19 de junho de 2024

CBSurf Big Wave 2022 pode rolar na próxima semana

0

Forte ondulação apareceu nos gráficos de medição da organização do evento para a próxima semana, impressionou pela potência e ativou o possível ‘alerta’ da competição. O dia 11 de agosto poderá ser o que está sendo chamado de dia ‘D’, mas, o período das ondas e a direção de sul preocupam organizadores

A equipe da Diretoria de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSURF) está sempre atenta aos gráficos de previsão de ondas, principalmente, durante o período de espera da primeira competição de Ondas Grandes da história da instituição.

Durante a semana, apareceu nos gráficos uma forte ondulação que atingirá a costa catarinense no dia 11 de agosto. Ao ser publicada a imagem do gráfico da previsão no grupo de What’sApp que está tratando dos encaminhamentos do evento, o Presidente da CBSURF Teco Padaratz escreveu: “Woooowww que frio na barriga”.

A postagem foi respondida por Rômulo Camilo, Secretário de Comunicação da Prefeitura de Laguna: “Já bateu a tremedeira aqui, e eu nem vou entrar na água kkkk”. A cada atualização de gráfico a equipe de monitoramento de previsão trocava mensagens e realizava reuniões. Os celulares de todos os envolvidos com a competição não paravam de receber mensagens de pessoas perguntando se seria chamada a competição.

Decisão postergada, e já ultrapassou limite do prazo

A decisão foi postergada até o limite do prazo, chegando a ultrapassar os 7 dias de antecedência para o Sinal ‘Amarelo’, pois a ondulação possui um grande potencial e a CBSurf não queria desperdiça-la.

Em uma reunião recente, relacionada aos eventos de Surf de Ondas Grandes da Confederação, Paulo Moura e Ricardo Bocão deixaram clara a intenção de somente chamar os eventos de big surf em dias realmente extremos, com ondas realmente grandes e condições adequadas, e Thiago ‘Jacaré’, o Diretor da pasta, concordou.

A decisão sobre a chamada do evento foi emitida hoje, dia 05 de agosto, por Thiago ‘Jacaré’: “Infelizmente é um swell com período que não se enquadra de forma suficiente para a chamada do evento, além disso, o quadrante do vento (sul) não está favorável para encaixar as ondas na praia do Cardoso. O swell tem tamanho, ta grande, vai dar onda pro big surf, pode ser que dê animal, mas é meio arriscado chamar o campeonato sem ter 100% de certeza“.

Como funciona o sistema de chamada do evento

O CBSurf Big Wave Mormaii 2022, apresentado pela Big Waves Brasil (BWB), será realizado em um único dia, dentro de uma ‘Janela de Espera’ de três meses, que se iniciou no dia 15 de julho e se encerra no dia 15 de outubro.

A previsão continuará sendo analisada pela equipe de monitoramento, que utilizará o sistema de sinais para uma possível chamada da competição. “O Sinal Amarelo, gerado com aproximadamente 7 dias de antecedência, serve para deixar todos os atletas, staff, prestadores de serviço, órgãos públicos e expectadores em sobreaviso sobre uma possível realização da competição, e os Sinais Verde ou Vermelho, servem para confirmar ou cancelar os deslocamentos de todos até o local da competição”, diz Reinaldo Jaeger, Gestor de Projetos da Big Waves Brasil e auxiliar de Thiago ‘Jacaré’ na Diretoria de Ondas Grandes da CBSURF.

Show de surf com transmissão ao vivo

Foram selecionados pela CBSurf, 20 dos melhores atletas de Ondas Grandes da atualidade, que se somaram a 4 atletas regionais convidados. São denomados big riders brasileiros, que foram escolhidos pelo desempenho em competições brasileiras e mundiais anteriores, além do reconhecimento da atual performance deles.

Eles disputarão o título de 1º Campeão Brasileiro de Ondas Grandes da CBSurf, e a organização do evento promete uma transmissão ao vivo de primeira qualidade, com diversas câmeras de ação, comentaristas web de peso e repórteres de beira de praia.

Tudo isso para as pessoas acompanharem toda a ação nos mínimos detalhes, onde quer que estejam. Além da competição, haverá também a clássica Conferência Técnica dos eventos de Ondas Grandes da BWB, e dessa vez com a parceria da Caravana do Surf da CBSurf.

A Conferência também terá transmissão ao vivo, assim como a cerimônia de premiação ao final da competição. A transmissão ao vivo será realizada pelo site da CBSurf: https://cbsurf.org.br

CBSurf Big Wave 2022: Evento pode ficar para a história

A BWB apresenta o CBSurf Big Wave Mormaii 2022, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. A Agência Dream Factory é a grande parceira da CBSurf no evento. A competição é homologada pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e pela Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM).

Apoiam a realização do evento: Silverbay, Fu Wax, Surfland Brasil, Index Krown, Satto Surfboards, Cardoso Surf Camping e Pousada, Restaurante Praia Grill, Big Rider’s House, SunTech Protetor Solar, Session Store, Nob Multiesportes, Campo de Surf da Cigana, Cigana’s House, Restaurante San Duarte, TAC TeleCom, Náutica Sul, Swell Eventos, Alaia Surf Shop, Farol Sul Imóveis, Auto Posto Farol e Corpo de Bombeiros Militar de SC.

A competição está sendo realizada dentro de uma Unidade de Conservação Federal, denominada ‘Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca’. O fato de estar inserido no território da APA exige um maior controle dos possíveis impactos ambientais relacionados ao evento e a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

A APA da Baleia Franca é parceira e autoriza este evento. A Marinha do Brasil também deverá liberar e acompanhar a competição. Foi elaborado um Plano de Gestão Ambiental para o evento, com o objetivo de reduzir e até eliminar impactos socioambientais negativos e potencializar os impactos positivos.

O CBSurf Big Wave Mormaii 2022 também aderiu ao Programa CarbonOk®, que atesta tecnicamente pela neutralização dos gases de efeito estufa gerados diretamente pelo evento.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *