14 de junho de 2024

João Chumbinho é hospitalizado após grave queda em Pipeline

0

Atleta foi resgatado três minutos após o acidente; Guilherme Tâmega diz que Chumbinho está em situação estável

João Chianca sofre queda feia em Pipeline. Foto: Bruno Lemos/@lemosimagens

João Chianca, surfista número 4 do mundo e brasileiro classificado para as Olimpíadas de Paris 2024, sofreu um acidente grave neste domingo, em Pipeline, no Havaí. Chumbinho caiu de uma onda e foi arrastado para a praia, onde foi resgatado desacordado por membros da sua equipe. Levado às pressas para o hospital, o brasileiro passa bem e está em situação estável.

Este é o ínicio da temporada de swell na região e a quantidade de areia na bancada pode dificultar a visibilidade dos surfistas. Segundo testemunhas do local, João já havia levado várias pancadas na cabeça antes da queda. Chumbinho foi resgatado desacordado três minutos após o acidente e encaminhado ao hospital por amigos e pelo irmão, Lucas Chumbo, que ajudou no socorro.

Guilherme Tâmega, brasileiro hexacampeão mundial de bodyboard, contou que João estava tentando entrar na onda, mas não conseguiu se estabilizar. De acordo com Tâmega, que também é salva-vidas em Pipeline, o surfista acabou arremessado de cabeça nos corais e desmaiou com o impacto. Chumbinho estava inconsciente durante o resgate e com cortes na cabeça, mas recuperou os sentidos antes de entrar na ambulância.

A onda era tão pesada que ele deve ter furado e batido de cabeça no coral. Vimos só a prancha, aqui da torre, e quando acontece isso, a gente já corre lá para baixo. Colocamos ele na areia, ele estava com pulsação, mas desacordado. Ele foi se recuperando e já estava querendo sair da maca, conforme foi melhorando. Quando ele foi levado para a ambulância, já estava super bem“, contou Guilherme, que participou do resgate do atleta.

O videomaker Bruno Lemos conseguiu registrar toda a cena em Pipeline. Ele capturou a sequência da queda e, em contato com a equipe do ge, confirmou que Chumbinho está estável. Ele segue no hospital, onde ficará em observação por 48h. Lucas Chumbo comentou em perfis especializados afirmando que o irmão está bem.

Fonte: GE

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *