10 de julho de 2024

Vem aí o Rio Surf Festival 2024 na Cidade Maravilhosa

0

O Rio Surf Festival 2024 será realizado na praia da Macumba, no Rio de Janeiro, com dois grandes eventos seguidos entre os dias 18 e 30 de junho. As competições têm a homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) nas categorias Master, Longboard, SUP Surf e SUP Race

Começou a regressiva para o Rio Surf Festival 2024. Dois eventos serão disputados em 13 dias de muito surf, reunindo os melhores atletas das categorias Master, Longboard, SUP Surf e SUP Race na tradicional praia da Macumba, zona oeste do Rio de Janeiro.

Destaque para a excelente premiação, que distribuirá R$100.000,00 (cem mil reais) em dinheiro, divididos entre os melhores atletas colocados das categorias Master e Longboard. Esta será a maior premiação da história do circuito oferecida para estas categorias.

Mais uma vez, e em tão pouco tempo, a CBSurf faz história, com a maior premiação em dinheiro para a categoria Master e para a categoria Longboard, além de oferecer aos atletas do Longboard Masculino as categorias Clássica e Progressiva num mesmo evento. Compromisso duplo de campanha sendo entregue: o(a) atleta competidor(a) é a peça mais importante da engrenagem para o crescimento destas categorias” disse o lendário Ricardo Bocão, Diretor de Comunicação da CBSurf.

A praia da Macumba, no Rio de Janeiro será palco do Rio Surf Festival 2024, entre os dias 18 e 30 de junho. Foto: @pablonz.

A primeira parte do Rio Surf Festival 2024 terá início com as disputas da terceira etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2024, entre os dias 18 e 23 de junho, reunindo atletas das categorias Master, Gran Master, Kahuna, Gran Kahuna e Legends. Logo na sequência, entre os dias 24 e 30 de junho, as atenções se voltam para as etapas dos Circuitos Brasileiros de Longboard, de SUP Surf e de SUP Race chancelados pela CBSurf.

Em novembro do ano passado estivemos por 10 dias na Praia da Macumba durante o mundial ISA Games Júnior com altas ondas, mostrando o potencial que essa praia tem, com um público alucinante. O lugar é muito procurado pelos longboarders, e também apresenta boas condições para pranchinha, sendo o palco ideal para o Rio Surf Festival. Parabéns a todos os organizadores, representados pelo nosso presidente Teco Padaratz, nosso Diretor Institucional Geraldo Cavalcante e ao Governo Estadual do Rio de Janeiro que, junto com a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado, estão proporcionando esse evento inédito” comentou Rodrigo Bareja, Gerente de Comunicação da CBSurf.

Terceira etapa do CBSurf Master Tour abre o Rio Surf Festival 2024

Diego Rosa, Líder da Master (35+), durante a etapa de Navegantes (SC) do CBSurf Master Tour 2024. Foto: Brócolis Photo.

Depois de iniciar a temporada 2024 na praia Central de Navegantes(SC), passar por Sergipe na praia de Caueiras em Itaporanga D’ajuda, chegou a vez da Cidade Maravilhosa receber os grandes nomes do surf brasileiro que fizeram história no esporte nas décadas de 80, 90 e 2000.

As disputas prometem ser eletrizantes na praia da Macumba conhecida por suas ondas fortes e volumosas. Cinco atletas defenderão a liderança do ranking em suas respectivas categorias. Na Master (35+) a liderança está nas mãos do catarinense Diego Rosa, que venceu a primeira etapa em Navegantes(SC), e terminou na quarta colocação em Sergipe. Ele tem uma diferença de 390 pontos em relação ao vice-líder Júnior Rocha (RN).

Entre os Gran-Master (40+) o líder é o baiano Wagner Sampaio, campeão da segunda etapa realizada em Itaporanga D’ajuda (SE). Em segundo está Flávio Costa (RJ), atual campeão da categoria, título conquistado em 2023 em Balneário Camboriú (SC). Costa começou bem a defesa de seu título vencendo a etapa de Navegantes (SC), e está a 410 pontos do líder.

Rogério Dantas durante a segunda etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2024 em Sergipe. Foto: Alexandre Gondim.

A categoria Kahuna (45+) esta bastante acirrada entre os três primeiros colocados do ranking. Empatados em primeiro lugar estão o baiano Jerônimo Bomfim e o alagoano Klinger Peixoto, ambos com 1.610 pts.

Jerônimo venceu a etapa de Sergipe e terminou em segundo em Santa Catarina, enquanto que Klinger venceu em Navegantes (SC) e terminou em segundo em Sergipe. Um pouco mais atrás está o potiguar Júnior Rocha, com 1.310 pts, e dentro da briga pela liderança do ranking.

Itim Silva (CE) em Sergipe. Foto: Alexandre Gondim.

Na Gran-Kahuna (50+) a disputa pela primeira colocação no ranking está um pouco mais tranquila, com o aproveitamento de 100% do cearense Rogério Dantas, campeão das duas etapas deste ano. O baiano Marcelo Alves tem 1.590 pts, seguido de perto pela lenda Jojó de Olivença (SP) em terceiro, com 1.470 pts.

A categoria Legends (55+) está emocionante, com o catarinense Júnior Maciel puxando a fila com 1.670 pts. Em segundo lugar com 1.415 pts está outro catarinense, Rubens Farias, atrás no ranking por apenas 55 pts. Empatados na terceira posição com 1.340 pts estão Jojó de Olivença (SP) e Willian Diegues (SP).

Rio Surf Festival 2024 segue com Longboard, SUP Surf e SUP Race

Jefson Silva (RJ) na etapa de Paracuru (CE) no Circuito Longboard. Foto: Lima Júnior.

No dia seguinte ao término da terceira etapa do CBSurf Master Tour começam as disputas pelos títulos brasileiros das categorias Longboard, SUP Surf e SUP Race, na segunda parte do Rio Surf Festival 2024, entre os dias 24 e 30 de junho na Macumba.

A Confederação Brasileira de Surf é a única confederação a realizar as categorias Progressiva e Clássica em uma mesma competição de Longboard. Nesse evento, os atletas do Masculino terão a oportunidade de competir nas duas categorias e no Feminino terá apenas a modalidade Clássica.

O Circuito CBSurf de Longboard já realizou duas etapas neste ano: começou em Paracuru (CE) e passou pela praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). Assim como no Master Tour, os confrontos serão acirrados na Macumba, que tem uma condição de onda propícia para esta modalidade.

Caio Vaz (RJ) no SUP Surf durante a segunda etapa do Circuito em Saquarema Foto: M. Rosa.

A situação da categoria Masculino Pro está com a briga pelo título indefinida. Jefson Silva (SP) e Rodrigo Sphaier (RJ) estão empatados na ponta do ranking com 1.730 pts. Atrás também empatados estão Carlos Bahia (SP) e João Pedro (CE) com 1.360 pts, e precisam de uma combinação de resultados para garantir o título deste ano.

As quatro primeiras colocadas da Feminino Pro chegam a esta etapa do Rio Surf Festival brigando ponto a ponto pela liderança do ranking. Atalanta Batista (SE) está na liderança com 1.610 pts, seguida de perto por Kate Brandi (SP) com 1.590 pts, Luana Soares (SP) com 1.500 pts e Jasmin Avelino (RJ) com 1.470 pts.

Johnson Jaques (PB) lidera o ranking da Longboard (50+) com 1.860 pts contra 1.590 pts do segundo colocado Daniks Fischer (SP). Fábio Alves (AL) venceu os dois eventos deste ano na Longboard (35+), e chega a esta última etapa com 280 pontos de diferença para o segundo colocado Jefson Silva (RJ), vice-campeão nas duas competições desta temporada.

Adriano Trinca Ferro (SC) no SUP Surf Masculino. Foto: Lima Júnior.

As categorias de base da modalidade também estarão presentes no Rio Surf Festival 2024. Na Longboard Masculino Sub-18 Daniel Batista (PE) chega invicto a esta terceira etapa, com 2.000 pts no ranking, seguido relativamente de perto por Robson Silva (CE) com 1.720 pts.

Entre as meninas do Longboard Sub-18 a cearense Jamille Araújo tem duas vitórias no ano totalizando 2.000 pts e uma boa vantagem pra cima de sua conterrânea Sol Tostes (CE), segunda colocada no ranking com 1.530 pts.

As disputas das categorias SUP Surf também chegam aos seus momentos decisivos no ano nesta segunda parte do Rio Surf Festival 2024. A briga está boa na SUP Surf Pro, e promete deixar a competição dramática até a última bateria do evento.

Prova do SUP Race movimentará a praia da Macumba na zona oeste do Rio de Janeiro. Foto: Márcio David.

A diferença do primeiro colocado para o sétimo do ranking é de apenas 335 pts. A liderança está com o paulista Wellington Reis (1.500 pts), com Luiz Diniz (SP) em segundo, marcando 1.360 pts. Em sequência no ranking vem Leonardo Gimenes(SP- 1.285 pts), Marco Kertichka (SC- 1.230 pts), Bruno Medeiros (ES- 1.230 pts), Adriano Trinca Ferro (SC- 1.220 pts) e Carlos Chalaça (PE -1.165 pts.).

A paulista Aline Adisaka lidera a SUP Surf Feminino Pro com duas vitórias no ano totalizando 2.000 pts, contra 1.720 pts da vice-líder Gabi Sztamfater (SP). Na terceira e última categoria que faz parte do SUP Surf, a Masculino (35+) tem o catarinense Adriano Trinca Ferro na ponta com 1.860 pts seguido de perto pelo paulista Michel Jonas com 1.730 pts. Um pouco mais atrás estão os paulistas Jonas Lima e Rodrigo Ramos, terceiro e quarto colocados respectivamente.

A categoria SUP Race teve sua primeira etapa realizada na paradisíaca Arraial do Cabo (RJ), com sua segunda etapa sendo realizada em Saquarema (RJ), ambas as cidades situadas na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Esta etapa do Rio Surf Festival 2024 no Sup Race será disputada na praia da Macumba, após ser cogitada a realização da prova na Lagoa de Marapendi.

Nomes como Lena Ribeiro, campeã Panamericana 2019 em Lima no Peru, e Gui dos Reis campeão do PASA 2022, além de outros grandes atletas da modalidade confirmaram presença no Rio Surf Festival 2024.

Na etapa de Saquarema (RJ) os campeões foram Eri Tenório no Masculino e Lena Ribeiro na Feminino, que assumiram a liderança dos rankings em suas respectivas categorias. Os campeões brasileiros da modalidade representarão o Brasil no Mundial da ISA que será realizado na Dinamarca e no PASA (Panamericano) que acontecerá no Peru, ambas competições ainda neste ano.As emoções do Rio Surf Festival 2024 terão transmissão ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site www.cbsurf.org.br . Acompanhe também todas as novidades deste grande evento nas redes sociais da CBSurf pelo Instagram da entidade.

Rio Surf Festival 2024 – Praia da Macumba – Rio de Janeiro

Realização: Confederação Brasileira de Surf – CBSurf e FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).
Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Esporte e Lazer
Apoio: Fu-Wax, Surfland Brasil, Recreio Surf Club e Jisk.
 
Ranking CBSurf Master Tour 2024 após duas etapas: (apenas os quatro primeiros colocados de cada categoria)

Master (35 +)
1º- Diego Rosa (SC)                   1.670 pts.
2º- Júnior Rocha (RN)                1.280 pts
3º- Itim Silva (CE)                        1.260 pts
4º- Jussemir Júnior (SC)            1.230 pts

Gran-Master (40 +)
1º- Wallace Sampaio (BA)          1.860 pts
2º- Flávio Moraes (RJ)                1.450 pts
3º- Sidnei Oliveira (SP)              1.285 pts.
4º- Diego Rosa (SC)                   1.260 pts

Kahuna (45+)
1º- Jerônimo Bomfim (BA)        1.610 pts
2º- Klinger Peixoto (AL)             1.610 pts
3º- Júnior Rocha (RN)                1.310 pts
4º- Sidnei Oliveira (SP)              1.170 pts

Gran-Kahuna (50+)
1º- Rogério Dantas (CE)             2.000 pts
2º- Marcelo Alves (BA)               1.590 pts
3º- Jojó de Olivença (SP)           1.470 pts
4º- Silvério Jorge (SC)                1.225 pts

Legends (55+)
1º- Armando Maciel (SC)           1.670 pts
2º- Rubens Farias (SC)              1.415 pts
3º- Jojó de Olivença (SP)           1.340 pts
4º- Willian Diegues (SP)             1.340 pts

Ranking CBSurf Longboard Tour 2024 após duas etapas: (apenas os quatro primeiros colocados de cada categoria)

Longboard Pro
1º- Jefson Silva (SP)                 1.730 pts
2º- Rodrigo Sphaier (RJ)           1.730 pts
3º- Carlos Bahia (SP)                1.360 pts
4º- João Pedro (CE)                   1.360 pts

Longboard Fem.
1ª- Atalanta Batista (SE)            1.610 pts
2ª- Kate Brandi (RJ)                   1.590 pts
3ª- Luana Soares (SP)                1.500 pts
4ª- Jasmin Avelino (RJ)             1.470 pts

Longboard Masc. (50+)
1º- Johnson Jaques(PB)            1.860 pts
2º- Daniks Fischer (SP)              1.590 pts
3º- Márcio Costa (PR)                 1.340 pts
4º- Fabiano Malavasi (SP)          1.225 pts

Longboard Masc. (35+)
1º- Fábio Alves (AL)                   2.000 pts
2º- Jefson Silva (RJ)                  1.720 pts
3º- Rodrigo Barba (RN)              1.340 pts
4º- Jonas Lima (SP)                   1.280 pts

Longboard Masc. Sub-18
1º- Daniel Batista (PE)                2.000 pts
2º- Robson Silva (CE)                1.720 pts
3º- Eduardo Caponera (CE)       1.340 pts
4º- Henri Spirito (SP)                  1.280 pts

Longboard Fem. Sub-18
1ª- Jamille Araújo (CE)              2.000 pts
2ª- Sol Tostes (CE)                     1.530 pts
3ª- Angelina Robles (SP)           1.530 pts
4ª- Bianca Santos (CE)              1.340 pts

Ranking CBSurf Sup Surf após duas etapas: (apenas os quatro primeiros colocados de cada categoria)

Sup Surf Masc. Pro
1º- Wellington Reis (SP)            1.500 pts
2º- Luiz Diniz (SP)                      1.360 pts
3º- Leonardo Gimenes (SP)       1.285 pts
4º- Marco Kertichka (SC)            1.230 pts

Sup Surf Fem. Pro
1ª- Aline Adisaka (SP)                2.000 pts
2ª- Gabi Sztamfater (SP)            1.720 pts
3ª- Kilvia Cardoso (CE)              1.340 pts
4ª- Kaylane Souza (SP)              1.340 pts

Sup Surf Masc. (35+)
1º- Adriano Trinca Ferro (SC)    1.860 pts
2º- Michel Jonas (SP)                 1.730 pts
3º- Jonas Lima (SP)                    1.340 pts
4º- Rodrigo Ramos (SP)             1.280 pts

Ranking CBSurf  Sup Race 2024 após duas etapas: (apenas os líderes de cada categoria)

Masculino
1º- Eri Tenório

Feminino
1ª – Lena Ribeiro

Fonte: Prime.Press07 Assessoria & Comunicação

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *