19 de junho de 2024

Caravelas invadem litoral catarinense

0

Espécies marinhas comuns pelo litoral nesta época do ano, assustam pela quantidade em praia de Florianópolis. Bombeiros pedem atenção para a bandeira lilás quando estiver hasteadas nas praias

A temporada nem começou, mas já viralizou nas redes sociais um vídeo em que um surfista filma dezenas de caravelas na beira da praia do Santinho, no Norte da Ilha. De acordo com a sargento Glaucia Krüger, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, a caravela é mais perigosa do que as água vivas, porque os tentáculos são longos (até três metros) e quando encostam na pele podem provocar queimaduras e até uma parada cardíaca.

Nos locais em que for constatada a presença de caravelas, os guarda-vidas estarão hasteando a bandeira lilás, uma das novidades para a temporada.

Já para os banhistas ou surfistas que sofrerem lesão proveniente do contato com águas vivas, a recomendação também é procurar um posto de guarda-vidas. “As pessoas que forem queimadas por águas vivas não devem raspar o local ou jogar água doce, porque isso faz com que a toxina se espalhe. O ideal é passar vinagre, substância que corta o efeito da toxina da água viva”, explica Krüger.

Fonte: ND Mais SC

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *