”.

Transmissão alternativa no canal do Ícaro Cavalheiro no Youtube

Caique Guimaraes numa das maiores ondas surfadas no Cardoso, em Laguna, durante o evento de ondas grandes em 2018. Foto: Moises Trindade.

 O Movimento BWB, com anuência da CBSurf, fechou uma parceria com a lenda do surf Ícaro Cavalheiro para realizar uma transmissão alternativa ao vivo da competição em seu canal no YouTube, além da transmissão habitual dos eventos da CBSurf no canal CBSurfPlay.

“É com muito orgulho e uma honra que nós anunciamos a parceria com a BWB e a CBSurf para podermos fazer a transmissão do primeiro evento com imagens dentro do canal Ícaro Cavalheiro. Realmente estamos muito lisonjeados por isso. É o evento que vai determinar o campeão e a campeã brasileiros de Surf de Ondas Grandes”, declara Ícaro. 

“Estamos preparando a melhor equipe para vocês, com Ícaro Cavalheiro, Klaus Kaiser, Gary Linden e convidados para fazer um evento ímpar, que será um marco na história do canal Ícaro Cavalheiro, da BWB e da CBSurf”, conclui Ícaro.

O canal Ícaro Cavalheiro é conhecido por realizar avaliações técnicas dos critérios dos julgamentos das competições mundiais, contendo em sua equipe renomados analistas. Desta vez o canal está trazendo uma inovação: o norte americano Gary Linden, criador do Big Wave Surf Tour e ex-presidente da Association of Surfing Professionals (ASP), atual World Surf League (WSL). Gary residiu no Brasil nos anos 70 e fala português fluentemente.

Os outros profissionais escalados para a transmissão também são muito relevantes na modalidade Surf de Ondas Grandes, pois Ícaro Cavalheiro já foi Head Judge (Coordenador de Juízes) do Big Wave Surf Tour e Klaus Kaiser é conhecido por ser uma “enciclopédia” do surf. Ambos foram analistas da WSL por muitos anos. 

Seguem logo abaixo os dois canais que farão a transmissão ao vivo da competição.

Inscrevam-se e ativem o “sininho”. A competição está prevista para iniciar às 08:00 da manhã.

On Fire Especial da Conferência Técnica

Como tradição nos eventos de Surf de Ondas Grandes na praia do Cardoso, a organização oferece uma Conferência Técnica abordando aspectos da modalidade Surf de Ondas Grandes e do evento, nivelando assim o conhecimento entre os atletas, o staff e o público expectador.

Com a parceria firmada junto ao canal Ícaro Cavalheiro, neste ano as conferências serão realizadas no programa On Fire, realizados periodicamente no canal. A primeira edição do On Fire Especial CBSurf Big Wave abordará os Critérios de Julgamento e a Metodologia de Competição da modalidade Surf de Ondas Grandes. Serão convidados para a live:

  • Ricardo Bocão: um dos pioneiros do surf brasileiro, comunicador e atual Diretor de Marketing da CBSurf; com 68 anos de idade pegou uma das maiores ondas da temporada 2023 em Nazaré/Portugal.
  • Mauro Rabelé: um dos primeiros juízes de surf do Brasil, atual Diretor Técnico da CBSurf.
  • Jordão Bailo Júnior: um dos primeiros juízes de surf do Brasil, sendo o primeiro a acompanhar o World Tour da WSL; diretor de Cursos de Juízes da CBSurf, responsável por muitos anos por realizar cursos para juízes da International Surf Association (ISA).
  • Thiago ‘Jacaré’: coordenador de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e um dos fundadores do Movimento Big Waves Brasil (BWB).

A live será realizada nesta quarta-feira (26/06), às 19h, no canal do YouTube Ícaro Cavalheiro. Acompanhe as redes sociais da CBSurf e do Ícaro Cavalheiro para maiores informações. Outras lives estão previstas, podendo abordar assuntos como: Apoio e Resgate Náutico no evento; Condições de surf para a Praia do Cardoso e região Sul Catarinense; dentre outros.

CBSurf Big Wave Mormaii

bigcardoso- Farol de Sta Marta. from James Thisted on Vimeo.

Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e Movimento Big Waves Brasil (BWB).

Patrocínios Master: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esportes (FESPORTE); Prefeitura Municipal de Laguna, por meio da Secretaria de Turismo e lazer; Mormaii.

Patrocínio: Garopaba Surf House; BK Brands; NG86; Surfland Brasil; Mercado Camacho.

Patrocínio da Categoria Feminina: REFIX.

Copatrocínio: Index Krown; Freesurf; Nob; RP JUR Inteligência Jurídica; Satto Surf Co.

Apoiadores: Alaia Surf Shop; Big Rider House; Grud Comunicação Visual; TAC Telecom; Session Store; Suntech; Baiuka Pousada e Restaurante; Cardoso Surf Camping e Pousada; Restaurante Camarú; Posto Amizade; Kamuri Empreendimentos; Auto Posto Farol; Barbearia 1990; Nômade Farol; Waves.

Homologação: Confederação Brasileira de Surf (CBSURF); Federação Catarinense de Surf (FECSURF); Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM).

Certificação Socioambiental: Selo Evento Sustentável FECASURF; Programa CarbonOk®.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *