11 de julho de 2024

The Legends encerra na Joaca e coroa Campeões

0

Membros da Elite do surf catarinense, brasileiro e mundial de décadas passadas se reúniram na praia da Joaquina, em Florianópolis, duelam e confraternizam na etapa final do The Legends 2019. Jojó de Olivença e Guga Arruda chegam como Campeões, Álvaro Bakana destrói a Gran Máster e Neco Padaratz vem da Califa para a disputa final

Neco Padaratz veio da Califórnia para disputar o Legends e, principalmente, rever amigos e surfar na Joaca. Foto: Márcio David.

Muita história reunida entre os Legends brasileiros neste final de semana, na também ‘calejada senhora’, mas ainda um dos principais palcos de surf brasileiro e mundial, a praia da Joaquina. Além da tradicional história, o público presenciou um show de surfe de alguns dos melhores surfistas brasileiros das últimas décadas, e vão-se lá cerca de 40 anos.

Grandes nomes do surfe brasileiro e mundial estiveram presentes na última etapa do Circuito Corona The Legends Vida Marinha 2019 na praia da Joaquina, inclusive, um dos maiores ídolos brasileiros do surf, Neco Padaratz, que veio direto da Califórnia (EUA) para prestigiar o evento.

A promotora do evento liberou o microfone de praia para o público ouvir o que estas lendas do surfe brasileiro queriam falar. Histórias vividas, relatos de competições, declarações de amizades e de saudades, exemplos de superação, incentivo ao circuito, gratidão aos idealizadores Álvaro Bacana e Fred Leite, valorização da saúde e da qualidade de vida, dentre outras, foram as principais menções entre os Atletas, que saíram amarradões da Joaca.

The Legends em 2019

O The Legends é focado em valorizar e manter na ativa os grandes ícones do surfe brasileiro das décadas passadas. Esta é a quarta temporada seguida da competição, criada especialmente para os ‘Legends’ do surfe brasileiro. O Circuito Corona The Legends Vida Marinha 2019 possui quatro etapas, distribuídas pelo litoral catarinense. A primeira etapa foi realizada nos Molhes de Laguna. A segunda etapa foi realizada na praia da Ferrugem, em Garopaba. A terceira foi realizada no Molhe do Atalaia, em Itajaí. A etapa final foi realizada neste final de semana, na praia da Joaquina.

Durante o sábado, com ondas de até 1,5m e vento terral, entraram na água os atletas das categorias Máster (acima de 35 anos) e Kahuna (acima de 45 anos), que foram disputadas até as semifinais, deixando apenas a grande final para o domingo.

O domingo começou com as primeiras fases das categorias Grand Master (acima dos 40 anos) e Grand Kahuna (acima dos 50 anos), com ondas menores, porém ainda com vento terral e tempo bom.

Guga Arruda termina levando mais uma etapa da Kahuna

As finais começaram pelas categorias iniciadas no sábado, começando pela Kahuna, entrando na água o Campeão Kahuna 2019 de forma antecipada, Guga Arruda.

No final da bateria, Guga Arruda precisava de 5,80 pontos, achou uma boa onda, e garantiu a nota 5,90, conquistando também o título da etapa em casa. Na segunda colocação ficou Piu Pereira, com Rodrigo Viudes e Evandro dos Santos na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Diego Rosa domina a Máster

Diego Rosa confirmou a ótima fase com duas vitórias na Master nos dois últimos Legends Joaquina, com essa sendo a terceira vitória consecutiva, mostrando que em casa ele não brinca dentro da água. Na segunda colocação ficou Marcio Farney, com um surfe muito forte, seguido de Jihad Khodr e de Neco Padaratz.

Raphael Becker era o líder da categoria, porém sofreu uma lesão no ombro e não pode participar da competição, mesmo prestigiando o evento. Raphael deixou o espaço aberto para Rodrigo ‘Pedra’ Dorneles sagrar-se o Campeão Master 2019, mesmo não participando da final, pois garantiu ao longo das etapas de 2019 a pontuação necessária.

Jojó de Olivença: imbatível na Grand Kahun

Antes de chegar na praia da Joaquina, Jojó de Olivença tinha vencido duas das três etapas do Circuito, ficando na segunda colocação na etapa em que não venceu. Com estes resultados ele já chegou na Joaca como Campeão da Grand Kahuna 2019 com 100% de aproveitamento (quando aplicado o descarte de uma etapa do Ranking), porém, ele foi mais além e sagrou-se também o grande Campeão da etapa, fazendo uma dobradinha como Guga Arruda na categoria Kahuna.

Na segunda colocação ficou Junior Maciel, apelidado de ‘Kelly Slater Catarinense’ pelo Atleta Álvaro Bacana, devido à grande quantidade de títulos catarinenses que este atleta possui. Ary Ciampolini ficou em terceiro lugar e Davi Husadel em quarto.

Álvaro Bacana destruiu na categoria Grand Master

Álvaro Bacana tinha comentado antes da competição: “Este Circuito também é bom pra mostrar pra essa molecada que os velhinhos estão quebrando, que é só botar onda boa que a galera destrói!”. Depois de falar isso, ele tinha que comprovar, e comprovou.

Bacana, um dos idealizadores do Circuito, surfou muito durante toda a competição e garantiu o título da etapa, deixando Roni Ronaldo com a segunda colocação, Rodrigo ‘Pedra’ Dorneles com a terceira e Márcio Leal na quarta.

Já, Guga Arruda, iniciou o final de semana como o líder do ranking nesta categoria, porém com o desenrolar da competição não conseguiu chegar até a final, deixando o espaço aberto para os seus adversários. Márcio Leal, que ficou com a quarta colocação na etapa, garantiu a pontuação necessária para se tornar o atual Campeão Grand Master 2019. Com o resultado Álvaro Bacana ficou como Vice-campeão do Circuito.

Neco Padaratz volta a Joaca e disputa o Legends

Desde a primeira etapa do Legends este ano, um dos maiores surfistas brasileiros de todos os tempos, o catarinense Neco Padaratz, já vinha argumentando sua volta a um dos seus templos do surf, a praia da Joaquina, excepcionalmente, para disputar última etapa do, hoje, considerado o maior circuito Máster do país.

Além da competição, Neco queria rever os amigos que deixou para trás para ir viver na Califórnia, próximo a praias com ótimas ondas e berço de alguns dos melhores surfistas norte americanos. Com passagem comprada há meses, ele contou os dias e as horas para aparecer.

Parece mentira que eu vou ver vcs, tomar caldo de cana, pastel, pão da padaria, quindim, coxinha“, comentou Neco antes de sua chegada. “Saudades do meu povo da minha terra dos amigos então? Nem se fala!!!

Fonte> Swell Eventos
Fotos: Marcio David

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *