12 de julho de 2024

Surf Gaúcho: ‘Bah, Uma História Austral do Surf Brasileiro’

0

Vídeo: Lançado no Youtube neste último dia 12 de janeiro, ‘Bah, Uma História Austral do Surf Brasileiro’ remonta a história do surf gaúcho, contada por membros e amigos das famílias que desbravaram, não só o litoral gaúcho, mas de outros estados e países, bem como imagens em super-8, slides e recortes de matérias

Descubra a fascinante origem do surfe no sul do Brasil com o documentário ‘Bah, Uma História Austral do Surf Brasileiro‘. No início dos anos 60, os irmãos Johannpeter – Johannpeter, Jorge, Klaus e Frederico, juntamente com Fernando Sefton, introduziram as primeiras pranchas na Praia da Guarita, em Torres, marcando o início de um movimento que transformaria o cenário do surfe na região.

O filme, dirigido por Beto Souza, apresenta uma narrativa moderna e envolvente, repleta de 32 depoimentos, imagens em preto e branco, super-8, slides e recortes de matérias em jornais. Explore momentos icônicos, como o primeiro campeonato gaúcho de surfe em 1968 e a descoberta das ondas catarinenses em Imbituba.

A equipe apaixonada pelo surfe, composta por Beto Souza, Eduardo Rizzo Kuhn, André Johannpeter e outros talentosos colaboradores, resgata a história com detalhes fascinantes. Desde os primeiros registros de Beto Souza com sua Nikonos, até o lançamento do super-8 ‘Na Trilha do Sol‘ por Eduardo Rizzo Kuhn em 1976, cada elemento do documentário é permeado pela paixão pelo esporte.

O patrocínio do empreendimento Solos Casas Suspensas, ligado aos empresários Renato Rizzo, Dado Bier e André Johannpeter, mostra a conexão profunda entre o surfe e a comunidade. O endereço que abrigava o chalé da década de 20, ponto de encontro da turma do surfe em Torres, foi transferido para a Praça Zeca Scheffer, hoje abrigando o Memorial do Surfe.

Segundo ainda a descrição do vídeo, ‘Reviva a emoção, a cultura e a história do surfe no sul do Brasil com “Bah, Uma História Austral do Surf Brasileiro”. Assista ao documentário completo e mergulhe nas raízes desse esporte que se tornou parte fundamental da vida de muitos’.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *